Publicado em: 10 de julho de 2023
Muitas pessoas não sabem, mas o Call Center no Marketing é essencial para converter as suas vendas
Você sabia que o call center no marketing de sua empresa pode fazer toda a diferença? Isso serve tanto para a imagem de sua empresa, quanto para os resultados.
Ele está presente em quase todos os momentos de sua vida. Só parar para pensar, que em boa parte das embalagens ou notas fiscais contam com um número de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Dessa forma, por trás dele há um call center envolvido.
Mas você sabia que ele serve para outras coisas também?
O que é o call center?
Para entender o conceito, é tudo muito simples. Trata-se de um central de atendimento telefônico, que atua como um canal de relacionamento entre empresa e clientes.
Para o marketing, é mais comum vermos o ativo, no entanto, uma equipe de SAC e pós-vendas é essencial também como parte dessa estratégia.
O que é o Call Center ativo no Marketing?
O Call Center ativo ocorre quando uma empresa entra em contato com possíveis interessados ou clientes, oferecendo novos produtos, serviços, ou um desconto naquele produto presente no carrinho. Além disso, é deles que vem a parte de pós-vendas, para analisar a satisfação do cliente em relação ao seu produto.
O que é o call center receptivo (ou passivo?)
O Call center receptivo acontece quando os consumidores ligam diretamente para a empresa, buscando esclarecer dúvidas, ou resolver os problemas. Ou seja, uma equipe que cuidará do SAC de sua empresa.
Agora que você já sabe o que é o Call Center e quais os formatos de seu atendimento, ficou mais claro entender este serviço.
Como funciona?
Agora que você já conhece todas as formas de Call Center, explicaremos como funciona este serviço.
Ele parte do princípio de melhorar o relacionamento do cliente com a empresa, trazendo soluções ou até mesmo fazendo as devidas cobranças, tudo isso dependerá das finalidades das ligações.
Veja as finalidades para as quais o Call Center pode ser usado:
- Relações públicas
- Pesquisas de satisfação
- Vendas de produtos
- Orientações do usuário
- Serviço de qualidade
- SAC
- Trazer novas promoções de serviços e produtos
- Assistência ao consumidor
- Pré e pós-vendas
Quais as diferenças do call center para o telemarketing e o contact center?
Mesmo parecendo a mesma coisa, e que sejam tratados como tal, entenda que são serviços similares e não idênticos
- Call Center: Como citamos anteriormente, é um serviço de atendimento telefônico que centraliza o recebimento ou a realização de ligações da empresa. Geralmente, foca mais no receptivo no que se diz respeito ao suporte do cliente. Além disso, pode estar alocado dentro da empresa, mas cada vez mais tem sido terceirizado
- Telemarketing: Este serviço trabalha no atendimento, principalmente nas vendas pelo telefone, com foco na realização de ligações ativas para prospectar novos clientes. Além disso, pode ser uti8lizado para vendas receptivas
- Contact Center: Como o próprio nome diz, é uma central de contato. Ou seja, um modelo de serviço novo, que presta atendimento ao cliente não apenas pelas ligações, mas também por outros meios, como E-mail, Chat, Mídias sociais, etc.
Por que contar com este serviço em sua empresa?
Muitas vezes, é lá que ocorre o primeiro contato esse a empresa e o consumidor, e é exatamente por isso que é fundamentalmente importante ter essa equipe.
O atendimento personalizado não apenas pode resolver problemas e dores do cliente, como realizar em novas vendas de produto, bem como upgrade de planos. Com isso, é possível fidelizar o cliente à marca.
Mesmo com uma grande variedade de atendimentos, o telefônico ainda é fundamentalmente importante. Isso porque, por voz, o cliente se sente mais próximo de sua empresa.
Além disso, é um canal mais acessível, que pode ser usado por pessoas de todas as idades, e que não necessitam de conhecimento tecnológicos.
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