Publicado em: 10 de novembro de 2022
Aprenda a fazer a sua própria Live para empresa
Com os tempos de pandemia, é certo que o Home Office tornou-se uma rotina. No entanto, outra prática comum que encontramos durante esse tempo foi live para empresa. Com a popularização das aulas remotas e dos podcasts, as lives foram se tornando algo mais comum.
Anteriormente, víamos mais no nicho dos games. Porém, com a globalização e a migração da televisão para as redes sociais, despertou uma grande ideia nos principais canais de comunicação: Realizar programas via YouTube ou Twitch, contando com a interação instantânea de seu público. Assim, as empresas também começaram a realizar este tipo de atividade.
Essa modalidade foi instaurada nas instituições inicialmente principalmente através de lives no Instagram. Afinal, por ser mais prático, e iniciar o ao vivo por apenas um clique, tornou-se muito mais prático.
No entanto, para treinamentos, webinars, ou visando mais alcance, é comum que algumas empresas levem essas lives para o YouTube, afinal, o alcance para quem não conhece é muito maior.
A live para empresas serve tanto para divulgar a sua marca, quanto produtos. Além disso, é bastante comum que as empresas realizem lives de sorteios realizados em suas redes para mostrar que não há trapaças e que foi uma disputa justa.
Para aplicar essa estratégia corretamente, é necessário que se saiba como direcioná-las para atingir os objetivos que o empreendimento almeja.
Realizar uma live não é apenas abrir uma câmera e ficar ao vivo. É de suma importância que você se prepare para aquele evento. Afinal, lá estará seu rosto e o rosto de sua empresa. Sendo assim, oferecer um conteúdo ao vivo sem estar preparado, pode acabar manchando a sua reputação e a de sua empresa. Portanto, paute, roteirize e estude tudo o que será compartilhado em sua transmissão.
Por que as empresas devem aderir as lives?
As transmissões ao vivo são uma forma de comunicação direta entre você e o seu público. Por se tratar de algo em que ocorre em tempo real, torna-se interessante tanto para o seu cliente quanto para a sua empresa.
Isso porque, ele verá quem está por trás de tudo aquilo, e poderá tirar as suas dúvidas de como funciona o maquinário.
Por outro lado, é de suma importância para os responsáveis pela empresa realizarem essas transmissões para que possa identificar quem está consumindo seu conteúdo e interessado no que tem a dizer.
Assim, ficará melhor para as empresas na hora de definirem a sua persona, entre homens, mulheres, jovens, idosos, etc.
A globalização e a rápida velocidade com a qual a informação se espalha nas redes sociais, tornaram elas poderosas armas para fazer contato e se comunicar diretamente com o seu cliente.
Isso porque há diversas formas de você explorá-la, e a live é mais uma delas. Além disso, há ferramentas que te possibilitam de transmitir em mais de um lugar, como por exemplo YouTube e Facebook simultaneamente.
Além disso, você pode utilizar a sua live para converter o seu lead em venda. Afinal, apresentando os seus benefícios e a maneira com a qual seu produto pode impactar na vida de sua persona, muitas vezes as pessoas vão de sua live diretamente para o carrinho em seu site.
Veja abaixo algumas dicas do que fazer em sua live para empresas
Mesmo que as lives sejam simples de fazer em relação a outras estratégias mais complexas, é necessário que sua equipe se organize e se prepare.
Assim como em qualquer estratégia de marketing, é necessário que você desenhe e trace a estratégia correta.
Veja abaixo dicas importantes para promovê-la.
1. Antes de fazer uma live para empresa, tenha um objetivo para ela
Antes de mais nada, é importante que você tenha um plano para a sua live. Abrir live por abrir é o mesmo que postar algo em suas redes sociais apenas para não deixar sem post no dia.
Para isso, veja como está o momento da empresa e do marketing. Reúna-se com sua equipe de marketing e veja qual é o melhor momento e como planejar este tipo de estratégia.
Caso sua estratégia seja um webinar com profissionais da área que não são concorrentes, talvez seja melhor criar um anúncio e através dos cadastros envie o link da reunião no Google Meet.
Além disso, pense em algo atrativo para os engajar os seus clientes, se as pessoas entram e saem de sua live sem permanecer por algum tempo, não dará alcance.
Um bom atrativo para isso, é oferecer cupom de desconto durante a live apenas para quem permanecer. Segure o cupom, e libere após algum tempo.
2. Defina seu público-alvo
Depois de determinar o seu objetivo, seu foco agora é identificar quem é o seu público desta live. Você pode direcionar sua live apenas para uma parte do seu público, não necessariamente para todos os seus seguidores.
Para isso, você deve analisar e focar no comportamento e preferências do grupo que está assistindo, e assim, o retorno pode ser positivo.
Determinar o público-alvo na live para empresa irá influenciar em outras partes do seu planejamento. Por exemplo, na hora de escolher a plataforma, o formato da live e até de que forma ela irá prosseguir.
3. Se planeje
Mesmo traçando o objetivo, é de suma importância que se faça o planejamento da live. Qual é a melhor semana para falar sobre aquele tema?
Qual a melhor forma de realizar a live? Em blocos? Abrindo perguntas e respostas? Falando sobre sua marca?
Se for um grupo de pessoas menor, fica mais fácil abrir um bate papo.
4.Acompanhe as métricas da live para a sua empresa
Agora que você já sabe como irá estruturar, acompanhe as métricas. Dê preferência para alguns indicadores em especial.
Assim, você pode tentar alcançar mais pessoas além de seus seguidores. Interagindo com ele, pode oferecer brindes ou cupons para quem indicar a live. Talvez essas pessoas que receberam a indicação não te sigam, porém, se sua ideia é atingir mais gente essa é uma boa maneira.
Além disso, veja quanto tempo as pessoas estão ficando em sua live.
Caso sua live não conte com muitos expectadores, não desanime, ou não demonstre estar desanimado. Dê o devido valor para quem está lá te ouvindo. Esses são potenciais clientes, e vendo que você está dando o seu melhor, irão voltar na próxima.
Veja o simultâneo, e também as visualizações totais ao final da live. Assim, você poderá usar como um termômetro para reajustar nas próximas.
5. Por fim, escolha a plataforma onde vai transmitir
Por fim, depois de todo esse processo, é essencial que você veja qual a plataforma que será usada para fazer sua transmissão.
Será no próprio Instagram? Vai ser simultaneamente no YouTube e Facebook? Para isso, é importante que você use o StreamYard, ele te dá todo o suporte necessário.
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