Inbound e Outbound Marketing, qual a diferença?

Publicado em: 20 de novembro de 2022

Inbound e outbound marketing: Qual a diferença?

Inbound e Outbound Marketing, qual a diferença?

Dentre as estratégias de marketing, podemos ver Inbound e Outbound Marketing, o que muitos que estão iniciando na área não sabem é: qual a diferença?

Com a evolução do marketing, principalmente do digital, aos poucos o Outbound vem dando lugar ao Inbound. O primeiro citado trata-se do marketing tradicional que todo mundo conhece. Ele aparece geralmente nas principais mídias, anúncios e em alguns processos de venda que parecem mais invasivos ao consumidor.

Por outro lado, o Inbound visa atrair pessoas através de conteúdos relevantes e qualificados. Desta forma, o consumidor terá uma experiência de compra mais agradável. Sendo assim, o seu lead chegará ao seu conteúdo por conta própria.

É quase unanimidade nos EUA, por parte dos profissionais de Marketing, que o Inbound é essencial para empresas. Entretanto, diversas pessoas se enganam, achando que por ser uma vertente oposta, o Outbound é ultrapassado e acaba não utilizando da estratégia. O que em alguns casos pode ser um erro.

Assim como a internet não substituiu a televisão, o Inbound não substitui o Outbound Marketing. Muito pelo contrário, você pode utilizar as duas formas, depende da sua estratégia.

Atrair, envolver, encantar

Essência do Inbound Marketing

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing trata-se de um conjunto de estratégias de marketing que tem como base criar e compartilhar o conteúdo voltado para um público-alvo especifico. A comunicação entre a empresa e o cliente é feita de forma direta com o seu potencial cliente.

Essa estratégia é utilizada para que os clientes venham diretamente até você, lendo a mensagem que tem para passar. Fazendo isso, pode transformá-los em clientes fiéis a sua marca.

Sendo assim, o Inbound Marketing pode ter sua tradução como Marketing de atração, devido a forma desta estratégia.

Como surgiu o Inbound Marketing?

O Inbound marketing é aplicado há bastante tempo por profissionais ligados ao marketing, mesmo que muitos utilizassem sem saber.

Qualquer forma de gerar conexões com as pessoas, agregando valores, podem ser consideradas formas de inbound marketing.

Este termo foi utilizado pelo cofundador da Hubspot, Brian Halligan. Entretanto, segundo o livro “Marketing de permissão“, as técnicas do Inbound são utilizadas há décadas.

A internet fez com que o consumidor tenha um controle maior sobre o que está consumindo. Os hábitos de compras mudaram, as pessoas tem mais acessibilidade para realizar pesquisas.

Sendo assim, a estratégia deve ser muito bem aplicado para trazer o seu cliente para perto de você, e sempre falando a verdade.

Tradicional x Digital

Tradicional x Digital

Principais características do Inbound Marketing

Tendo em vista que o Inbound tem o seu foco maior no conteúdo satisfaça o público, aproxima o relacionamento entre empresa e cliente.

Algumas das características do inbound são:

  • A mensagem da marca é passada de forma contínua, sem interrupções, de forma conveniente para elas.
  • Comunicação aberta: a marca e o cliente estreitam a relação e há uma interação aberta entre ambos.
  • Quando se cria confiança com o cliente, o engajamento dos clientes com a marca é maior

Os benefícios do Inbound

Trazer clientes através de conteúdos relevantes, podem proporcionar diversos benefícios para a sua empresa, seja ela grande ou pequena, B2B ou B2C.

O que é B2B e B2C?

B2B

Business to business, quando você vende para empresas.

B2C

Business to consumer, quando o cliente é pessoa física.

Se aproximar dos clientes

Essa é a essência do Inbound, atrair o cliente através de relevância. Quando você oferece um conteúdo com o foco 100% na sua persona.

Desta forma, o seu público estará mais aberto a te escutar, e acompanhar o seu conteúdo. A interação com o seu público deve ser direta e recorrente.

Maior poder de persuasão

Este é um dos elementos fundamentais para concluir as vendas. É muito mais desafiador vender para quem está com dúvidas, e deixar o consumidor com dúvidas não faz com que o pós venda seja um dos melhores.

O processo do Inbound faz com que o cliente tenha uma jornada completa, quando você dá ao seu cliente tudo o que precisa, para que ele continue trafegando pelo seu site.

O inbound faz todo o percurso, a pessoa recebe todo o tipo de conteúdo para que tenha uma jornada agradável até a fase final (compra).

Menor tempo de vendas

Outra vantagem do inbound marketing é que as vendas ocorram em um tempo menor em relação a algumas outras estratégias.

Quanto menor o tempo de vendas, menor o gasto da empresa.

Redução de custos

Como foi dito anteriormente, as vendas no Inbound ocorrem de forma mais rápida, sendo assim, quanto menos tempo você adquire leads e vendas, menos dias gastos você tem.

Marketing de aproximação x Marketing unilateral

Marketing de aproximação x Marketing unilateral

Veja como funciona o funil de vendas dentro do Inbound Marketing

O funil é dividido em 3 partes:

  • Topo – Quando o público aprende e descobre
  • Meio – O consumidor considera e entende a intenção
  • Fundo – Ele avalia e decide

Topo do funil

Este é o início da jornada de sua persona, em muitos momentos talvez ela nem saiba que precisa comprar alguma coisa.

Por conta disso, você pode educar o seu cliente, fazendo textos com conteúdo, sem vender. Educando seu cliente, pode ter certeza de as chances dele voltar ao seu site para consumir outros conteúdos são boas.

Os conteúdos que são indicados para essa parte do topo, ocorre quando o usuário descobre a sua dor, através de posts, blog, publicações e redes sociais.

Meio do funil

O meio de funil ocorre quando a persona já foi educada e começou a entender sua dor, e que precisa de algo. Porém, ainda falta ela considerar e ter a intenção de adquirir algo.

Sendo assim, nesta etapa você deverá produzir conteúdos mais complexos, para que o seu cliente absorva mais informações e se engaje mais com a sua marca. Veja que você pode agregar algo a ela e não apenas vender.

A melhor forma de transformar leitores em leads é oferecendo newsletter, para que haja reciprocidade. Ou seja, você oferece os seus conteúdos, e o leitor os seus dados.

Fundo do funil

Depois de atrair os leads e engajá-los com os seus materiais de qualidade, eles entendem qual é a melhor solução para os seus problemas. Porém, você precisa entender qual a forma da abordagem final.

Esse é o passo mais importante de todos, a hora que você irá vender o seu produto ou material. Então nessa parte você precisará de uma comunicação mais direta e uma jogada de mestre. Uma das estratégias mais utilizadas para essa parte final é o Copywriting.

Principais características do Outbound

O Outbound é o estilo de marketing mais comum para anúncios em publicações impressas e digitais. Desde jornal até revistas, blogs e redes sociais. Além disso, estão presentes em comerciais de televisão e rádio.

O Outbound também conta com:

  • Comunicação com pouca interação. Ou seja, a marca fala e o público apenas ouve.
  • Interrompe a mensagem que quer ser passada porque é atropelada pela de vendas.
  • Há pouca interação entre o público e a marca. Isso porque, como a comunicação é unilateral, apenas o empreendimento comunica.

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