Dicas para desenvolver identidade de marca

Publicado em: 22 de março de 2024

Imagem ilustrativa de um banner de um texto da We Digital com uma imagem desfocada ao fundo de uma mulher em sua mesa de trabalho com acessórios de escritório e a frente da imagem o texto em letras brancas com o fundo laranja "COMO DESENVOLVER A IDENTIDADE DA SUA MARCA" E no canto superior a esquerda o logotipo da agencia da We Digital em Preto com o fundo branco.

Está pensando em dicas para desenvolver a identidade de marca da sua empresa? Confira no post de hoje o que é identidade de marca e como a We Digital pode ajudar.

O que é identidade de marca?

Primeiramente, identidade de marca é o conjunto de características que tornam a marca reconhecida através do logotipo, nome, cores, e posicionamento cultural.

Um bom exemplo disso é como marcas grandes marcas como Nike, Adidas, Puma, Apple e etc. São reconhecidas sem nem mesmo precisar que do nome por escrito.

Ou seja, a identidade dessas marcas foram ao longo dos anos passando por um bom posicionamento de mercado e um trabalho de marketing bem estruturado.

O que as tornam fácil de reconhecer somente com o logotipo, algo que contribui muito para uma boa identidade de marca é o som de um comercial de TV ou um “jingle”.

Jingle’s são comerciais em forma de canções e tem como objetivo cativar o cliente através de uma propaganda cantada.

Nesse sentido, podem ficar a vida inteira na lembrança das pessoas, certamente você lembra da música de algum comercial que ficou na memória.

Eu particularmente lembro muito bem do jingle de uma antiga empresa de empréstimos a Fininvest e do comercial da Nissan Frontier.

Quem disse que não dá, na Fininvest dá” e “Pôneis malditos

Dicas para desenvolver uma identidade de marca:

Segundo o blog do site Comunitive as principais características de uma boa identidade marca são:

  • Única e Intransferível: Cada marca possui características próprias, tornando a identidade única.
  • Atemporal e Constante: A identidade de uma marca representa a alma do negócio e não tem prazo de validade.
  • Consistente e Coerente: As características centrais da marca devem ser sólidas e alinhadas com sua missão, visão e valores.
  • Objetiva e Adaptável: Enquanto mantém sua essência atemporal, a identidade da marca deve ser capaz de se adaptar às mudanças de posicionamento e demandas do mercado.

Concluindo, a identidade de marca é umas das estratégias de marketing mais importantes e é um dos primeiros passos para posicionar a empresa no mercado e como ser original e autentica independe do segmento do ramo de atuação.

A Agencia We Digital está preparada para ajudar sua empresa a definir uma identidade de marca forte e consistente que seja atrativa para os mais diversos ramos de atuação.

Para saber mais do nossos produtos e serviços e como desenvolver identidade de marca da sua empresa, preencha o formulário que um de nossos representantes vai entrar em contato com você.

Juntos, vamos impulsionar seu negócio para o próximo nível