Publicado em: 27 de julho de 2022
Quem é full user, já tem noção sobre os algoritmos das redes sociais, entretanto, na maioria das ocasiões, apesar de saberem o que são não sabem como funcionam
Com certeza você já ouviu falar de algoritmos das redes sociais, certo? Porém, você sabe como funciona? Tem alguma noção de como a rede social se comporta em relação à sua navegação?
E você que tem uma empresa? Sabe exatamente o que fazer para atingir mais pessoas interessadas e que possam engajar com as suas publicações ou que te sigam?
Se ainda não sabe, este é o post ideal para você, que deseja saber como as redes sociais agem de acordo com o seu comportamento.
Normalmente, através dos algoritmos podemos identificar os interesses de cada possível lead nosso.
Nossa Agência conta com profissionais especializados neste serviço, cuidando de seu Facebook e Instagram com nosso time de Social Media.
Atualmente, quem ainda não usa as redes sociais para tentar captar leads e fazer com que sua marca seja reconhecida está bem atrás no mercado. Isso porque, as redes sociais são os meios mais práticos e fáceis do seu cliente te enxergar.
Ter um cronograma de postagens em redes sociais é essencial. Afinal, mesmo se o cliente encontrar sua página no início das pesquisas do Google através do SEO, para ter certeza de que o seu site pode ser confiável, é normal os clientes buscarem suas redes sociais.
Além disso, cada uma das redes pode ser o primeiro contato direto entre os seus clientes e você.
Além dessas citadas anteriormente, você pode encontrar outros algoritmos das redes sociais em locais como: TikTok, Tiwtter e LinkedIn.
Ainda assim, as fórmulas matemáticas proporcionadas pelas redes ainda tem alguns mistérios, e assim como mistérios, são divertidos de se resolverem. Veja abaixo mais sobre os algoritmos.
Afinal, o que são os algoritmos das redes sociais?
Tratam-se de um conjunto de regras que são usadas para determinar quais resultados se destacarão para cada um dos indivíduos. Este processo funciona mais ou menos da mesma forma que os buscadores do Google.
Ou seja, a própria plataforma edita tudo o que é publicado para apresentar ao usuário o que é relevante de acordo com os interesses de cada um.
Entretanto, essas regras estão sempre mudando. Desta forma, é importante as redes sociais estejam sendo estudadas constantemente. Por exemplo, há alguns anos, elas mostravam os conteúdos conforme um post era publicado.
Após um tempo, a nova regra é trazer conteúdos relevantes e adequados para cada interessado.
Dito isso, podemos afirmar que as postagens que aparecem em primeiro lugar são filtradas de acordo com o algoritmo de cada rede social. Partindo deste ponto, você deve elaborar uma estratégia de acordo com o comportamento de sua persona.
Como funciona o algoritmo do Instagram?
O Instagram à princípio funcionava sem algoritmos. Ou seja, apareciam postagens de formas cronológicas.
Essa rede percebeu que precisava organizar a casa. Com isso, seguiu os passos do Google e focou em trazer a melhor experiência para o usuário.
A forma como o algoritmo do Instagram atualmente se resume em três pontos chave:
- Quando a postagem foi feita
- O engajamento do público com os seus posts
- Relacionamento entre as contas
Ou seja, ele faz a análise do horário em que seu post foi feito, quantas curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamento ele recebeu. E, por fim, como o usuário interage com a sua conta.
O mesmo serve para os stories, onde, mesmo eles sendo exibidos em sequência cronológica, é importantíssimo que você interaja com o seu público, para que esses stories possam aparecer mais à frente ou não.
E o algoritmo do Facebook? Como funciona?
Diferentemente do Instagram que demorou um pouco para definir as suas regras, o Facebook foi a pioneira em criar regras para filtrar os usuários que veem sua publicação.
Dentro do Facebook há um grande volume de publicações e diferentes tipos de atividades que podem ser feitas. Dentre elas podemos encontrar: Criação de anúncios, criação de grupos, páginas de negócios e contas pessoais. Por conta disso, os algoritmos são mais incertos para os especialistas.
Entretanto, a rede social faz com que o usuário cumpra regras, como:
1. O relacionamento entre contas: Neste caso, o Facebook vê a interação entre a empresa e a conta pessoal do usuário para saber se o seu conteúdo é relevante ou não para ele. Não é atoa que criaram o selo de “superfã”.
2. A rede de amigos do usuário: Quando um usuário interage com alguma publicação da sua página, normalmente o Facebook acaba mostrando para os amigos a curtida ou comentário do mesmo.
3. O conteúdo: O Facebook dá uma atenção maior para as quais os usuários tem mais costume de engajar, como por exemplo vídeos ou notícias.
4. Qual o potencial de engajamento do cliente? Publicações com mais curtidas, comentários e compartilhamentos tem maior alcance.
Como usar o algoritmo das redes sociais ao seu favor?
No caso do Instagram
Se você olhar cuidadosamente os três pilares que foram citados acima, você terá tudo o que é relevante para o seu Instagram. Sendo assim, você deve explorar algumas situações diferentes.
Quando o seu post foi feito
Para este momento, você deve fazer diversos testes para descobrir quais são os horários mais adequados para você fazer os seus posts. Sendo assim, você não deve utilizar sempre as mesmas fórmulas, afinal, o marketing digital não é receita pronta.
Fazendo esses testes, você descobrirá quais são os horários que as pessoas mais engajam com as suas publicações.
Para clientes interagirem com a sua publicação
Produzir conteúdos de forma organizada e criativa, pode fazer com que os usuários da rede social engajem mais, curtindo, comentando, compartilhando ou salvando para ver mais tarde.
Desta forma, com compartilhamentos e engajamento, sua publicação ganhará destaque e você alcançará mais pessoas. Com isso, você terá grandes chances de novas pessoas conhecendo sua marca.
Relacionamento entre contas
Se relacionar com o seu público, quer dizer interagir com ele. Ou seja, quando o(a) leitor(a) comenta em qualquer publicação sua, responda, nem que seja com apenas um emoji.
Fazendo isso, quem te segue verá que você está de olho em tudo o que acontece dentro de sua rede social.
Stories
O storie é uma ferramenta poderosíssima para interagir com o seu público. Isso porque, quando você cria uma enquete ou abre uma caixinha de perguntas. Outra dica incrível para os stories é utilizar hashtags ocultas nele.
Ué? Mas tags nos stories? Isso mesmo, afinal, pessoas seguem e curtem hashtags. Por conta disso, dão mais alcance aos stories, fazendo com que ele apareça no descubra dos usuários.
Já no caso do Facebook
Cada vez mais o Facebook vem estreitando as relações com o público. Ou seja, mostrando interações dentro de grupos, como amigos e família. Por conta disso, os números orgânicos decaíram nos últimos anos.
Por conta disso, a plataforma resolveu investir na parte de anúncios, por meio do gerenciador de anúncios. Lá você pode criar públicos diferentes e segmentá-los para elevar os seus resultados.
Fora os anúncios, você pode investir em outras práticas para ter mais performance, como:
- Enviar convites para os seus seguidores e fazer com que eles sejam os primeiros a receberem seu conteúdo marcando a opção “ver primeiro”
- Convidar pessoas já impactadas por algum post para curtirem a sua página
- Usar CTA’s para o cliente engajar com a sua publicação
- Ser bastante sincero com o seu público, respondendo à todos de forma natural, sem mensagens robóticas