Marketing no WhatsApp: Veja algumas dicas para impulsionar seu negócio

Publicado em: 19 de outubro de 2022

Marketing no WhatsApp

Marketing no WhatsApp: Veja algumas dicas para impulsionar seu negócio

Para quem está iniciando um negócio, o Marketing no WhatsApp pode ser uma excelente estratégia. Isso porque, é uma das maneiras mais práticas de se vender e te aproximar do seu público. Além disso, para movimentar campanhas e estratégias desta forma, o gasto é muito menor, por exemplo, do que em campanhas de tráfego pago no Facebook.

Segundo a empresa especialista em análise de mercado App Annie, essa é a rede social que conta com a maior quantidade de usuários ativos por mês.

Há muitas pessoas que não considerem o WhatsApp uma rede social, porém, de certa forma ele é sim. Você pode utilizá-lo para fazer marketing e vender.

O WhatsApp assumiu em Setembro de 2018 a ponta do ranking de redes mais utilizadas. E mais, um dos países que mais utiliza é o Brasil.

Vendo a proporção de popularidade que a rede se tornou, no mesmo ano foi lançado o WhatsApp Business.

Este aplicativo foi criado com o intuito de separar o seu número pessoal do seu negócio.

O que é o Business? Como utilizá-lo para Marketing no WhatsApp?

Você provavelmente quando entrou em contato com algum restaurante delivery por WhatsApp, com certeza viu a mensagem “você está conversando com uma conta comercial”, certo?

A conta com quem você está conversando é de um usuário do WhatsApp Business.

O WhatsApp convencional não tem as mesmas funcionalidades que o Business e não é bom para o seu negócio.

Além disso, ter uma conta no Business, deixa o seu negócio com o ar mais profissional.

Business whatsapp

Business whatsapp

Há dois tipos de conta no Business:

Comercial regular

Essa conta te dá os primeiros passos para que você tenha acesso a algumas ferramentas. Entretanto, não garante que a marca da conta pertença a você.

Comercial oficial

Com este tipo de conta empresarial você recebe uma verificação do WhatsApp, confirmando que de fato que você é o proprietário da marca.

Esse reconhecimento fica configurado na aparição de um ícone verde ao lado do nome da marca, no cabeçalho das conversas.

Confirmada

Este modelo tem os mesmos benefícios da conta comercial regular, porém ela é confirmada com um símbolo cinza ao lado do número vinculado a ela.

E o chat?

A interface e o próprio chat de um para o outro não muda praticamente nada, entretanto, há algumas funções que você pode encontrar que são diferentes.

Editar perfil

No perfil tem como você acrescentar algumas informações, como o endereço do estabelecimento, horário de atendimento, e até colocar alguns produtos de sua vitrine.

Sendo assim, você já economiza o seu tempo na hora de responder algumas perguntas repetidas.

Usar etiquetas

Há a opção da utilização de tags com nomes e cores para separar os assuntos ou tipos de clientes.

Utilização de respostas automáticas

Quando você não puder responder para o seu cliente, ou o seu horário de atendimento estiver encerrado é possível deixar uma resposta automática, alertando-os de que responderá assim que possível.

Respostas curtas

A conta comercial do WhatsApp permite que você armazene suas respostas que já foram dadas anteriormente.

O que é marketing no WhatsApp

O WhatsApp Marketing é uma estratégia que faz do aplicativo um canal específico para marcas e empresas ampliarem o alcance e se aproximarem de seu público.

Sendo assim, o que antes servia apenas para mensagens, tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing.

O App é tão prático que é mais utilizado para a comunicação atualmente do que as próprias ligações ou SMS. Ele proporciona para você uma forma interativa e mais pessoal de conversar com o seu público.

Além disso, é uma maneira muito prática de trabalhar o seu marketing digital.

Outra arma poderosa que pode ser utilizada para os seus negócios são os status, que aparecem no mesmo formato dos Stories do Instagram.

Quais as vantagens Marketing no WhatsApp?

Praticidade

O celular está constantemente em nossas mãos, e na maior parte do tempo em que estamos com ele, é o WhatsApp aberto.

Sendo assim, por ser uma forma de contato tão rápida, se torna uma forma de marketing bastante prática.

Comodidade

Com o WhatsApp Business, você pode utilizá-lo tanto do notebook, quanto de seu smartphone.

Por conta disso, você pode trabalhar sem sair de casa e de seu conforto.

Como ter sucesso com Marketing no WhatsApp?

Assim como em todos os tipos de estratégia de Marketing, o primeiro passo que você deve tomar é traçar metas e se questionar.

  • Qual o meu objetivo?
  • O que devo fazer para mostrar a cara da minha marca?
  • Qual retorno eu terei?

Vale ressaltar que você deve ser paciente, que dificilmente as coisas acontecem da noite para o dia. Ou seja, paciência significa persistência, não desistir na primeira crise ou na primeira turbulência que aparecer.

A estratégia do WhatsApp pode ser considerado versátil, assim como o e-mail marketing. Porém, conta com uma pequena diferença:

Nem sempre abrimos nossos e-mails, já o WhatsApp é aberto diariamente o tempo todo.

Comunicação com o cliente

O WhatsApp permite que você tenha uma relação mais humanizada e menos robótica com o seu cliente, aproximando-se do pessoal.

O App dá ferramentas como poder enviar as fotos do produto em tempo real, mandar vídeos, mandar áudios e até fazer chamadas diretamente com o seu cliente por áudio ou vídeo.

Dê auxílio ao seu cliente

O bom relacionamento com os clientes é uma das coisas que quem está iniciando o seu negócio mais tem dificuldade em manter.

Isso porque, quer apenas vender o seu produto e não pensa no depois.

A partir do momento que você concretizou a venda de seu produto, se o seu cliente precisar de seu auxílio, tiver dúvidas sobre a forma de uso, ou outras dúvidas; Dê atenção ao seu cliente, lembre-se que ele pode voltar a comprar com você. Afinal, você não quer comercializar o seu produto apenas uma vez para ele, não é mesmo?

Você não conquista a sua clientela apenas pelo Marketing, a atitude que você tem em relação a eles também conta.

Outra grande dica para você se manter próximo de seu cliente é pedir para ele salvar o seu contato comercial. Isso trará a ele promoções nos Status, e você ainda pode oferecer materiais exclusivos, como e-books por exemplo.

Faça a divulgação de seus novos produtos ou serviços

Ainda em cima da dica anterior, você pode fazer a divulgação de novos produtos, serviços ou até ofertas dentro dos Status, ou enviando mensagens diretamente para o seu público quente.

Mas lembre-se: Não exagere na divulgação e na propaganda dentro das mensagens para os seus clientes, isso o tornará chato e aparentará ser Spam.

Aumente as conexões de suas estratégias

Já é certo que o WhatsApp é uma excelente forma de trabalhar com Marketing, mas porque não aproveitar essa divulgação por exemplo para ligar com os anúncios de Google Ads?

Planeje-se estrategicamente

Planejar as suas ações é fundamental para qualquer estratégia de Marketing. É ainda mais importante quando o canal de comunicação é tão pessoal.

Sendo assim, você precisará pensar em:

      • Quais os tipos de conteúdos relevantes para enviar para o cliente. (Foto de ofertas e novos produtos, vídeos, etc).
      • Os melhores horários para enviar esses conteúdos
      • Enviar estes conteúdos apenas em ocasiões especiais

Mantenha contato com quem já é cliente

Como foi citado acima, é fundamental que você mantenha um laço com o seu cliente. Ele se sentirá abraçado, e saberá que está recebendo um atendimento e produtos de qualidade.

Dê para o seu nicho o serviço de atendimento ao cliente por WhatsApp

Ter um SAC por WhatsApp para o seu público é fundamental. Aproveite algumas respostas automáticas e monte o seu próprio SAC, assim economizará tempo e atenderá os seus clientes de forma mais ágil.

Um atendimento desta forma via WhatsApp é essencial porque tem um caráter imediatista, o cliente já recebendo a resposta que precisa saberá o que fazer.

Venda diretamente pelo aplicativo

Providencie um catálogo em PDF, landing pages ou e-commerce para que os clientes possam analisar minuciosamente o que irão querer.

Logo após, através da troca de mensagens, fale sobre a disponibilidade dos produtos, se há a opção de reserva e explique como realizar o pagamento na loja.

Foque no pós-venda

Após o cliente realizar a compra, exerça um trabalho de pós-venda, perguntando se recebeu um bom atendimento, como foi a experiência.

E junto ao cliente faça um acompanhamento da entrega do produto, se mantenha ativo e sempre à disposição de seu cliente.

Isso fortalecerá os laços entre vocês e este tipo de atitude pode estreitar a relação entre o público e sua empresa.

Por fim, para você que nunca trabalhou anteriormente com Marketing digital, o WhatsApp é uma excelente porta de entrada. Além disso, com o tempo você irá aprendendo novos feelings e novas técnicas de vendas.

Entretanto, é necessário que utilize essas técnicas da maneira mais sábia e de acordo com as necessidades de sua empresa.

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