Publicado em: 24 de março de 2023
SMS Marketing
O SMS Marketing trata-se do envio de mensagens de texto diretamente para dispositivos móveis com o intuito da divulgação de serviços ou venda de produtos. Sendo assim, as empresas enviam mensagens curtas para informar o receptor dos SMS sobre as oportunidades, ofertas e novidades de um negócio ou empresa.
O Short Message Service, tão famoso SMS já existe há muito tempo, sendo criado na década de 90. O objetivo dele é facilitar o envio de curtas mensagens para celulares. Com o passar do tempo as coisas foram se modificando, porém, até hoje ele segue sendo muito útil. Por conta de sua praticidade, ele continua sendo bastante eficaz, com cerca de 98%.
Desta forma, ele se tornou uma forma das empresas se aproximarem de seu público em um canal offline. Dito isso, o SMS Marketing apareceu como uma importante ferramenta e com um potencial enorme para conversão de vendas.
Mas afinal, como utilizar essa estratégia de marketing digital? Quais as suas vantagens e como torná-la eficiente?
O que é o SMS Marketing?
Essa estratégia de marketing, trata-se da criação de mensagem de texto para que você mostre para o seu público o seu produto e os seus serviços. Campanhas de mensagens de texto te auxiliarão a divulgar todas as novidades de seu negócio, e principalmente o que você achar relevante para o seu público.
Para fazer este tipo de marketing, você deve estar ciente que ele deve ser enviado apenas em horários comerciais, e para isso também, deverá contar com autorização de leads e clientes. Mais ou menos como funciona dentro do e-mail marketing.
Sendo assim, as pessoas só poderão receber SMS quando o cliente informar o número de telefone. Caso não tenha autorização para enviar este tipo de SMS, todas as mensagens de sua empresa serão classificadas como spam.
Quais as vantagens de utilizar essa estratégia?
Quando você pensa numa estratégia de marketing, é fundamental pensar nas melhores ferramentas para otimizar o trabalho de sua equipe. A ideia principal é que se faça uma estratégia onde se possa escalar e proporcionar o melhor para o seu cliente. Isso acaba acontecendo em algumas situações no SMS Marketing.
Veja abaixo as vantagens do SMS Marketing:
1. Praticidade e possibilidade de escala
Diferentemente do que muita gente pensa, você não precisa de um celular para fazer esse disparo de SMS. Isso porque há ferramentas especiais para utilizar de forma fácil.
Além disso, ele também pode ser realizado de forma volumosa de contratos, o que traz mais estabilidade para o processo, este modo pode ser automatizado.
Você pode personalizar o SMS Marketing
Como você pode mandar simultaneamente para diversos contatos, você pode personalizá-los. Ele te permite que você varie seu texto de diferentes formas, tais como:
- Nome
- Idade
- Data de nascimento
- Como está o status do pedido
O alcance é maior
Segundo dados do IBGE, aproximadamente 80% de toda a população brasileira à partir dos 10 anos de idade tem um aparelho de celular. Sendo assim, o SMS torna-se efetivo devido a quantidade de smartphones ativos, perfeito para o marketing. Essa pode ser uma das melhores estratégias de marketing, isso porque não precisa de internet para receber, e nem precisa gastar para o mesmo.
O SMS Marketing é muito efetivo
Como é de fácil entrega, o SMS pode ter uma taxa de abertura de até 98%. Como os SMS são mensagens curtas, o período médio de leitura dos SMS são de aproximadamente um minuto e meio. Isso só mostra a facilidade em que se entrega esse tipo de marketing.
Veja algumas dicas para você fazer um SMS Marketing da forma correta
1.Tome cuidado na ortografia
Independentemente de ter apenas 160 caracteres no SMS, você precisa escrevê-lo muito bem.
Uma boa escrita é essencial para qualquer tipo de marketing. Além disso, por ter apenas 160 caracteres, uma boa escrita é fundamental.
Escrever incorretamente em um texto tão curto e objetivo, fará com que os clientes não levem a sério a mensagem que você quer passar para eles. Em alguns casos as pessoas podem pensar que é golpe.
2. Mande as mensagens apenas em horários comerciais
Como citamos anteriormente, você deve utilizar essa estratégia apenas em horários comerciais. Evite enviar os SMS antes das 8 horas da manhã ou após as 18 horas.
Sendo assim, não importa o quanto a sua oferta é imperdível, respeite os horários dos clientes, você pode esperar mais algumas horas.
3. Evite fazer Spam
Como citamos anteriormente, o cliente ou lead deverá liberar para você o número de telefone, portanto, não force a barra.
Além disso, evite mandar diversas vezes o mesmo SMS, isso faz com que o seu cliente se canse de você e consequentemente desista.
Isso pode ocasionar inclusive em um bloqueio do número da empresa.
4. Seja direto na mensagem
Você tem apenas 160 caracteres para se comunicar com o seu público. Desta forma, você deve ser o mais objetivo possível.
Não dê voltas, isso faz com que o cliente se desinteresse pela mensagem que você quer passar para ele.
5. Aproveite oportunidades
Essa dica é valiosíssima. Natal, Dia das crianças, dia das mães, Black Friday, são datas perfeitas para você fazer aquela oferta diferenciada para o seu cliente.
A maior vantagem dessa dica é que você terá tempo para pensar em uma estratégia totalmente diferente da concorrência na hora de atrair o cliente para aquela oportunidade.
6. Libere cupons de desconto
Se tem algo que o cliente gosta é de desconto. Essa é uma técnica milenar utilizada em qualquer estratégia de marketing e também do comércio.
O cupom de desconto pode estar ligado as oportunidades citadas acima. Isso porque, em momentos de datas especiais você pode aplicar algum desconto em cima desta data.
7. Tenha respeito com o seu cliente
Caso o seu cliente não deseje receber SMS, não insista. Se ele já está desinteressado em sua empresa, pode acabar perdendo qualquer chance de mudar de opinião.
Com isso, sua marca pode perder credibilidade e respeito.
8. Observe quem está cancelando e assinando o seu marketing de mensagens
Essa é a única forma de você descobrir se as pessoas estão gostando ou não da abordagem que você está utilizando.
Sendo assim, você deve sempre analisar a taxa de cancelamento e de assinaturas com base nas mensagens enviadas.
Essa taxa poderá trazer para você a noção do tipo de mensagem que agradou mais o cliente e qual agradou o menos.