Influencers no Marketing Digital – Qual o seu papel?

Publicado em: 19 de dezembro de 2022

Influencers no Marketing Digital - Qual o seu papel

Qual o papel dos influencers no Marketing Digital?

É cada vez mais comum encontrarmos a presença de influencers no marketing digital, e ainda mais certo que a participação destes auxilia nos gatilhos de autoridade e prova social em uma estratégia empresarial.

Entretanto, é fundamental que você saiba a forma correta de utilizar e quais influenciadores escolher de acordo com a sua persona e o público alvo.

Há muito tempo, estes influenciadores eram atores famosos e eles atingiam o seu público em propagandas propriamente ditas ou em merchandising dentro dos programas de televisão aberta e fechada.

Hoje, com a evolução tecnológica, o perfil de influenciadores mudou, e a forma de atingir o público ficou muito mais prática e direta. Isso porque, eles tem contato direto com os seus seguidores nas redes sociais, e as pessoas atingidas pelo seu produto são muito mais qualificadas.

Por exemplo: Se você tem uma empresa que oferece produtos pensando em bem-estar e na vida saudável e fitness, o ideal é que busque algum influenciador que fale diretamente com este público.

Ou seja, professores de educação física, personal trainer, nutricionistas, dentre outros relacionados a essas áreas. Não adiantará você escolher um dentista ou um veterinário para falar sobre o seu produto que tem outro foco.

Digital influencer em sua estratégia - Mulher influenciadora atrás de uma ringlight

Digital influencer em sua estratégia

O que são influencers e por que apostar?

O chamado digital influencer, ou apenas influencers são pessoas que se tornaram famosas por alguma razão, e conseguiram o seu reconhecimento devido a sua representatividade nas redes sociais, tais como: Celebridades virtuais, Youtubers, Podcasters ou Blogueiros e quem apresenta outros tipos de conteúdos nas redes sociais.

O mundo das redes sociais, Youtubers e Streamers facilitou demais a conexão direta entre o público e essas celebridades. Isso porque, os influenciadores respondem diretamente para os seus fãs e haters através de suas redes sociais.

O que tornou essa relação ainda mais estreita foi a partir do momento em que as redes começaram a liberar os stories, onde em pequenos vídeos a pessoa interage com o seu público, ou para contar algo de sua vida pessoal, abrir caixa de perguntas, enquetes, para ganhar ainda mais relevância, ou então para apresentar algum produto que gostou ou que fechou parceria.

É importante que a parceria entre marca e influenciador seja feita de forma saudável, deixando tudo bem claro para que não haja problemas mais na frente.

O influenciador não precisa ser necessariamente famoso, se ele tiver uma quantidade considerável de seguidores e relevância em relação ao seu produto.

Para fechar uma parceria deve haver comum acordo. Ou seja, mesmo que os influenciadores sejam pagos ou aceitem receber o seu produto, ele deve concordar com a ideia de sua marca e utilizar o produto, porque quando a mensagem for transmitida será mais sincera.

Como um digital influencer pode estar presente em suas estratégias de marketing digital?

1. Tenha um planejamento

Assim como em toda estratégia de Marketing Digital, para fechar parceria com um influenciador é importante que você também faça um planejamento, para não gastar dinheiro atoa.

Primeiramente, trace algumas coisas, como: Objetivo, orçamento disponível, de que forma seu empreendimento vai trabalhar essa parceria e qual o nicho que você quer atingir.

2. Feche uma parceria

Sabendo qual público sua marca deseja impactar, o próximo passo é que você busque alguém que tenha um público igual ou semelhante ao seu.

Sendo assim, vale ressaltar qual a linguagem que ele usa para se comunicar. É fundamental que ele(a) tenha uma linguagem minimamente parecida com a de sua empresa. Outra coisa que você deve fazer é pensar se vale a pena o investimento naquele influencer.

Isso porque, de alguma forma deverá haver algum retorno e não apenas prejuízo. Além disso, você deve definir como será feito o pagamento e sobre os direitos do uso de conteúdo e de imagem. Todos os posts feitos devem haver uma indicação de publicidade.

3. Trace uma estratégia de trabalho em parceria com o influenciador

Após fechar a parceria, você deverá formalizar um acordo com o influenciador, estruturando a ação de divulgação e alinhando em conjunto as expectativas da empresa e exigir exclusividade.

Além disso, sua equipe de marketing deve estar alinhada com o influencer para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Transparência é fundamental, então deixe tudo muito claro para o influenciador sobre qual o objetivo da marca e o que você precisa que ele produza. Fale também sobre os valores e ideias de sua marca para que ele possa ter mais profundidade de onde está entrando.

4. Você passa a ideia, mas a criação parte do influenciador

Deixe que o influencer utilize sua liberdade criativa. Quanto mais ficar com a cara e criatividade da pessoa, mais natural sairá o conteúdo.

Você pode direcioná-lo, mas deixe o conteúdo totalmente por conta dele, afinal, ele conhece os seus seguidores, público e sabe como se comunicar com eles.

O que é marketing de influência- Imã atraindo reações das redes sociais

O que é marketing de influência?

O que é o Marketing de influência?

O marketing de influência serve para dar engajamento para pessoas que sejam referência em suas áreas no cenário virtual.

Isso acontece cada vez mais. Basta ver em suas redes sociais, as publicações patrocinadas que aparecem em sua timeline. Provavelmente você foi impactado(a) por essas pessoas por buscar assuntos semelhantes em suas redes sociais.

Normalmente, o influencer não irá falar diretamente para você adquirir o produto ou o serviço, as coisas são feitas de forma mais natural. Ou seja, ele vai conversar com o seu público, falar os benefícios de tal serviço ou produto e fica a critério do consumidor adquirir ou não.

Objetivos para utilizar influencers no Marketing digital

Normalmente, você define primeiramente a persona que você pretende atingir juntamente ao objetivo.

Podem ser estes:

  • Reconhecimento de marca
  • Gerar leads para serem trabalhados
  • Crescimento digital da empresa
  • Vendas de produtos no e-commerce

A estratégia deve ser traçada a medida que você vai avançando no funil de vendas. Isso porque, como dito acima, o influenciador que você escolher terá que usar o seu produto e se identificar com a sua marca.

Que tipo de influencer contratar?

Que tipo de influencer contratar?

Que tipo de influencer usar?

Como citado anteriormente, não há nenhum problema uma pessoa acompanhar Youtubers de futebol, como: Fred dos Desimpedidos e Raquel Freestyle e ao mesmo tempo acompanhar Nathalia Arcuri e se interessar por economia.

Você deve escolher o influenciador do nicho certo e compatível ao de sua empresa, para que ele atinja um público mais qualificado e que tenha mais chances de trafegar em seu site, comprar seu produto e/ou contratar os seus serviços.

Há alguns tipos de influencers

Top Celeb

Todos conhecem essa celebridade, mas não necessariamente tem ligação direta com a sua marca. São excelentes para gerar awareness, entretanto, não são qualificados para vender mais.

Fit celeb

Todos conhecem, e tem de alguma forma conexão com o seu mercado. Porém, como nem tudo é perfeito, é necessário um investimento alto para a contratação deste.

Autoridade

Este sabe perfeitamente sobre o que está falando, tem grande relevância sobre o público-alvo e a sua palavra vale muito

Jornalistas

A utilização de jornalistas influencers no marketing digital tem se tornado cada vez mais comuns. Isso porque são figuras que passam uma confiabilidade maior e que também se expressa muito bem.

Juntos, vamos impulsionar seu negócio para o próximo nível