Comunicação interna para empresa

Publicado em: 13 de fevereiro de 2023

Comunicação interna para empresa - Por que apostar em endomarketing?

Saiba a importância da comunicação interna para empresa e saiba como colocá-la em prática

Muito diferente do que todo mundo pensa, a comunicação interna para empresa é tão importante ou mais do que a comunicação realizada com público externo. Isso porque eles são responsáveis pelo relacionamento com os clientes e são eles que fazem a engrenagem da organização funcionar.

Se você tiver uma boa relação com os seus funcionários e colaboradores, as estratégias de comunicação da organização muito provavelmente serão alcançadas. Isso irá resultar na preservação ou no impulso da cultura e produtos da empresa.

O que é a comunicação interna?

A comunicação interna, ou endomarketing, é uma estratégia usada nas organizações e estabelece canais que possibilitem o relacionamento com o público interno. Ela tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos seus colaboradores, com o proposito de motivar, estimular e promover agentes, além de difundir os ideais da empresa.

Segundo uma pesquisa do Project Managerment Institute (PMI), em média 56% dos projetos de uma empresa fracassam por conta de problemas de comunicação dentre os colaboradores. Essa é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas, quando o assunto é comunicação e a falta de resultados. Além disso, é o processo da comunicação interna que irá garantir resultados e o fluxo de mensagens com êxito.

Quais são os objetivos da comunicação interna?

Os principais objetivos são:

  • Unir dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos empregados, diretores e proprietários
  • Divulgar as ações da empresa de forma direta e transparente
  • Tornar a equipe de trabalho envolvida e engajada nas metas e ideias da organização
  • Consolidar o cumprimento de normas, condutas éticas e valores da instituição a todos os colaboradores
  • Trazer para os colaboradores temas importantes, como inclusão social, responsabilidade socioambiental e prevenção e cuidados com doenças físicas e mentais

Por que ela é tão importante?

A comunicação interna é fundamental para gestores e colaboradores. Ela vai muito além do que apenas passar a informação da empresa adiante. A empresa precisa proporcionar um ambiente favorável à produtividade, ao desempenho, à inovação, criatividade e realização profissional dos indivíduos e das equipes.

Todo conteúdo preparado para ser transmitido através da comunicação interna deve ser realizado por vias diretas e em um diálogo contínuo. Isso porque, as metas, valores, missão e objetivos da empresa devem ser sempre refrescados por parte dos funcionários. Eles devem estar sempre alinhados ao pensamento da empresa. Para começar, é fundamentalmente importante elaborar um plano de comunicação e estratégia, que estabelece uma comunicação efetiva de fato.

Uma das maiores vantagens na construção de um plano de comunicação dentro de uma empresa é a precisão nas informações, além de promover o diagnóstico da empresa e a compreensão de conteúdos.

É através deste meio de comunicação que a cultura organizacional se fortalece. É estimulada por um bom comportamento e clareza no impacto que cada colaborador tem na empresa.

Além disso, é necessário o uso constante de novos recursos que se aliam à comunicação interna. É ainda mais importante manter a conexão com as pessoas. A comunicação “tete a tete” continua sendo a grande transformação nas relações de qualquer organização.

Engajar líderes e colaboradores na comunicação de sua empresa, fará com que os seus funcionários se sintam mais confiantes e respeitados para expor suas opiniões e ideias. Isso fará com que sintam parte da instituição. Contar com canais abertos aumenta a confiança da equipe.

Tipos de comunicação interna

Tipos de comunicação interna

Quais são os principais tipos de comunicação interna?

Tem diferentes formas e objetivos de ter uma comunicação interna. Elas irão variar de acordo com o contexto e objetivo de cada organização.

Comunicação escrita

Essa é realizada através de quadros de avisos, placas informativas, e-mails, intranet e blogs internos. Normalmente é utilizada para o alinhamento dos acontecimentos da empresa.

Comunicação oral

Este tipo de comunicação, geralmente ocorre através de palestras e reuniões. Aqui, a troca de feedbacks e a discussão de ideias são de caminhos para aproximar o relacionamento entre os colaboradores.

Comunicação vertical

Essa é voltada para os líderes da organização, envolve desenvolvimento de planejamentos estratégicos e aborda assuntos restritos.

Comunicação horizontal

Este tipo de comunicação é feita entre colegas de trabalho que desempenham o mesmo nível de hierarquia dentro da empresa. Ela é usada para aprimorar a construção de bons relacionamentos.

Comunicação diagonal

Essa é usada para desenvolver os diferentes níveis de hierarquia do empreendimento. Ela é usada quando há necessidade de informar novidades.

Além disso, você deve se atentar às práticas que podem melhorar a troca de informações dentro da empresa. Dentre elas estão envolvidas:

  • Avaliação da plataforma de comunicação
  • Respeitar a cultura da empresa
  • Considerar a logística
  • Considerar a logística
  • Ser cuidadoso com os gêneros de comunicação
  • Mesclar o conteúdo funcional com conteúdo relacional

Quais são os instrumentos usados no endomarketing

Para uma empresa, toda e qualquer ferramenta e mecanismo de comunicação é importante. Conheça algumas delas.

E-mail

Através dele, você agenda reuniões, recebe informações importantes e conta novidades aos seus funcionários.

Reuniões

Em alguns casos, apenas falar pela internet pode interferir na comunicação. Por conta disso, as reuniões tradicionais são efetivas e servem para alinhar a equipe e planejar possíveis projetos.

Mural

Através do mural você coloca bilhetes com metas e estratégias da empresa. Ele ocupa um lugar estratégico e é visível para todos. Além disso, o mural ajuda na hora de deixar lembretes, levantar as metas e reforçar as estratégias.

Utilizando tecnologias, essa ferramenta vem sendo substituída por meios virtuais.

Newsletter

A newsletter é essencial para a comunicação interna da empresa. Isso porque, ela é uma ferramenta que tem informações úteis.

Por que apostar na comunicação interna para empresa?

Assim como há diversas probabilidades de ferramentas nas comunicações internas, os benefícios também são muitos.

  • Cria bons porta-vozes
  • Passa credibilidade e transparência para os seus colaboradores
  • Fortalece a cultura da organização
  • Passa informações rápidas e precisas aos seus funcionários
  • Traz conhecimento da organização e sentimento de pertencimento das equipes
  • Ajuda a fomentar a inovação
  • Alinha e motiva os funcionários
  • Facilita a troca de conhecimentos
  • Cria um bom clima organizacional
  • Melhora os resultados
  • Engaja os colaboradores dentro da empresa
  • Estabelece o alcance de informações
  • Aumenta a produtividade
  • Integra novos funcionários e menor perda de colaboradores
  • Alinhamento de funcionários aos valores da empresa

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