Publicado em: 20 de julho de 2023
Contar com uma equipe de Pós-vendas é essencial para gerar uma boa receita se a estratégia for feita de forma adequada
O Pós-Vendas é a etapa que se inicia no momento onde o seu cliente fecha negócio com sua empresa. Seu principal objetivo é melhorar o relacionamento entre empresa e cliente. Afinal, o atendimento pode ser um grande diferencial na hora dele comprar na próxima vez.
Mesmo sabendo da importância de manter os clientes por perto, muitas empresas ignoram essa estratégia e focam em trazer novos clientes, sem ao menos manter os antigos por perto.
Uma das melhores formas de fazer isso é através do pós-venda, etapa que vem após a venda e consiste em garantir que o cliente tenha uma boa experiência no uso do produto ou serviço que adquiriram.
Neste artigo, você fica por dentro de tudo o que é importante nessa etapa.
O que é o pós-venda?
Quem pensa que o relacionamento entre cliente e empresa não devem seguir após fechar o negócio se engana e muito. Afinal, é o que te diferencia de seu concorrente que fará com que o seu cliente volte.
É aí que entra a equipe pós-venda, uma etapa que, como o próprio nome sugere, vem posterior ao fechamento do negócio. Aqui, a empresa se preocupa em reter e fidelizar e busca aplicar estratégias que garantam que o cliente obtenha sucesso com o produto ou serviço adquirido, tendo suas expectativas e necessidades atendidas.
Qual é a importância do pós-vendas?
Contar com uma boa estratégia pode ser um grande diferencial, para que você se destaque em relação à concorrência.
Fidelizando os clientes, fará com que eles comprem de forma mais recorrente, assim, você foca mais nos clientes mais antigos.
Além disso, estes antigos clientes poderão indicar sua empresa para amigos, colegas ou parentes. Com isso, as chances de você conseguir novos clientes.
O que fazer para encantar o seu cliente no pós-vendas?
Agora que você já sabe o que é e qual a importância dessa estratégia, veja o que fazer para botá-la em prática.
1. Faça Follow-Up
O Follow-up não deve ser feito apenas durante a venda. No pós-venda, essa ferramenta é essencial, serve para questionar o cliente sobre pontos positivos e negativos no uso do produto ou serviço até o momento.
Receber feedback dos clientes, mostra que a empresa se importa, assim, permite descobrir quais pontos devem ser mantidos e o que você pode melhorar dentro de sua estratégia.
2. Ofereça benefícios exclusivos para o seu cliente
Uma boa maneira de você manter e fidelizar os seus clientes é tratando cada um deles como especiais. Para isso, você pode oferecer descontos ou brindes em datas especiais, como aniversário, natal, dia das mães, etc.
Se você esta lançando um novo produto pode liberar um cupom de desconto para o cliente.
Para empresas que vendem produtos, o envio de amostras grátis é uma ótima maneira de realizar isso.
3. Tenha uma boa equipe de suporte
Um suporte eficiente é o mínimo para um bom pós-vendas. Afinal, a equipe de suporte deve ser bem organizada, treinada e eficiente, e dominar os canais de comunicação da empresa.
Além disso, um bom atendimento é uma oportunidade excelente de encantar os seus consumidores. No entanto, pode trazer também o efeito contrário, caso seja de má qualidade, gerando avaliações ruins e reclamações na internet. Assim, é fundamentalmente importante que você dê atenção especial nessa equipe.
4. Use as ferramentas corretas
Um software de CRM, faz com que você integre as ações do pós-venda. Assim, você terá controle de quem são os seus clientes e os seus dados.
Além disso, você pode apostar em ferramentas de automação de marketing, que distribui conteúdos, por exemplo.
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