Publicado em: 17 de julho de 2023
Os serviços de telefonia são bastante frequência no país, mas Call center e telemarketing são a mesma coisa?
As empresas de atendimento ao cliente são as que mais empregam em todo o país. No entanto, muitas pessoas não sabem quais as diferenças entre call center e telemarketing, nessa postagem irá saber tudo o que precisa sobre ambos.
Mesmo as pessoas colocando ambos como sinônimos, cada termo indica um serviço diferente, e é de suma importância que você saiba disso, principalmente você, empresário, que deseja contratar uma equipe ou conta com uma equipe de ambos os segmentos. Apenas assim, saberá oferecer a melhor experiência aos clientes.
Um terceiro serviço oferecido é o Contact Center, que também entraremos neste assunto.
Entenda o que é Telemarketing, Contact Center e Call Center
Telemarketing
Este é um dos serviços mais conhecidos pelo público, que nasceu com o intuito de realizar vendas por telefone. Com o tempo, os profissionais desse setor também passaram a realizar cobranças, atendimento ao cliente e até mesmo suporte técnico.
Assim, podemos entender que as ligações telefônicas são usadas como suporte e como uma forma importante de conquistar e manter outros clientes.
São duas formas de se fazer telemarketing, são elas: Ativa e receptiva. Basicamente, no primeiro você liga oferecendo o produto ou serviço, já no segundo o cliente vai atrás.
Telemarketing ativo
Aqui, o contato com o cliente parte da própria empresa. Assim, o funcionário deve ser proativo e precisa estar focado em ganhar a atenção do consumidor. Com isso, o maior foco é atingir as metas determinadas.
Além disso, deve entender qual é o momento mais adequado para entrar em contato com um cliente que esteja próximo de fechar negócio.
Telemarketing receptivo
No caso do receptivo, a empresa recebe a ligação do cliente que tem algum interesse e presta o atendimento. Assim, serve para atender a demanda de quem ligou, com o mesmo intuito, fechar vendas.
Por conta disso, a empresa deve mostrar o máximo de respeito e compromisso com o cliente. Para isso, o profissional deve ser educado e cordial.
Além disso, é de suma importância que o cliente tenha todas as informações possíveis, sem que nenhuma dúvida fique no ar.
Algumas vezes o próprio cliente busca tirar suas dúvidas. Para isso, o profissional deve estar sempre pronto para responder qualquer pergunta.
Já vimos o telemarketing, e Call Center? O que é?
O Call center deve ser compreendido como uma central de atendimento focada apenas em recebimento de chamadas. Ele pode ser interno ou terceirizado, assim, os profissionais lidam com o volume de ligações muito superior ao do telemarketing, o que demanda uma equipe muito maior.
Geralmente ele é usado para:
- Assistência de atendimento
- Campanhas de marketing
- Realização de cobranças
- Suporte técnico
- Atendimento ao cliente
E o Contact Center?
O contact center é uma evolução do call center. Afinal, apesar de também ser uma central de atendimento, não atende só por telefone, mas sim por chat, e-mail, WhatsApp, dentre outros.
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