Publicado em: 26 de julho de 2022
Muitas pessoas não sabem como usar o Pinterest, algumas não fazem nem ideia do que é, nessa postagem iremos falar sobre essa plataforma, como ela funciona e de que forma trazer clientes
Se você faz parte de quem não sabe nem o que é, irá inclusive aprender como usar o Pinterest, de forma pessoal e também para prospectar novos clientes. Essa grande rede social, tem a interface de um mural. Desta forma, muitas pessoas utilizam ela para buscar referências em projetos pessoais.
Por conta disso, buscam inspirações vendo ideias compartilhadas por outras pessoas.
Essa plataforma foi criada no ano de 2009 por Ben Silberman. Além disso, é uma rede social com milhares de usuários que criam conteúdo e interagem ativamente. Diversos assuntos tratados dentro da plataforma são populares, como: Moda, receitas, decorações, fotografias, graffiti, etc.
Usar o Pinterest pode ser uma estratégia bastante interessante principalmente para pequenas empresas atraírem novos clientes.
Em 2013, o Pinterest criou o recurso de geolocalização nas publicações. Por conta disso, é possível marcar no mapa o local em que a imagem foi feita. Sendo assim, pode ser útil para pequenos negócios, isso porque, quem ainda não te conhece, poderá ter a oportunidade já que tem o seu endereço.
Desta forma, o fluxo de cliente dessas pequenas empresas irá crescer aos poucos.
Normalmente, quem está mais propício à visitar o seu estabelecimento pessoas que estão em localizações prontas, principalmente aos dias de semana. Isso porque, com a correria do cotidiano, na maioria das oportunidades, quem está longe busca conhecer novos locais aos finais de semana.
Além disso, as empresas também utilizam o Pinterest para comprar novos produtos para colocar as ideias em prática. Sendo assim, há várias formas de você empresário utilizar o Pinterest ao seu favor.
Como usar o Pinterest como Marketing?
Como falamos anteriormente, você pode utilizar diversos recursos do Pinterest para os seus negócios. Por conta disso, podemos afirmar que o objetivo principal do Pinterest é além de atração de novos clientes, aumentar o reconhecimento da sua marca e do produto.
O próprio Pinterest afirma que as empresas usam a plataforma para:
- Engajar com um público novo, crescimento e reconhecimento de marca na internet
- Maior conversão de vendas quando você traz mais gente para o site de sua empresa ou para a página de sua loja
Crescimento de interação entre os usuários (como aumentar o número de cadastrados em sua newsletter)
Sendo assim, a maior vantagem para as empresas é o aumento do fluxo de clientes interessados na marca. Desta forma, suas vendas podem ser impulsionadas, e consequentemente o lucro de sua empresa caminhará junto.
Ter uma conta empresarial no Pinterest é bastante útil para empresas que contam com produtos relacionados à redes sociais, como fotografias, artes ou design gráfico.
De toda forma, usuários do Pinterest normalmente desejam comprar ou reformar alguma coisa com um projeto criativo.
Aprenda a criar uma conta business no Pinterest: Passo a passo
A plataforma ensina você a criar uma conta corporativa de duas formas diferentes:
1. Você pode criar uma conta pessoal e vincular ela à uma comercial. Com isso, você terá uma única conta e poderá fazer a troca entre os dois perfis.
2. A segunda forma é criando uma conta exclusiva do Pinterest Business. Essa, entretanto, não terá conexão à nenhuma conta individual.
Apesar da primeira opção ser bastante interessante, você não terá acesso aos insights e ferramentas de marketing sem ter um perfil business.
Ou seja, mesmo que você tenha uma conta individual, caso queira utilizar para a sua empresa, ter a conta business não será apenas uma opção.
Entretanto, se você possuir uma conta única e exclusivamente comercial. Vale ressaltar que você pode ter até quatro contas business vinculadas ao seu perfil pessoal.
Como usar criar uma conta business do Pinterest para vincular ao perfil pessoal
1. Acesse a sua conta pessoal.
2. Na parte superior direita, ao lado de sua foto de perfil, você deve clicar no ícone da seta e selecionar a opção “adicionar conta”.
3. Por fim, vá até a opção “Criar uma conta business gratuita”.
4. Quando aparecer a nova janela, clique em “Criar uma conta business vinculada”. Após isso, leia e aceite as condições dos termos de uso, clicando no botão “criar conta vinculada”.
5. Preencha os dados básicos de sua empresa nos locais indicados.
6. Responda todas as perguntas necessárias para que a plataforma identifique um nicho específico para o seu perfil comercial.
7. O Pinterest irá te questionar se há o interesse em promover o seu perfil usando publicidade contextual. Sendo assim, escolha a opção adequada e siga em frente.
8. Outra questão que deve ser feita é como você quer começar: Compartilhar ideias ou expor sua marca e produtos oferecidos por você?
9. Passando por tudo isso, faltarão apenas alguns passos. Você precisa preencher todos os campos e apontar as informações de contato da empresa. Logo após, o sistema irá pedir para que você suba uma foto para o seu perfil. A foto ideal para uma empresa é o logo dela.
10. Clique na opção “salvar” e a conta business estará criada. Depois disso, você precisa ir para a home e clicar na opção “Criar Pin” para fazer sua primeira publicação.
Crie a conta business exclusiva
1. Saia de qualquer conta que você tem no Pinterest. Logo após, clique na opção “Criar Conta”. Irá aparecer uma janela que te questionará se você é uma empresa.
2. Nesta janela, digite o seu e-mail (opte pelo corporativo), crie uma senha e informe a sua idade. Após isso, você pode clicar em “criar conta”. O resto do processo é igual ao do primeiro modelo de conta.
Qualquer pessoa pode ter uma conta empresarial no Pinterest.
Como usar o Pinterest para a divulgação da sua marca?
1. Trace uma estratégia de Marketing
Este é o princípio do marketing digital, não apenas dentro do Pinterest, mas em qualquer canal de comunicação.
- Defina metas. Pense na razão pela qual você quer usar essa plataforma para atrair o seu público-alvo. O intuito é crescer o tráfego no seu site e aumentar o índice de conversão
- Observe demograficamente o comportamento do público que está interagindo com a sua publicação e veja veja qual é o nicho que se enquadra melhor ao de sua empresa
- Veja quem tem potencial para agregar ao seu negócio
- Observe a concorrência e a forma que eles usam o Pinterest
- Faça o planejamento e crie um cronograma, se organizando com tudo o que você publicará no mês
Experimente diferentes formas de pins
O carro-chefe do Pinterest é a imagem. Entretanto, você não deve focar apenas nisso. Invista em carrosséis e pense em diferentes fotos.
Gravar vídeos também pode ser uma ótima alternativa para atrair a atenção das pessoas.
Os usuários de modo geral nessa rede social buscam inspirações para criar novas ideias.
Melhore o seu conteúdo para pesquisas no Pinterest
Pesquisar dentro do Pinterest é essencial para que você saiba exatamente o que fazer. Sendo assim, adicione palavras pesquisadas pelo seu público nas hashtags e descrições dos pins. Com isso, você pode trazer novos leads.
Analise as métricas
A conta Business desta plataforma traz para você diversos tipos de dados. Por conta disso, assim como em qualquer estratégia de marketing você deve acompanhar as métricas para entender como o seu usuário se comporta.
Além disso, se você acompanhar tudo isso você pode ver quais conteúdos dão mais performance ou menos.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nossos artigos pelo blog.