Google Trends: O que é e como usar?

Publicado em: 15 de junho de 2022

Google Trends: O que é e como usar?

Google Trends: O que é? Como usar em sua estratégia?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que te ajuda a analisar a evolução do volume de buscas através de uma palavra-chave ao longo do tempo.

Essa ferramenta, como o nome propriamente diz é pertencente ao Google. Com ela, quando você pesquisa uma determinada palavra, um gráfico de eixo horizontal representa o tempo e o vertical o volume de buscas.

Muitas pessoas não conhecem essa ferramenta, tampouco que ela seja gratuita. Mas sabia que é possível utilizar essa ferramenta em ações de inbound?

Além disso, essa ferramenta é incrível! Isso porque, ela reúne uma ampla gama de base de dados, que te mostrarão quais são os temas que estão sendo pesquisados no momento e quais foram pesquisados nos últimos 30 dias. O Google Trends também te mostra os termos mais pesquisados dos últimos anos à partir de 2004. Ou seja, a base de dados fornecida pela ferramenta é gigantesca.

O melhor de tudo é que você pode buscar termos relacionados às suas pesquisas, ou a de outras pessoas também, além de outros insights.

O que você verá em nosso post?

  • O que é o Google Trends?
  • Como funciona a ferramenta?
  • Por que usar o Trends em sua estratégia?
  • Como usá-lo?
  • Quais as funções da ferramenta?
  • Monitoramento da concorrência

O que é o Google Trends?

A ferramenta foi criada no ano de 2006, e o termo “trends” significa “tendências”, em inglês. O Google Trends foi disponibilizado gratuitamente pelo Google com o intuito de te orientar no acompanhamento da evolução do volume de buscas por um termo ou palavra-chave ao longo do tempo.

Quando se pesquisa por uma palavra, o Google Trends apresenta um gráfico que demonstra “tempos” e “volume de pesquisas”, sendo, o primeiro na horizontal e o segundo verticalmente.

Além disso, você pode filtrar a pesquisa de acordo com algumas características, como: tempo (buscas dos últimos 30 dias), categoria (esportes, cursos, entretenimento), e tipo de pesquisa (notícias, imagens, YouTube, E-commerces.

Como funciona a ferramenta

A ferramenta gera os resultados à partir do total de pesquisas realizadas no Google. A plataforma de busca coleta os dados, separa por categoria e faz a ligação com algum tópico, retirando as informações pessoais.

Além disso, o Google exclui os dados que são buscados por um número pequeno de pessoas. Ou seja, buscas pelo mesmo termo realizados pela mesma pessoa em um curto período de tempo e caracteres especiais.

Todos os anos, o buscador faz um vídeo mostrando a retrospectiva das palavras-chave mais buscadas.

O Google Trends disponibiliza um gráfico para você analisar

O Google Trends disponibiliza um gráfico para você analisar

Por que você deve usar o Trends em sua estratégia?

Tem como utilizar o Google Trends em sua estratégia de Marketing?

Sem sombras de dúvidas você pode. Veja abaixo o porquê de tudo isso:

1. Você pode pegar ideias de conteúdo

Utilizando essa ferramenta, você poderá ver as palavras-chave mais buscadas no Google, e é essencial para que você tire ideias de conteúdo para o seu blog, principalmente em estratégias de SEO.

Vale ressaltar que SEO e anúncios no Google/YouTube Ads, andam lado à lado, ou seja, tudo o que você pegar de conteúdo para o seu blog, poderá utilizar em suas campanhas.

2. Te ajudará a encontrar tendências

Quando você pesquisa por termos vinculados ao seu segmento, é possível que você veja no gráfico se a pesquisa pelos termos estão crescendo ou em queda de pesquisas relacionadas ao seu negócio.

3. Para comparar palavras-chave

Cachorro ou cão? Mandioca ou macaxeira? mexerica, tangerina ou bergamota? Com o Google Trends você pode comparar sinônimos ou termos que se equiparam, isso te ajudará a aumentar o seu o seu repertório.

Como utilizar o Google Trends?

A primeira coisa que você deve fazer é acessar: https://trends.google.com/trends/. Você não precisa de um cadastro para começar a utilizar a ferramenta.

Na página inicial, você poderá ver o que está em alta na internet.

Desta forma, você pode utilizar uma palavra-chave no espaço “explorar tópicos”, por exemplo: “SEO Para leigos”, e utilizar o período dos últimos 30 dias.

Desta forma, algumas pesquisas serão mais abertas e outras mais específicas.

Quais são as funções da ferramenta?

Já falamos antes que o Google Trends te auxilia a buscar mais informações sobre as pesquisas dentro do Google, correto? Entretanto, a ferramenta tem algumas funcionalidades que facilitam a sua navegação e segmentação dentro do processo.

Sendo assim, você pode ver dentro da ferramenta as seguintes funcionalidades:

  • Localização- Essa função permite que você encontre as tendências em uma cidade específica, mas também podem ser localizações mais amplas.
  • Tempo- Este já citamos anteriormente, você pode buscar de 2004 em diante as pesquisas já realizadas sobre alguns termos
  • Segmentação- Neste você pode pesquisar por temas, como: Política, Música, Esportes e entretenimento, por exemplo
  • Tipos de pesquisa – Neste você pode ver como são os tipos de busca, ou seja, YouTube, ou as de barra inicial do Google (Notícias e imagens)
Analise a concorrência

Analise a concorrência

Sabia que dá para usar o Google Trends para monitorar a concorrência?

É exatamente isso. O mercado anda cada vez mais competitivo, e é fundamental que a sua empresa esteja à par de tudo o que acontece em seu segmento. Desta forma, para produzir conteúdos relevantes para atrair tráfego e público é fundamental.

Sendo assim, com o Google Trends você pode tanto pegar ideias de conteúdo, como monitorar o que o seu concorrente está produzindo.

Além disso, você pode ver quais produtos ou conteúdos produzidos pelo mercado que tem se destacado nessas pesquisas.

Desta forma, você pode analisar minuciosamente quais são os diferenciais das demais empresas do segmento e que você pode implementar ou otimizar na sua.

Afinal, crescer é o grande objetivo de todos, e para isso, deve acompanhar o mercado e as novidades.

Alguns serviços prestados por nós, da We Digital

Nós, da Agência We Digital prestamos serviços de análise e buscas de palavras-chave para serem utilizadas em estratégias de SEO e campanhas de Google Ads.

Além disso, trabalhamos com criação de site, campanhas de Facebook Ads e Social Media. Proporcionando assim para nossos clientes a melhor experiência. Sendo assim, nosso maior foco é o crescimento de mercado e resultados positivos.

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