Publicado em: 4 de maio de 2022
Como anunciar no YouTube Ads?
Você sabia que tem como anunciar no YouTube Ads? Pois é, aqueles anúncios que sempre interrompem os seus vídeos na versão free aparecem graças à ferramenta de anúncios.
Mas você sabe como funciona? Como ele é? Bom… Trata-se de uma ferramenta de mídia paga e faz parte do Google Ads. Você pode fazer diferentes tipos de anúncio, tais como: Bumper, in-stream ou discovery ads.
Primeiramente, para você começar a montar a sua campanha, deverá criar uma conta no Google Ads, ter um canal no YouTube e por fim, cadastrar-se no Google Ads.
Os números de investimento em publicidade feitos pelo YouTube surpreendem, ao todo, por ano são investidos 5,5 bilhões em publicidade na rede apenas no mercado norte-americano. Esse número interessam e surpreendem quem trabalha com Marketing digital, e faz com que as pessoas queiram anunciar no YouTube.
Sendo assim, neste post iremos falar sobre todas as vantagens que você pode ter investindo em anúncios dentro da plataforma, além dos formatos que você pode fazer isso.
O que é o Youtube Ads?
Ele é um serviço que dá para as empresas grandes oportunidades de fazer a sua publicidade dentro da plataforma de vídeos, normalmente eles aparecem inseridos em meio aos vídeos reproduzidos.
Como o Youtube é mais uma plataforma do Google, é pelo ADS que se faz o planejamento destas campanhas, configuração de públicos e ajuste de orçamentos, além claro, do acompanhamento de métricas.
Por que investir?
Primeiramente, é importante frisar que só no Brasil, 86% dos usuários da internet consomem conteúdos por vídeos online, segundo o eMarketer.
Já o próprio YouTube e a HubSpot trazem dados bastante representativos na pesquisa State of Marketing Report, que foi realizada em 2020.
Depois de entrevistarem pessoas que trabalham com Marketing de Vídeo, o portal divulgou que:
- 87% dos entrevistados afirmaram que a utilização de vídeos trazem mais tráfego para seus sites
- 83% dos profissionais disseram que a plataforma traz bons resultados para as suas empresas
- Aproximadamente 80% dizem que peças publicitárias neste formato influenciam diretamente no crescimento de suas vendas
Em 2020, a duração de vídeos de anúncio nos anos entre 2017 e 2018 foi quase 10x maior do que em 2010.
Essa pesquisa ainda apontou que o YouTube recebe cerca de 2 bilhões de usuários por mês, os mesmos fazem o consumo de mais de horas de vídeos diariamente.
Olhando em números, será que você ainda acha que investir no YouTube não vale a pena?
Entretanto, você deve saber a persona para ver se o que você está anunciando tem relação com o que a pessoa está assistindo.
Desta forma, caso o seu público-alvo esteja no YouTube, e dificilmente não estará, é possível que você se aproxime dele.
Tipos de anúncio que podem ser feitos para Anunciar no YouTube Ads
Há várias formas de você fazer os seus anúncios dentro do YouTube Ads, abaixo você verá a forma como cada uma delas funciona.
1. Anúncios breves, conhecidos também como bumper ads
Esses são os anúncios mais curtos. A duração deles é de aproximadamente seis segundos e geralmente são exibidos antes dos vídeos. Em algumas ocasiões pode ser que apareça durante o vídeo, interrompendo a reprodução dele.
Além disso, este tipo de anúncio não pode ser pulado. Desta forma, você deve se atentar para não acabar causando algo negativo para o seu público. Isso porque, este tipo de anúncio pode ser inconveniente, tendo em vista que não dá para ignorá-lo.
O Google cobra o anúncio à partir de mil visualizações, já que o cálculo é feito pelo “Custo por mil visualizações”, ou seja, o CPM.
Este tipo de anúncio trazem para quem consome conteúdo online de que o seu conteúdo será visto por completo, e consequentemente os números nas métricas de visualizações serão altos.
Entretanto, a pessoa assistir todo o seu anúncio não faz com que ela siga a sua empresa ou consuma o que você está oferecendo.
Sendo assim, é recomendado que sua empresa faça uma variação de vídeos. Desta forma, eles funcionarão como o primeiro passo de um fluxo de nutrição, responsável por fazer com que o usuário consuma conteúdos seus cada vez maiores futuramente.
2. In-Stream
Estes anúncios contam com uma duração maior, e podem aparecer antes ou durante a execução de um vídeo, podendo interromper o conteúdo.
Você também pode optar para que o seu anúncio seja ininterrupto ou que a pessoa possa pulá-lo. Quando isso acontece, quem está anunciando paga apenas quando o vídeo for publicado por ao menos 30 segundo, ou menos nos casos dos anpuncios curtos.
Este tipo de anúncio é usado geralmente para gerar prova social. Isso porque, quando você promove dessa forma, faz com que haja mais visualizações a cada vez que alguém vê. Com isso, o número será exibido de forma pública no canal.
3. Masthead
Este tipo de anúncio aparece na parte superior da página principal da plataforma. Para você realizar este tipo de anúncio, um representante de vendas do Google irá avaliar, e, dependendo da situação, a aprovação pode ser feita em até 48 horas.
4. Vídeo Discovery
Os anúncios Discovery leva consigo esse nome justamente pelo fato de terem relações com novos conteúdos. Ou seja, eles são exibidos por exemplo, conforme segue a palavra-chave pesquisada por algum usuário.
Além disso, este tipo de anúncio aparecem também em recomendações de vídeos relacionados aos que você está vendo no momento.
Há uma Thumbnail exclusiva para os anúncios. O ícone amarelo presente destaca que aquela imagem representada pelo vídeo trata-se de um anúncio. Quando a pessoa clica naquele vídeo acessa diretamente o conteúdo anunciado, neste você é cobrado por cada clique.
5. Vídeo Action
Este formato foi criado após o início da pandemia. Como muitos negócios não poderiam abrir presencialmente, quem vende precisou achar alternativas para vender online. Desta forma, o Google resolveu criar este novo recurso para anúncio no YouTube.
Segmentações para Anunciar com YouTube Ads
Você pode segmentar a sua campanha para entregar para certas pessoas, sendo assim, você deve predefinir algumas coisas.
1. Rede de pesquisa
Aqui você pode escolher a forma que o anúncio será exibido. Você pode escolher a rede de pesquisa, onde mostra o que as pessoas pesquisam em canais, páginas de vídeo o na página inicial do YouTube.
Ou então a pessoa pode escolher vídeos, onde aparecerá a rede de Display do Google.
Tem como você escolher ambos, entretanto, em campanhas separadas. Separando será mais fácil de acompanhar as métricas de suas campanhas.
2. Localização
Assim como qualquer anúncio online, você pode segmentar por localização, delimitando o raio de lugares onde você deseja que seu anúncio alcance.
3. Dispositivos
Quer que o seu anúncio atinja apenas quem está pelo celular? Destktop? Tablet? Para qual operadora? Android? IOS? Você escolhe.
4. Perfil da persona
Você pode definir todas as segmentações para o seu público-alvo, por exemplo: Idade, Estado civil, gênero, interesses, dentre outras coisas.
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