Publicado em: 17 de outubro de 2022
Criação de Conteúdo: Como desbloquear a mente?
Quem trabalha com criação de conteúdo com certeza já passou por alguma situação de bloqueio criativo em algum momento. Isso geralmente acontece quando o escritor apesar de muitas ideias não sabe como explorá-las de uma forma que interesse e cative o seu público.
Em alguns outros casos, o bloqueio criativo deve estar ligado diretamente ao seu psicológico. Isso porque, se você leva para o seu momento de criação os problemas pessoais, dívidas, ansiedade, você não irá conseguir escrever nem a primeira linha. Na hora de produzir o conteúdo deve se dedicar unicamente a aquilo, mantendo o foco.
Lembre-se: tudo isso começa mesmo antes de você digitar as primeiras palavras, na sua mente. Organize suas ideias em um papel, escreva, viaje, erre bastante, afinal… O rascunho é a base da arte final, e o que te dará mais incentivos para a última versão.
Afinal, o que é o bloqueio criativo?
O bloqueio criativo é a falta de inspiração ou dificuldade que enfrentamos em algum momento. Isso não acontece apenas em textos, mas também em músicas, na área de design, arquitetura, etc.
Mas como as empresas conseguem produzir tantos conteúdos relevantes e de qualidade? Eles não sofrem com esse bloqueio criativo?
Podem ter certeza que sofrem! Porém, as grandes empresas contam com 10,15,20 redatores e produtores de conteúdo e todos eles tem, porém uns ajudam os outros em relação a este problema. Sendo assim, não tenha vergonha de conversar com as pessoas próximas.
O que pode levar ao bloqueio criativo?
Há alguns motivos que podem acabar te levando ao bloqueio criativo. Acima foram citados alguns, porém há outros motivos que desencadeiam essa situação.
Quando a pessoa é perfeccionista
É certo que todo mundo quer fazer o texto perfeito, sem erros gramaticais, e que além de tudo isso o seu leitor fique interessado da primeira até a última linha.
Sendo assim, utilizam um vocabulário mais sofisticado, com palavras mais difíceis e que vão enriquecer o texto.
Além disso, as pessoas tem que sair da zona de conforto e pesquisar a fundo, ser perfeito desde o seu primeiro rascunho. Porém, como foi citado acima, o psicológico pode acabar afetando quem produz. A preocupação pode ser considerada um dos fatores psicológicos, porque vai te dominando, consumindo e a ansiedade vai tomando conta de você, até o momento que dá a famosa “pane no sistema”.
Quando você começa a errar e deixa de ter ideia do que escrever isso vai te frustrando, e acaba te bloqueando.
Insegurança por conta da desaprovação
Quando você escolheu ser redator ou produtor de conteúdo, com certeza se inspirou em alguém, ou na escrita de uma pessoa.
Aos poucos você vai criando o seu próprio estilo, mas para isso leva tempo. E quando isso acontece, antes de apertar o botão “publicar”, vem aquela sensação de “Será que estou copiando este autor? Meu público vai gostar da minha abordagem e do conteúdo?”
Tudo isso faz com que o escritor pense e repense antes de publicar o seu texto, e muitas vezes apague tudo e comece do zero.
Escolher um tema
Muitas vezes os criadores de conteúdo se perdem no momento da escolha do tema. Inclusive, este é um dos principais motivos onde o escritor mais trava.
Há tantos assuntos para escrever, porém, é importante que o produtor de conteúdo tenha ciência de qual é o seu nicho, o seu público e quais assuntos podem ser relevantes para os mesmos.
O tédio pode te desanimar
Se você trabalha em um site para um nicho muito específico, por exemplo: planos de saúde, principalmente para quem vende.
Os planos de saúde em geral contam com atributos muito semelhantes e diversas versões do mesmo plano acrescentando apenas um ou outro benefício. Isso faz com que o trabalho do redator torne-se repetitivo e em algum momento pode acabar sendo de certa forma entediante.
E assim, em alguns momentos, com a preocupação maior em vender, o produtor acaba fechando sua mente, pensando apenas naqueles planos de saúde, sendo que poderia pensar em outros temas, como: “Por que é essencial planos de saúde para idosos?” Ou então “Plano de saúde x SUS, quais as diferenças?”
Você além de vender o seu produto, precisa educar o seu público, informar. O consumo de conteúdo por parte dele é o primeiro passo para você ter sucesso nas vendas.
O que fazer para combater o bloqueio da criação de conteúdo?
Há algumas coisas que podem ser feitas para vencer o bloqueio criativo.
Comunique-se bastante
Como foi citado anteriormente, converse com pessoas próximas, as vezes, aquele famoso “papo de boteco”, pode acabar te dando ideias, desbloqueando a sua mente, abrindo novas possibilidades para você.
Anote tudo
Quando surgir alguma ideia, seja títulos, frases, palavras jogadas, anote em um caderno, pode acabar clareando as suas ideias e mais pra frente tornando-se um conteúdo.
Você também deve criar uma rotina de escrita.
- Estipule um tempo de escrita para você
- Não se cobre tanto, as vezes você não precisa ir até as ideias, elas vem até você
- Não se preocupe de início com erros gramaticais, isso você corrige quando for revisar o seu texto
- Tenha a visão do leitor: Seja o leitor por alguns minutos, leia os seus textos anteriores, veja se te agrada
Desligue-se de distrações
No seu período de criação, fuja de redes sociais e qualquer coisa que possa distraí-lo e tirar o seu foco no assunto.
Tire um tempo para você
A ideia não vem de jeito nenhum? Vai dar uma volta, tomar um banho, beber uma água. Vá fazer outras coisas, se forçar a pensar em um momento que não vem nada na cabeça pode ser mais cansativo do que parece, e te atrasará ainda mais.
Escute uma boa música
As inspirações surgem de onde menos esperamos, coloque uma música que você gosta. As vezes uma frase pode acabar te trazendo aquilo que você procura.
Vale também ouvir músicas no momento em que está produzindo, as vezes ajuda na concentração e o texto vai saindo naturalmente.
Tenha boas noites de sono
Dormir bem faz com que seu cérebro funcione melhor, seu cérebro ligado significa ideias mais claras.
Outras dicas que podem te ajudar
- Identifique o seu nicho
- Escolha um formato para o seu conteúdo
- Faça a sua própria linha editorial
- Busque referências
- Abra caixinhas de perguntas e enquetes em suas redes sociais
- Escreva todos os dias
Ferramentas que podem te ajudar
Há algumas ferramentas que ajudam na criação de conteúdo