Publicado em: 22 de maio de 2023
Neste artigo, traremos dicas de SEO para LinkedIn que podem trazer resultados tanto em perfis
Provavelmente, você já sabe da importância dessa rede, mas sabia que existe o SEO para LinkedIn também? Que tal aprender a melhor forma de ser encontrado dentro dessa rede?
No meio da internet, seja para sair do desemprego ou conquistar a tão sonhada vaga, ou apenas crescer o seu networking, não há a menor possibilidade de fugir da maior rede social profissional do mundo.
Já são mais de 530 milhões de usuários cadastrados na plataforma, onde podem interagir, compartilhar experiências e claro, buscar novas oportunidades e relacionamentos.
Por conta disso, é o grande centro das atenções para todo tipo de corporação, desde as pequenas empresas até as grandes multinacionais, que veem na rede uma chance de recrutar colaboradores e engajar sua audiência.
Mas afinal, como destacar o seu perfil em meio a tantos usuários?
O que muitas pessoas não sabem é que o LinkedIn também tem o seu próprio mecanismo de buscas. Dessa forma, a utilização do SEO pode impulsionar o seu perfil e fazer com que apareça nos principais resultados que procuram funcionários e profissionais liberais.
Além disso, o SEO, que geralmente é atribuído aos principais motores de busca da internet, como é o caso do Google, pode ser usado em outras plataformas, como redes sociais.
Resumindo, você precisa tentar se posicionar bem nos buscadores, para que a rede te evidencie.
Veja abaixo algumas dicas para utilizar o SEO em seu LinkedIn.
1. Escolha a melhor foto para o seu perfil
Essa é a dica mais básica para que se tenha um bom perfil.
Vamos direto ao assunto. Você não terá bons resultados se não possuir uma imagem inserida em seu perfil.
Na era das redes sociais, os recrutadores buscam por uma imagem. Isso gera identificação, e torna a comunicação mais humanizada.
Além disso, de acordo com estudo, perfis com fotos recebem 21 vezes mais visualizações e 36 vezes mais mensagens.
Investir neste recurso é uma excelente maneira de atrair mais pessoas. Por conta disso, você deve usar imagens em alta definição, uma produção que identifique o seu trabalho.
A própria plataforma proporciona para você algo para otimizar a sua foto, é ele, o Big Data. Dessa forma, troque sua foto de perfil, analise os resultados e mantenha aquela que tiver a melhor performance.
2. Mantenha sempre seu cargo atualizado em seu SEO para LinkedIn
Para estes mecanismos, o cargo é a tag mais importante dentro da rede. Para chegar a essa conclusão, basta se colocar no lugar do RH.
Assim como em qualquer mecanismo de busca, ele procura resolver o seu problema. Ou seja, um profissional que seja capaz de atender exatamente às demandas de serviço da empresa para qual ela trabalha.
O que o recrutador procura em seu perfil? Você é um redator? Jornalista? Analista de negociações?
Você não precisa registrar exatamente o cargo registrado em sua carteira de trabalho. Fazendo isso de forma resumida e ajudando o recrutador a compreender o que você faz em poucas palavras é essencial.
3.Para otimizar seu SEO para Linkedin, crie um resumo de seu perfil
Este é um dos erros mais comuns pelos usuários de LinkedIn, as pessoas ignoram a parte do resumo e essa é uma ótima oportunidade para você falar mais sobre você, suas habilidades e, é claro, otimizar o seu perfil. Assim, terá um ranking mais elevado.
Mais uma vez, aqui é muito importante a utilização das palavras-chave. Este deve ser um resumo de seu currículo colocando as qualidades e áreas de conhecimento.
O profissional de marketing pode utilizar por exemplo algumas tags como:
- Email marketing
- SEO
- Gestão de tráfego
- Marketing de conteúdo
- RD Station
Colocar hierarquicamente em ordem é fundamental também.
Assim, quanto antes aparecerem na descrição, mais fácil os algoritmos identificarão.
4. Assim como em qualquer estratégia de SEO, utilize palavras-chave
Anteriormente falamos sobre palavras-chave e tags como elementos primordiais na composição do seu perfil.
Afinal, assim como em qualquer ferramenta de busca, ela é bastante relevante.
Por conta disso, escolher os termos corretos é fundamentalmente importante para o LinkedIn, assim como o cargo às competências escolhidas.
Se você deseja entrar em uma multinacional, ou trabalhar fora do país, o ideal é que você faça um resumo de seu currículo também em inglês.
Outro bom recurso é que você utilize os termos mais buscados neste sentido. Vale conferir o planejador de palavras-chave do Google, ou outras ferramentas semelhantes com os termos mais relevantes.
5. Não se acanhe para fazer novas conexões
Diferentemente de outras redes sociais, como Facebook, por exemplo, onde você deve adicionar apenas pessoas que você conhece, no LinkedIn é diferente. Afinal, ter pessoas do mesmo ramo ou nicho que você pode acabar te trazendo novas oportunidades.
A ideia da rede é estimular o networking.
Pense que você está em um grande centro de convenções, onde terá contato com muitas pessoas influentes que compartilham suas ideias e experiências. Algumas dessas podem inclusive agregar em algo que você ainda não possui conhecimento.
Para os mecanismos isso é fundamental, afinal, resultados com conexões diretas aparecem primeiro.
6. Utilize o campo “interesses de carreira
A plataforma, conta com pelo menos 6 aplicativos para dispositivos móveis, são eles:
- O próprio LinkedIn
- SlideShare
- Groups
- Sales Navigator
- Job Search
- Recruter
Estes 2 últimos são os mais importantes para quem sonha em encontrar uma vaga.
Além disso, essas aplicações irão usar as informações preenchidas no campo “interesse de carreira”, onde você pode modificar clicando aqui.
Nele, você pode selecionar os cargos desejados e os tipos de vaga que lhe agradam, como CLT, freela ou home office, por exemplo
7. Mantenha os seus contatos atualizados
Por fim, assim como o currículo, você deve manter as suas informações de contato atualizadas. Isso porque, se alguma empresa for entrar em contato com você diretamente por e-mail ou WhatsApp, é importante que o número ou endereço estejam corretos.
Além disso, inclua links de outras redes sociais, portfólio digital, site oficial e locais par os quais você já escreveu (caso trabalhe com conteúdo).
Dessa forma, os bots poderão levar em conta isso na hora de montar seu perfil nos resultados das pesquisas.
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