Publicado em: 13 de fevereiro de 2023
Saiba a importância da comunicação interna para empresa e saiba como colocá-la em prática
Muito diferente do que todo mundo pensa, a comunicação interna para empresa é tão importante ou mais do que a comunicação realizada com público externo. Isso porque eles são responsáveis pelo relacionamento com os clientes e são eles que fazem a engrenagem da organização funcionar.
Se você tiver uma boa relação com os seus funcionários e colaboradores, as estratégias de comunicação da organização muito provavelmente serão alcançadas. Isso irá resultar na preservação ou no impulso da cultura e produtos da empresa.
O que é a comunicação interna?
A comunicação interna, ou endomarketing, é uma estratégia usada nas organizações e estabelece canais que possibilitem o relacionamento com o público interno. Ela tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos seus colaboradores, com o proposito de motivar, estimular e promover agentes, além de difundir os ideais da empresa.
Segundo uma pesquisa do Project Managerment Institute (PMI), em média 56% dos projetos de uma empresa fracassam por conta de problemas de comunicação dentre os colaboradores. Essa é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas, quando o assunto é comunicação e a falta de resultados. Além disso, é o processo da comunicação interna que irá garantir resultados e o fluxo de mensagens com êxito.
Quais são os objetivos da comunicação interna?
Os principais objetivos são:
- Unir dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos empregados, diretores e proprietários
- Divulgar as ações da empresa de forma direta e transparente
- Tornar a equipe de trabalho envolvida e engajada nas metas e ideias da organização
- Consolidar o cumprimento de normas, condutas éticas e valores da instituição a todos os colaboradores
- Trazer para os colaboradores temas importantes, como inclusão social, responsabilidade socioambiental e prevenção e cuidados com doenças físicas e mentais
Por que ela é tão importante?
A comunicação interna é fundamental para gestores e colaboradores. Ela vai muito além do que apenas passar a informação da empresa adiante. A empresa precisa proporcionar um ambiente favorável à produtividade, ao desempenho, à inovação, criatividade e realização profissional dos indivíduos e das equipes.
Todo conteúdo preparado para ser transmitido através da comunicação interna deve ser realizado por vias diretas e em um diálogo contínuo. Isso porque, as metas, valores, missão e objetivos da empresa devem ser sempre refrescados por parte dos funcionários. Eles devem estar sempre alinhados ao pensamento da empresa. Para começar, é fundamentalmente importante elaborar um plano de comunicação e estratégia, que estabelece uma comunicação efetiva de fato.
Uma das maiores vantagens na construção de um plano de comunicação dentro de uma empresa é a precisão nas informações, além de promover o diagnóstico da empresa e a compreensão de conteúdos.
É através deste meio de comunicação que a cultura organizacional se fortalece. É estimulada por um bom comportamento e clareza no impacto que cada colaborador tem na empresa.
Além disso, é necessário o uso constante de novos recursos que se aliam à comunicação interna. É ainda mais importante manter a conexão com as pessoas. A comunicação “tete a tete” continua sendo a grande transformação nas relações de qualquer organização.
Engajar líderes e colaboradores na comunicação de sua empresa, fará com que os seus funcionários se sintam mais confiantes e respeitados para expor suas opiniões e ideias. Isso fará com que sintam parte da instituição. Contar com canais abertos aumenta a confiança da equipe.
Quais são os principais tipos de comunicação interna?
Tem diferentes formas e objetivos de ter uma comunicação interna. Elas irão variar de acordo com o contexto e objetivo de cada organização.
Comunicação escrita
Essa é realizada através de quadros de avisos, placas informativas, e-mails, intranet e blogs internos. Normalmente é utilizada para o alinhamento dos acontecimentos da empresa.
Comunicação oral
Este tipo de comunicação, geralmente ocorre através de palestras e reuniões. Aqui, a troca de feedbacks e a discussão de ideias são de caminhos para aproximar o relacionamento entre os colaboradores.
Comunicação vertical
Essa é voltada para os líderes da organização, envolve desenvolvimento de planejamentos estratégicos e aborda assuntos restritos.
Comunicação horizontal
Este tipo de comunicação é feita entre colegas de trabalho que desempenham o mesmo nível de hierarquia dentro da empresa. Ela é usada para aprimorar a construção de bons relacionamentos.
Comunicação diagonal
Essa é usada para desenvolver os diferentes níveis de hierarquia do empreendimento. Ela é usada quando há necessidade de informar novidades.
Além disso, você deve se atentar às práticas que podem melhorar a troca de informações dentro da empresa. Dentre elas estão envolvidas:
- Avaliação da plataforma de comunicação
- Respeitar a cultura da empresa
- Considerar a logística
- Considerar a logística
- Ser cuidadoso com os gêneros de comunicação
- Mesclar o conteúdo funcional com conteúdo relacional
Quais são os instrumentos usados no endomarketing
Para uma empresa, toda e qualquer ferramenta e mecanismo de comunicação é importante. Conheça algumas delas.
Através dele, você agenda reuniões, recebe informações importantes e conta novidades aos seus funcionários.
Reuniões
Em alguns casos, apenas falar pela internet pode interferir na comunicação. Por conta disso, as reuniões tradicionais são efetivas e servem para alinhar a equipe e planejar possíveis projetos.
Mural
Através do mural você coloca bilhetes com metas e estratégias da empresa. Ele ocupa um lugar estratégico e é visível para todos. Além disso, o mural ajuda na hora de deixar lembretes, levantar as metas e reforçar as estratégias.
Utilizando tecnologias, essa ferramenta vem sendo substituída por meios virtuais.
Newsletter
A newsletter é essencial para a comunicação interna da empresa. Isso porque, ela é uma ferramenta que tem informações úteis.
Por que apostar na comunicação interna para empresa?
Assim como há diversas probabilidades de ferramentas nas comunicações internas, os benefícios também são muitos.
- Cria bons porta-vozes
- Passa credibilidade e transparência para os seus colaboradores
- Fortalece a cultura da organização
- Passa informações rápidas e precisas aos seus funcionários
- Traz conhecimento da organização e sentimento de pertencimento das equipes
- Ajuda a fomentar a inovação
- Alinha e motiva os funcionários
- Facilita a troca de conhecimentos
- Cria um bom clima organizacional
- Melhora os resultados
- Engaja os colaboradores dentro da empresa
- Estabelece o alcance de informações
- Aumenta a produtividade
- Integra novos funcionários e menor perda de colaboradores
- Alinhamento de funcionários aos valores da empresa
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