Publicado em: 20 de julho de 2022
O SEO “Search Engine Optimization” é uma das estratégias mais efetivas de Marketing Digital. Isso porque, ela é grande responsável por boa parte do tráfego orgânico em seu site.
Você sabe o que é Search Engine Optimization, o famoso SEO? A maioria das pessoas que tem contato frequente com a internet, ou que busca algum emprego encontra este termo recorrentemente. O termo “Search Engine Optimization”, significa “otimização de mecanismos de busca”, ou, resumidamente, otimização de sites. Trata-se de uma série de estratégias que tem como foco elevar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca de forma orgânica e natural.
O SEO é fundamental para gerar tráfego pelos sites, isso porque, se não houver tráfego fica muito mais difícil a geração de vendas.
Esse tipo de estratégia é muito importante, porque, para quem não conhece a sua marca, pode ter o primeiro contato através de uma busca. Sendo assim, quando pesquisam algo que interesse, se sua página estiver no topo, muito provavelmente terá mais acessos do que as demais.
O SEO “Search Engine Optimization”
Quase 100% das experiências online, tem início nas pesquisas. Como dito anteriormente, os sites que se destacam, são os que encontram-se no topo. Vale ressaltar que quase 70% de todos os cliques vão para os 5 primeiros links que aparecem no buscador.
Além disso, algo que poucas pessoas percebem, mas que é mais um atributo do SEO, é que essa técnica de escrita melhora a visibilidade da página e a experiência do leitor.
A base do SEO praticamente são as palavras-chave, que podem ser encontradas no texto por algumas vezes, e que são as mais buscadas nas plataformas. Há algumas ferramentas que permitem o criador de conteúdo de SEO que façam a geração das palavras chave mais buscadas no Google e também em outras ferramentas de buscas.
Como funcionam as palavras-chave?
Apenas repetir a mesma palavra-chave no texto não basta, inclusive, se utilizá-la em excesso o Google irá te punir por isso. Além disso, somado às palavras chaves, é importantíssimo que o seu conteúdo seja relevante e atrativo, para que o usuário trafegue pelo maior tempo possível dentro de seu site.
Palavra chave é o principal meio para que você consiga encontrar um texto no Google. Por exemplo: Caso você queira achar algum artigo que já foi visto alguma vez há muito tempo e não lembra do link, pode buscar por algumas palavras, sem a necessidade de escrever toda a frase. Essas são as palavras-chave.
Afinal, devo usar palavras-chave ou palavra-chave?
É importante saber utilizar ambos! Essas palavras-chave, como foi citado acima, servem para encontrar artigos e páginas através de termos. Por outro lado, a palavra-chave em foco, será o tema central deste texto, a melhor definição para ele.
Veja alguns passos fundamentais para que você consiga executar o SEO “Search Engine Optimization” da melhor maneira possível
- Conhecer o algoritmo de ranqueamento do Google
- Observar sua posição atual nos sites de busca
- Observe e faça a mensuração das métricas de tráfego de seu site
- Certifique-se de que o seu site seja acessível também para tablets e smartphones
- Observe e corrija as penalidades atuais de seu site
- Busque por palavras-chave relevantes para o seu texto
- Use essas palavras para tornar o conteúdo atraente
- Aperfeiçoe o SEO
- Faça a linkagem da forma correta
Por que o meu site precisa ser acessível para dispositivos móveis?
Essa é uma pergunta bem simples de responder. Com a globalização e a evolução tecnológica, tablets, e principalmente celulares, são as formas mais fáceis do usuário navegar em qualquer site. Isso porque, há a praticidade, e é um utensílio que está na mão das pessoas o dia todo.
Já é comprovado, que as pesquisas e buscas feitas atualmente, em sua maior parte são através de celulares, tanto digitando, quanto através da assistente de voz.
Qual a melhor forma de selecionar palavras-chave certas para o seu nicho?
Apenas escolher as palavras certas não será o suficiente para obter sucesso. É necessário que selecione as que estão de acordo com seu nicho dentro do mercado, que estão engajadas dentro do assunto tratado dentro de seu website ou blog.
Para cada tema, ou assunto, há um tipo de palavra-chave diferente. Ter o “feeling” de como selecionar essas palavras é fundamental para que o seu texto possa ser encontrado com mais facilidade nos sites de busca.
Veja alguns fatores que devem ser observados na hora da escolha
- Dificuldade de rankeamento desta palavra
- Observar o que a concorrência tem usado mais
- Lead de compra em cima da palavra-chave
- Volume de busca por essa palavra
- Custo por clique (CPC)
- Cabeça Caudas x Caudas Longas
O que é Head Tail e Long Tail?
Existem 2 tipos mais conhecidos de palavras chave, as head tail e long tail.
As head tail (cauda curta), tratam-se de palavras-chave compostas por uma ou duas palavras que englobam e contextualizam todo o assunto. Ou seja, se você buscar um termo aberto como “Marketing“, será um tema que abrange todo o assunto.
Porém, por serem palavras curtas, são as que tem um volume maior de busca, o que as tornam mais difícil de serem rankeadas, e é aí que está o seu desafio!
Já as long tails (cauda longa), são o oposto, composta por mais de 2 palavras, porém, não existe uma regra especifica para isso.
Pode ser usado como exemplo, ao invés de utilizar apenas “marketing”, como “marketing de performance”, tornando o assunto mais fechado, e assim, trazendo chance de rankear melhor.
Intenção da palavra-chave
Toda palavra chave, devem ter ao menos três atributos: Popularidade, relevância e intenção de vendas. Além disso, há três intenções distintas: De navegação, de Informação e de transação.
Pode ser feita de duas formas: Digitando a URL do site, ou pesquisando na ferramenta de buscas. Por exemplo: Caso entre no Google, e busque por Facebook, o primeiro link que irá aparecer será o da Home da rede social.
O de URL bastaria você digitar o endereço do site.
De informação
Este caso é muito comum para quem quer obter realmente alguma informação. ou seja, pode ser feito através de blogs ou site de notícias, como futebol, benefícios de alimento e coisas do tipo.
Neste caso usa-se a palavra chave com intenção informacional.
De transação
Este é um dos mais importantes, isso porque, ocorre quando há uma intenção de se fazer clientes, ou seja, vender algo.
Por exemplo, você busca por “Smartphone X branco”, é muito provável que esteja querendo um celular que tenha essas características.
Sendo assim, essa é uma palavra-chave de transação. Este tipo pode ser utilizado tanto para objetos, roupas, quanto para cursos e serviços.