Hashtag no YouTube: Como Usar?

Publicado em: 22 de junho de 2022

Hashtag no YouTube: Como usar?

Hashtag no YouTube

Quem está entrando no mundo digital não sabe, mas hashtag no YouTube, assim como nas redes sociais são fundamentais. Isso porque,  usar este recurso revolucionou a realidade virtual. Podemos encontrar hashtags em legendas de fotos, como é o caso do Instagram e Facebook, e até em aplicativos exclusivos de vídeos, como é o caso do TikTok e… Do YouTube também.

Outra rede, que foi uma das primeiras a utilizar deste recurso foi o Twitter, onde os assuntos mais comentados do mundo são conhecidos como “Trending Topics”. Entretanto, muitas pessoas não sabem ainda como colocar hashtag no YouTube.

Podemos ver no marketing digital, que tudo está sempre se atualizando e temos que acompanhar sempre o mercado. Por conta disso, assim como funciona em outras plataformas, a plataforma de vídeos conta com um algoritmo, que reage de acordo com o que a pessoa busca. Para isso, estão presentes as famosas hashtag, para facilitar este trabalho.

Neste post, você poderá ver diferentes conteúdos sobre isso, como:

  • O que é a hashtag?
  • De que forma podem influenciar no desempenho de seu vídeo
  • Como escolher as melhores?
  • Quantas hashtags colocar?
  • De que forma achar as melhores hashtags que se enquadrem à sua persona
  • Como colocar sem receber punições?
O que é hashtag?

O que é hashtag?

O que é a hashtag no YouTube e nas redes sociais?

De acordo com a quantidade de conteúdo publicado na plataforma de vídeos e nas redes sociais, é necessário que haja alguma inteligência que organize e facilite a navegação dos usuários conforme os seus interesses.

Por conta disso, foram criadas as famosas hashtags, que são reconhecidas através de seu formato de “jogo da velha” representado pelo símbolo de cerquilha.

De que forma elas influenciam no desempenho de seu vídeo?

Pensando no YouTube, suponha que seu canal tenha alguns inscritos. Desta forma, quando você publica um vídeo, quem segue o seu canal irá curtir e engajar com o seu conteúdo. Além disso, essas mesmas pessoas podem indicar o seu conteúdo para pessoas ou empresas que possam vir a se tornar novos inscritos.

Entretanto, ainda existe uma quantidade enorme de pessoas que podem ser impactadas por seu canal e se inscrevam.

A melhor forma de fazer isso é utilizar as tags corretas. Isso porque, o seu conteúdo ganhará mais alcance e será mais visado. Vale ressaltar que o YouTube é uma das mídias digitais mais utilizadas no mundo.

Porém, assim como em qualquer estratégia de Marketing Digital, você deve usar as tags com responsabilidade e inteligência. Ou seja, busque palavras-chave relevantes para o seu público. Essas tags poderão te ajudar inclusive nas campanhas de tráfego pago para YouTube.

Com isso, você combina as tags à uma descrição no formato de Search Engine Optimization (SEO) para YouTube.

Como selecionar as melhores tags no YouTube?

À partir do momento que você usa o “jogo da velha”, automaticamente o sistema das redes sociais e YouTube são consideradas Hashtags.

Sendo assim, uma boa dica para quem utiliza a plataforma de vídeos é fazer uma série de vídeos que pode ser assistida em sequência. Outra situação é utilizar as famosas tags para atrair um público que não estava sendo impactado pelo seu canal.

Uma loja de carros, por exemplo, pode produzir conteúdos que mostram os seus produtos, apresentando todas as tecnologias, e como funcionam em diferentes tipos de estradas.

Desta forma, ao utilizar tags relacionadas à viagens de carros em estradas irregulares, pode atrair pessoas que gostam de viajar, e que talvez ainda não saibam que precisam daquele carro.

Você escolhe as melhores tags para os seus vídeos com base em uma pesquisa do público que deseja atrair. Além disso, você precisa prestar a atenção em outras situações:

  • Você deve variar as suas escolhas de tag que estão relacionadas ao público de interesse, evite repetir
  • Faça uma pesquisa de quais tags estão sendo mais utilizadas
  • Não se prenda apenas ao vídeo, ou seja, evite usar apenas palavras relacionadas com ele
  • Evite tags grandes, o usuário de redes sociais e YouTube gosta de linguagem simples
  • Veja quais palavras performam melhor e crie novas palavras em cima delas
  • Verifique para ver se não há erros ortográficos ou de conjugação, o YouTube pune

Além disso, você deve evitar utilizar palavras que não estejam relacionados ao seu nicho/tema, tentar forçar engajamento fará você perder pontos.

Quantas tags usar?

Se você abusar na quantidade de tags, pode ser penalizado tanto pelo YouTube quanto pelas redes sociais. Sendo assim, você deve usar uma quantidade restrita. As palavras-chave funcionam mais ou menos com um filtro, ou seja, o algoritmo irá distribuir os seus vídeos. Desta forma, irá diretamente atingir quem buscar pelas tags corretas. Já o YouTube, permite ao usuário que utilize no máximo quinze hashtags.

Além disso, outra razão pela qual não podemos exagerar nas hashtags é a questão da poluição visual. Isso porque, assim como em qualquer outra plataforma online, a primeira coisa que devemos prestar a atenção é na experiência do leitor.

De que forma achar as melhores hashtags que se enquadrem à sua persona?

Há algumas formas de você encontrar as melhores hashtags. Há algumas plataformas que são especializadas nisso; Você pesquisa um termo e o site sugere outros parecidos com o que você pesquisou. Desta forma, além de achar as melhores opções, você pode avaliar como a concorrência tem agido e percebe quais situações podem entrar em sua estratégia.

As ferramentas que ajudam a monitorar as tags, também podem ser utilizadas para as suas redes sociais. Afinal, a hashtag atualmente é uma linguagem global. Essas ferramentas contam com versões tanto gratuitas, quanto pagas, vale você analisar qual é será mais útil para o seu negócio.

No caso de negócios locais, além dos interesses em seu negócio, seria interessante buscar algo regional, que atraia pessoas daquele raio.

Como colocar hashtag no YouTube?

Como colocar hashtag no YouTube?

Como coloco hashtag no YouTube?

Para você fazer isso é muito fácil. A forma de utilizar é bastante intuitivas, e serve da mesma forma para quem já tem experiência e para quem é iniciante. Sendo assim, siga os seguintes passos:

  • Primeiramente, você deve acessar a biblioteca e ir na parte “seus vídeos”, lá você encontrará o vídeo em que deseja adicionar as hashtags
  • Após selecionar o vídeo, você deve clicar no menu e logo depois clicar em “editar”
  • Adicione as tags desejadas no título e também na descrição do vídeo
  • Se possível, coloque tags de localização na opção “local”, isso fará com que o YouTube tenha acesso à sua localização. Você pode trocar essa referência manualmente nessa mesma opção
  • Salve o que foi alterado

Você está pronto para ver os seus

RESULTADOS DECOLAREM?

Fale agora com nosso time e agende um mapeamento gratuito de todas as oportunidades digitais disponíveis para o seu negócio.
Image
Image