Branding: O que é? Qual a importância para sua empresa?

Publicado em: 21 de junho de 2023

Branding: O que é?

Conheça a estratégia de Branding, usada por grandes marcas mundiais para conquistar a mente e o coração de seus clientes

Coloque em sua mente uma marca, além de pensar apenas no mapa, cores, letras, formas ou sons, quais sensações te fazem recordar? Essa é a função do branding, despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes sua com o seu público. Assim, ele poderá escolher a sua marca no momento de decisão de compra ou serviço.

Com isso, todos os movimentos que uma marca faz, que vai desde a criação de sua logo, até a escolha da fonte, discurso da empresa, o tom de comunicação, eos valores irão construir o perfil de uma marca na mente com o consumidor.

Todas essas práticas ajudam a criar valor além do produto. Além disso, de quem é a marca e de como ela pode mudar a vida do seu público.

Qual a importância do branding para a sua empresa?

Com a globalização, a competitividade dentro do mercado aumentou, e a necessidade de mostrar algo diferente tornou-se maior. Bem com se posicionar e ter um propósito.

Quando o cliente cria uma conexão com a marca através de seu propósito, a percepção de preço pode mudar. Ou seja, agregando um serviço de qualidade e uma atenção maior ao seu cliente, ele não se importará ao pagar um pouco mais.

Contar com uma marca que tem personalidade e propósito ajuda a identificação com as pessoas, com suas histórias e causas. Com isso, promove boas experiências de marca e é a chave para recomendação, que hoje é uma das principais fontes de venda.

Como utilizar essa estratégia ao seu favor?

O Branding é um conceito que surgiu ainda antes do Marketing Digital existir. Neste caso, nem a internet ainda existia, as marcas se posicionavam nos principais meios de comunicação, como: Rádio, TV, Jornal, etc.

Com a evolução tecnológica, o Marketing Digital abriu uma ampla gama de estratégias e novas possibilidades para ele. Algumas pessoas utilizam o termo “digital branding”.

Atualmente, a marca pode escolher canais personalizados com baixo custo para se relacionar com seu público, bem como oferecer diferentes formas de compra.

Há diversas formas de trabalhar com Branding no meio digital , como você pode ver abaixo:

1. Identidade visual

Com a representação visual de sua marca, você pode criar uma identidade na memória de seu cliente. Ou seja, um estilo de foto, fontes, etc, fará com que ele se familiarize visualmente. Quanto mais alinhada ela for, melhor.

Para isso, você deve adequar a sua logomarca pensando na web e no impresso. Com isso, você conseguirá atingir o seu cliente de forma mais eficaz.

Além disso, é de suma importância que você crie um manual de todas as cores que a marca pode ter, e qual a fonte que foi usada em sua criação, assim como o código de cores, isso ajudará, mesmo quando houver mudanças a manter um padrão.

2. A estratégia que você promove

A estratégia é o que vai transmitir os seus valores não visuais para o consumidor. Ou seja, você vende a sua ideia, os seus serviços e produtos, além do conhecimento.

Além disso, aqui você deve trazer a linguagem que você pretende usar, e a forma com a qual vai se comunicar com o seu leitor.

Tom de voz

Qual é a linguagem da sua marca? Descontraída? Mais séria? Popular? Mais formal? Aqui, você deve pensar na maneira com a qual vai se comunicar de acordo com a sua persona.

Canais de comunicação

Canais de comunicação

Canais

Onde está o seu público? Em que meios ele interage mais? Onde ele engaja mais? Nas redes sociais? No blog? E-mail? Vale lembrar que você não precisa estar incluso em todos, pense onde vale mais a pena investir.

É de suma importância que você comece criando um site. Assim, poderá incluir ele nos resultados de busca que os clientes realizam. Lembre-se que todas as novidades que sua marca lançar devem aparecer no site no mesmo momento.

Além disso, crie uma fan page nas redes sociais, como Facebook e Instagram, isso permitirá uma integração completa, podendo incluir até o WhatsApp futuramente.

Conteúdo de qualidade

Uma boa estratégia de conteúdo é fundamental não apenas para que você se destaque nas buscas, mas que tenha mais visibilidade e autoridade no meio. Com isso, você aprende a criar novas estratégias.

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