Publicado em: 21 de julho de 2022
Email Marketing e Automação de marketing estão diretamente ligados um ao outro, mas você sabe o porquê? Há mesmo diferença entre ambas?
O Email Marketing e Automação de Marketing são termos bastante comuns no meio do Marketing Digital. Entretanto, apesar de serem populares são alvos constantes de confusões. Apesar desses dois modelos terem conceitos e objetivos diferentes, muitas pessoas ainda tratam ambas como se fossem a mesma coisa.
Cometer estes equívocos não foge muito à regra. Isso porque muitas empresas partem para uma estratégia de marketing com o uso apenas de ferramentas mais conhecidas, como é o caso das mídias sociais. Entretanto, à cada dia que passa o marketing digital vai se reinventando com novas ferramentas e tecnologias. Por conta disso, é comum cometer alguns erros, afinal… é errando que se aprende.
Quem já teve o mínimo contato com o marketing digital sabe o poder que o email marketing tem dentro de uma estratégia. Implementar uma automação dentro dessa estratégia pode ser essencial para que o seu processo de disparo seja mais efetivo.
Percebe que neste último parágrafo dá para ver que ambos tem relação? Exatamente! Um complementa o outro, entretanto não são sinônimos.
Além disso, para ambos os processos utilizamos ferramentas diferentes. Por exemplo, um servidor de email permite que você envie uma grande quantidade de email e possa controlar a taxa de abertura deles. Entretanto, essa estratégia em médio e longo prazo deixam de ser escaláveis.
Já com a parte da automação, você poderá ter acesso a recursos com mais informações sobre o seu lead, para saber em qual estágio do funil ele está em relação à sua empresa.
O que é o email marketing
Antes de mais nada, é fundamental que inicialmente você saiba o que é cada um dos dois separadamente para depois trazer as diferenças e semelhanças.
Sendo assim, o email marketing é a utilização do veículo “email” como uma ferramenta de marketing direto entre empresa e cliente. Essa estratégia ocorre quando de alguma forma o cliente fornece o seu contato para a empresa, e assim, ocorre depois o conhecido disparo de email.
Através do Email marketing, as empresas enviam mensagens para a base de dados que foram cadastrados na sua lista de lead. A partir daí, você pode estreitar as suas relações com o seu lead, garantindo entrega de conteúdo relevante.
Além disso, este tipo de Email pode servir tanto para educar o cliente quanto para trazer ofertas e produtos semelhantes aos adquiridos pelo cliente anteriormente. Essa estratégia é uma das mais utilizadas por ser uma via de rápida entrega.
Entretanto, o disparo de Email marketing deve ser realizado de forma responsável e periódica. Afinal, você não quer que sua empresa seja inconveniente com um possível cliente, não é mesmo?
O Email marketing trata-se de uma estratégia de inbound Marketing. Por conta disso, as empresas investem no envio de mensagens, tendo em vista que o email é a estratégia com o melhor custo benefício para dialogar com os seus leads.
No entanto, para este tipo de estratégia de marketing funcionar, você deve compreender que nem todos os seus potenciais clientes são adeptos aos mesmos interesses.
Desta forma, você deve observar no seu banco de dados, quais os interesses que aquele lead tem. O que ele buscou em seu site, para assim, você saber qual tipo de conteúdo entregar para ele.
Quais são as principais vantagens dessa estratégia?
O Email marketing é uma estratégia que você pode utilizar de diversas formas. Por exemplo, com ele você pode trazer novas ofertas para o seu cliente ou até informá-lo. Isso pode fazer com que futuramente o seu lead, ou cliente mais antigo realize mais compras com sua empresa.
Além disso, o Email marketing ajuda a sua empresa pescar novos leads e nutrir os leads já presentes no banco de dados. Isso porque tem um baixo custo e pode render um grande retorno, ou seja, o ROI. Apesar de ser uma das estratégias mais antigas do marketing, ela ainda é uma das mais utilizadas. Isso porque serve para empresas de todas as vertentes e portes.
Os de cunho informativo, tendem a fazer com que o lead avance em seu funil de vendas, contanto que seu conteúdo seja relevante. Isso faz com que seu conteúdo gere interesse.
Outra razão para investir em Email Marketing é ter uma grande diversidade de métricas disponíveis para sua empresa analisar. Dentro dessas mensagens é possível que você veja quem abriu o seu Email e também quem clicou em algum link presente lá dentro. Este tipo de informação traz insights para serem observados, e assim, você desenvolver sua estratégia.
O Email Marketing trabalhando junto à automação de marketing, torna-se uma ferramenta poderosíssima para transformar possíveis clientes em vendas, de forma rápida, barata e com potencial enorme de crescimento.
O que é a automação?
Este processo nada mais é do que utilizar plataformas online que tornam os processos de marketing da sua empresa automáticos.
Dito isso, as ferramentas que fazem o processo de automação são previamente programadas para:
- Agendamento e publicação de posts
- Agendar disparos de emails
- Enviar os contatos dos bancos de dados para os vendedores
Este banco de dados sempre é atualizado quando o possível lead preenche um formulário dentro de seu site. Este pode ser tanto por interesse em comprar algo que você vende, quanto para baixar materiais ricos, como é o caso dos e-books.
Sendo assim, quando você implementa a automação de marketing em sua estratégia, tem a capacidade não apenas de criar uma experiência mais agradável para os clientes, como também a otimização de tempo da empresa. Isso porque, deixará de ter todo o longo processo feito manualmente.
Com isso, sua empresa consegue mais tempo para traçar uma estratégia com o foco total em taxas de conversão e também de resultados positivos.
Quais as características da automação de marketing?
A automação é um suporte para a sua equipe, ela não faz com que tudo funcione magicamente sozinho. Ter uma pessoa de Backup é sempre importante, porque assim como há falhas quando temos pessoas trabalhando, também podem haver falhas com as tecnologias.
Sendo assim, é fundamental que a mão de obra manual e automática andem lado a lado para o melhor desempenho possível na estratégia.
De forma geral, pode-se dizer que a principal característica da automação é a otimização de tempo.
Ter alguém fazendo o monitoramento tanto do software quanto dos insights é fundamental para que a empresa cresça cada vez mais a cada dia.