Black Friday e Cyber Monday: Quais são as diferenças?

Publicado em: 23 de novembro de 2022

Black Friday e Cyber Monday

Conheça as diferenças e tudo o que você precisa saber sobre Black Friday e Cyber Monday

A Black Friday e Cyber Monday são dois eventos que acontecem todos os anos no mês de Novembro. Essas são duas datas que agitam o mercado e o comércio.

A cyber monday, por exemplo, ocorre na primeira segunda-feira após o dia de ação de graças nos Estados Unidos. No entanto, a cyber monday se dedica apenas para as vendas online.

Apesar deste conceito ser novo no Brasil, nos Estados Unidos já existia há algum tempo. Zoe Malin, editor do Select, empresa da NBC News, afirma que em 2005 a NFR (National Retail Federation), maior associação comercial do mundo, foi quem criou este termo.

Já há algum tempo, essa associação percebeu que a receita e o tráfego online cresceram consideravelmente na segunda-feira após a Black Friday. Pouco tempo depois, os meios de comunicação e os meios varejistas também passaram a usar o termo. Assim, nos últimos anos, o evento evoluiu e acabou se tornando o maior dia de vendas de compras online.

Ainda, segundo a Malin, a cyber monday surgiu como resposta do comportamento dos consumidores.

Nos EUA, logo que voltavam do feriado de ação de graças para o trabalho, na segunda-feira as pessoas tinham acesso aos computadores, e assim, aproveitavam para realizar compras online produtos que não haviam encontrado nas lojas físicas.

Neste artigo falaremos sobre alguns tópicos, como por exemplo: Quais prós e contras da Black Friday, Cyber Monday vale a pena? Em qual das duas investir? Como vender mais na Black Friday e na Cyber Monday?

Quais são os prós e contras da Black Friday?

De início, vamos falar sobre essa data, que é bastante esperada tanto pelos varejistas, quanto pelos consumidores no país e no mundo.

A Black Friday já está consolidada no calendário brasileiro, e o maior atrativo dela é as promoções e quedas de preços em diversos produtos e serviços. No entanto, de início a data tinha se popularizado como “Black Fraude”, onde as empresas adotavam práticas de aumentarem os preços um mês antes da data e vender no preço original, afirmando ser aquele o preço promocional. Por conta disso, é de suma importância que se organize um plano de Black Friday honesto e eficaz. Assim, você não engana os clientes nem prejudica a imagem de sua empresa.

Além disso, você deve lembrar que as ofertas devem ser calculadas de maneira estratégica. Ou seja, tanto seu estabelecimento deve ser favorecido de alguma forma, quanto o público. Isso deve ser feito de forma transparente.

Entretanto, apesar de todas as dificuldades, a Black Friday pode ser uma data benéfica. Dentre os benefícios você encontra:

  • Aumento de alcance e maior visibilidade para a empresa
  • Gera mais competitividade dentro do mercado
  • Te permite a captar, nutrir e fidelizar os seus leads e clientes
  • Boas chances de aumentar os lucros
  • Captação de dados de leads e clientes
  • Crescimento nas vendas
  • Engajamento e motivação entre as equipes de sua empresa
  • Evolução nos resultados e na imagem da marca
  • Fortalecimento na interação com o público
Cyber Monday

Cyber Monday

A Cyber Monday vale a pena?

Já falamos sobre a Black Friday, seus prós e contras, agora você precisa ver se aderir a Cyber Monday é um bom negócio para a sua empresa.

Afinal, qual é a diferença entre a Cyber Monday e Black Friday, se as duas tem objetivo de oferecer preços mais populares em produtos ou serviços por um determinado período?

Assim como a Black Friday pode se estender por mais dias, a Cyber Monday também pode funcionar como Cyber Week. Além disso, quando acabar a Black Friday, você pode trazer novas ofertas e substituir as antigas.

De acordo com um balanço feito pela Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 3 milhões durante a Cyber Monday de 2019 (um aumento de 31,5% em relação ao ano anterior). Além disso, teve um volume de pedidos de 25,4%. Já no ano de 2020, apesar da pandemia e suas incertezas políticas terem afetado a economia, segundo a Neotrust/Compre&Confie, essa data registrou R$ 702,7 milhões, demonstrando um aumento de 41,8% em relação ao mesmo período de 2019.

Isso se dá muito as práticas adotadas durante a pandemia, de se realizar compras online.

Dito isso, a Cyber Monday tem o objetivo de alavancar ainda mais as vendas nos comércios eletrônicos, podendo servir como uma extensão da Black Friday. No entanto, essa data é voltada apenas para as áreas de eletrônicos e games, outros segmentos também passaram a adotar essa data para garantir mais visibilidade e vendas antes do final do ano.

Em qual vale mais a pena investir entre Cyber Monday e Black Friday?

Se você chegou até aqui, provavelmente busca por respostas e cases que possam vir a te ajudar tanto em relação a Black Friday, quanto da Cyber Monday.

Algumas estratégias devem ser testadas e colocadas em práticas para tentar aumentar suas vendas durante esse período. Abaixo você verá algumas dicas.

1.Conheça seu público

Conhecer a sua persona, quais suas características, dores, necessidades e preferências, relevando a data da promoção é essencial para que você saiba como atingi-los.

Você deve colocar em mente se apenas quer trazer relevância e mostrar sua marca para mais gente, ou apenas liquidar aquele estoque. Antes de iniciar sua campanha, você deve ter um objetivo.

2.Invista em diferentes estratégias de marketing digital

Investir em Marketing digital nunca foi um mal negócio. Para traçar suas estratégias de Black Friday e Cyber Monday não é diferente. Muito pelo contrário; Nessa época use e abuse da divulgação, mostre suas ofertas, mostre para o seu cliente tudo o que você pode oferecer.

3.Quer vender na Black Friday e Cyber Monday? Ofereça um atendimento diferenciado para os seus clientes

Além de definir valores realmente atrativos e divulgá-los, é de suma importância que a sua equipe de venda faça um atendimento único para os seus clientes. Ou seja, além de atenderem as suas necessidades, vejam a forma com a qual o cliente deseja ser atendido.

Lembre-se cada cliente é único e você precisa conquistá-lo a cada vez que ele compra.

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