Publicado em: 1 de novembro de 2023
Chatbot e atendimento humano andam lado a lado, podendo melhorar consideravelmente as vendas de sua empresa
Na era digital, a integração de chatbot e atendimento humano, tem se tornado aliados nas vendas das empresas. Entretanto, muitas empresas ainda sofrem algumas questões, como humanizar o atendimento dos bots, e tirar a sobrecarga dos vendedores na hora de atender ao cliente e tirar dúvidas específicas para fechar negócios. Neste artigo, exploraremos estratégias e melhores práticas para conciliar chatbots e atendimento humano, garantindo uma experiência de cliente fluida e satisfatória.
Como fazer essa integração entre o chatbot e atendimento humano dentro do seu modelo de negócio?
1. Compreenda onde encaixar o bot e em qual parte cabe o atendimento humano
O primeiro passo para uma conciliação bem sucedida é entender os papéis distintos do chatbot e do atendimento humano. Os chatbots são ideais para tarefas repetitivas, consultas simples e fornecimento de informações básicas. Por outro lado, a equipe humana pode tirar todas as dúvidas mais específicas dentro da conversa. Além disso, ele sabe exatamente a forma correta de se vender para o cliente.
2. Identifique em quais partes do atendimento você precisará do bot
Para uma integração eficiente, você deve identificar onde os chatbots podem atender melhor dentro da conversa. Eles são altamente eficazes para responder as perguntas frequentes, geralmente as que costumam vir no FAQ, fornecendo informações de produtos, rastreando pedidos e conduzindo pesquisas simples.
Em contrapartida, algumas situações personalizadas podem e devem ser feitas pela interação humana.
3. Implementação de Fluxos de Trabalho Integrados
Integrar chatbots e atendimento humano significa criar fluxos de trabalho que facilitem a transição suave entre os dois. Para isso, permita que o bot realize o início do atendimento e cumpra as demandas que possa cumprir, e quando necessário o contato de um dos atendentes, o bot deverá fazer esse encaminhamento.
4. Personalização da Experiência do Cliente
Atender os seus clientes de forma personalizada é a chave do negócio. Para isso, o chatbot pode reconhecer um cliente que frequenta seu site regularmente e oferecer produtos relacionados ao que ele costuma trafegar e acessar. Assim, quando o bot transferir o seu cliente para um atendente humano, a experiência será a mesma.
5. Treinamento Constante
Tanto os chatbots quanto os agentes humanos devem passar por treinamentos regulares para manter um alto padrão de atendimento. Isso é essencialmente importante para que o chatbot esteja cada dia mais preparado para isso. Além disso, os representantes devem estar alinhados ao bot.
6. Sempre tenha um feedback
O atendimento tanto humano, quanto por robô precisa sempre de um feedback, pra ver onde realizar melhorias. Além disso, você deve coletar feedback dos clientes sobre suas interações com chatbots e agentes humanos oferece insights valiosos para melhorar o sistema como um todo. Para isso, ao final do atendimento solicite uma avaliação do atendimento, para assim, ter um termômetro sobre a qualidade do bot e do atendimento humano.
7. Transparência na Comunicação
Ser transparente com o cliente é essencial em qualquer meio de vendas. Por conta disso, o seu chatbot deve estar muito bem treinado, assim, as informações dele deverão ir de encontro as informações de seus funcionários. Dessa forma, passa mais credibilidade.
8. Integração de Plataformas
Para otimizar os seus serviços, você deve integrar o seu site as suas redes sociais. Com isso, você terá um atendimento personalizado em todas as suas plataformas, como Facebook, Instagram, WhatsApp Business, dentre outros.
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