Publicado em: 3 de fevereiro de 2023
Impulsionar no Facebook traz resultados?
Se você tem uma página tanto de produtos, blog, ou serviços, com certeza já viu o botão para Impulsionar no Facebook, com o nome “turbinar publicação”. Mas será que vale a pena realizar impulsionamentos nas redes sociais?
Neste post traremos para você como você impulsiona suas publicações, as vantagens e também as desvantagens desta estratégia.
Impulsionar no Facebook é a forma mais fácil e prática de utilizar o Facebook Ads, e você pode encontrar essa opção tanto no Face, quanto no Instagram.
Na última década tornou-se comum realizar anúncios dentro do Facebook, anteriormente a forma mais conhecida para realizar anúncios online era através do Google Ads.
O Facebook lançou o botão de turbinar a publicação no ano de 2012, com o intuito de solucionar investimentos de pequenos valores para o direcionamento das publicações para públicos específicos.
Nestes tempos, a rede social era única e exclusivamente para relações interpessoais, não era muito comum ver pessoas promovendo suas empresas ou produtos. Com o tempo a rede foi se desenvolvendo, e hoje é uma das maiores plataformas de tráfego pago.
Entretanto, não é possível que você impulsione suas publicações no seu perfil pessoal, apenas em suas fanpages.
O Facebook quando vê potencial em alguma publicação sua te sugere a impulsionar aquela publicação, e também é muito comum ver pessoas impulsionando sem estratégias por não atingir os objetivos esperados para alguma publicação específica.
Afinal, o que é a função “Impulsionar publicação”?
O Facebook proporciona para as fanpages essa opção. Ou seja, a empresa, ou pessoa investirá um valor diário por um tempo predeterminado pela rede social. Você pode direcionar essa publicação para um público específico que você escolher.
Além disso, dependendo do formato da publicação você pode escolher o seu objetivo, podendo ser: Engajamento, visualizações de vídeo, visitar perfil, curtir sua página, dentre outras.
Como impulsionar no Facebook em poucos cliques?
Dentro da rede social, se a sua publicação estiver dentro das regras e políticas do Facebook, os anúncios irão aparecer com o botão “impulsionar publicação”. Quando você clica neste botão, que é chamativo, abrirá um menu de impulsionamentos (podendo ir para o Instagram, mesmo que não haja o perfil de sua página lá).
Além disso você poderá selecionar o orçamento e por quanto tempo este impulsionamento vai funcionar. Em pouco tempo a sua publicação já estará no ar impulsionada.
O Facebook conta também com o botão “promover”, que tem mais ou menos o mesmo intuito do “turbinar publicação”, que também serve para promover, entretanto, este botão te levará para a central de anúncios, presente em todas as páginas do Facebook.
Quais são as vantagens de impulsionar as publicações?
Você configura de forma mais rápida
Para você realizar a impulsão de sua publicação, você não levará nem cinco minutos. Isso porque, o Facebook é bastante intuitivo, e conforme você vai clicando já saberá o próximo passo.
Dois em um
Quando você realiza impulsionamento de uma publicação ele pode servir também como um anúncio. Se você reparar, quando você realiza a ação, a publicação aparece como “patrocinado” em seu feed. Com isso, você poderá aumentar também a sua taxa de conversão.
Fácil de usar
Se você nunca trabalhou com Marketing, ou nunca teve contato com o Facebook Ads, o impulsionamento pode ser uma forma de você começar a movimentar a sua página. Isso porque, o impulsionamento é uma forma mais simples e barata de fazer se fazer anúncios.
Reconhecimento
O valor mínimo para você impulsionar é 1 dólar, aproximadamente R$ 5,50, é importante que você sempre esteja atento à cotação atual da moeda americana. Com este valor você pode impulsionar a sua publicação por pelo menos 24 horas.
Parece pouco tempo, entretanto, se você souber montar uma estratégia e escolher o seu público, segmentado de acordo com os interesses da página, atingirá um público mais específico e qualificado.
Desta forma, poderá gerar engajamento e alcance para a sua página, fazendo com que novos usuários cheguem até sua fanpage.
Desvantagens de impulsionar publicações no Facebook
Você não terá a mesma quantidade de objetivos do que o Business
O botão turbinar publicação oferece diferentes tipos de meta, entretanto, os objetivos acabam sendo sempre os mesmos. Isso porque são poucas opções de estratégias que você pode usar dentro de um impulsionamento.
Pouca segmentação
Ao todo são apenas quatro configurações para diferentes públicos, e nenhuma destas é 100% garantida. A forma correta de impulsionar é separar por : faixa etária, gênero, localização e interesses.
Ainda assim, outras informações que você pode encontrar no business não aparece no impulsionamento. O Facebook também oferece outras opções, entretanto, costumam não dar resultado, isso porque trazem alcance para a página, mas não traz o que você realmente espera.
Como: Seguidores da página, amigos dos seguidores e quilometragem de distância.
Links desnecessários
Diferentemente das campanhas de gestão de tráfego realizadas, que você estipula todos os objetivos, públicos e segmenta da forma que melhor deseja, no impulsionamento, mesmo que você faça uma publicação atraente com uma excelente CTA, a pessoa alcançada não realizará ação alguma. Entretanto, ainda assim haverá algum engajamento.
Impressões de pouca qualidade
Quando você impulsiona a sua publicação com o foco em buscar mais alcance, haverá algum envolvimento das pessoas impactadas, porém, por ser um investimento rápido e de baixo custo, o seu lead não terá a qualificação que você deseja, e, de certa forma estará jogando dinheiro fora, dependendo do seu negócio.
0Afinal, vale a pena impulsionar publicações?
Essa pergunta não tem uma resposta exata. Isso porque, vai depender da sua estratégia ou do que sua empresa almeja. Para realizar essa ação é importante que antes você estude todas as possibilidades e coloque na ponta do lápis o que pode ser positivo e o que pode ser negativo.
Além disso, é fundamental a análise das métricas deste impulsionamento caso o faça, assim, terá consciência se está dando certo ou não a estratégia aplicada. No caso da We Digital, preferimos sempre trabalhar com gestão de tráfego pago, entretanto, a escolha muda de empresa para empresa e de estratégia para estratégia.
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