Publicado em: 8 de março de 2023
Investir em marketing para concessionárias é essencialmente importante, e a We Digital está aqui para provar isso
O mundo automotivo sempre permitiu aos donos de fabricantes e revendedores de usarem e abusarem da criatividade. Por conta disso, o marketing para concessionárias é a alma do negócio, afinal, o seu público-alvo é bastante amplo e dá para explorá-lo de várias maneiras possíveis.
Com a evolução tecnológica e a chegada do marketing digital no mercado, junto às redes sociais, isso se tornou ainda mais importante. Nós, da We Digital podemos afirmar isso, afinal, somos uma agência especializada e atuamos com diversos clientes deste nicho. Assim, além de trazer novos clientes para você, também terá um número maior de conversões e uma lista recheada de leads para que possa entrar em contato e cuide apenas da parte de negociações diretas com o cliente.
Aplicar estratégias de marketing digital, fugindo do óbvio, e usando a criatividade é cada vez mais indispensável, esclarecendo todas as dúvidas de seu cliente e ao mesmo tempo sendo atrativo.
Por que investir em marketing digital para concessionárias?
Atualmente, quando se pesquisa preços, o primeiro lugar onde vamos é a internet. Sendo assim, se o cliente tem interesse em algum veículo em específico irá pesquisar pelo termo “Chevrolet Ônix Preço”, por exemplo. É aí que o Google Ads e o SEO de sua empresa devem estar em dia, isso porque, quanto melhor ranqueado estiver a sua página, maiores as chances de acesso e consequentemente de conversão.
Além disso, é fundamentalmente importante que você tenha no topo de sua página, no menu e na parte inferior suas redes sociais. Assim, será mais uma forma de seu cliente entrar em contato com você.
O marketing digital é um conjunto de ações e campanhas feitas utilizando os meios disponíveis da internet para divulgação de marca, produtos e serviços.
Este investimento tem cada vez mais ganhado força e popularidade, afinal, quem ainda não investe está ficando para trás e vendo a concorrência atrair mais clientes.
Mesmo se você não possuir um blog, é importante que tenha ao menos redes sociais e promova campanhas de tráfego local. Assim, pessoas próximas à sua concessionária poderão ter um acesso mais fácil e aberto.
De acordo com dados do IBGE, mais de 63% dos lares brasileiros são conectados, dessa forma, todos tem acesso ao marketing digital.
Entretanto, isso não quer dizer que a publicidade em massa deve migrar da TV para as telas de computadores, tablets e smartphones.
O mundo digital proporcionou para essas empresas que já tem espaços em outdoors, televisões e rádio, de terem outros meios de comunicação com o seu cliente, inclusive mais próximo, tendo em vista que as redes sociais permitem a interação.
Dentro do mercado automotivo, o marketing digital significa a adequação de meios de oferecer uma frota e repensar os formatos de atendimento. Pensando na prática, é necessário aprender e usar o mundo digital para posicionar melhor a sua marca.
Anteriormente, a maioria dos atendimentos eram feitos olho no olho. No entanto, com o marketing digital e o atendimento via WhatsApp é possível enviar fotos e vídeos do veículo, além de trocar mensagens de forma mais prática, seja por texto ou por áudio.
Veja abaixo algumas coisas que precisam ser feitas para que você possa fazer da melhor forma possível o Marketing para concessionária
1. Melhore o seu site
As páginas de rede social e o site da concessionária, representam a imagem dela no mundo virtual. Por conta disso, ele deve oferecer mais do que apenas a listagem de carros que estão disponíveis em estoque. Isso porque, o site é um grande aliado para conquistar cliques de clientes que não chegariam ao seu negócio se não o descobrissem pela internet.
Para isso, tudo deve ser pensado, desde a navegabilidade, até a simplicidade e interatividade dentro do site. A maioria das pessoas navegam através de dispositivos móveis. É por isso que você deve construir páginas leve e com curto tempo de carregamento. Assim, eles terão uma ótima experiência. Afinal, sabemos que as pessoas que estão pela internet buscam praticidade e objetividade, e não tem muita paciência para ficar esperando páginas com longa duração de carregamento.
2. Crie um blog dentro de seu site
O blog é uma forma essencial de você agregar valor aos seus clientes. Utilizando estratégias de SEO, você consegue gerar tráfego dentro dos seus conteúdos. Além disso, é utilizada a estratégia de linkbuilding, assim, você poderá utilizar CTA (Call to Action), para levar o seu leitor até a página de formulário ou do contato de WhatsApp. Com isso, as chances de conversão crescem.
Quem compra um carro pela primeira vez tem dores, como burocracias, valores, quais carros são melhores para iniciar, entre outras. Tendo um blog, você pode tirar todas as dúvidas de seu cliente, trazer mais segurança para ele e mostrar o que você tem em sua loja que pode resolver essas dores do mesmo.
Para isso, deve haver planejamento, para que o canal sempre esteja atualizado. Faça uma pesquisa junto ao público e à sua equipe de vendedores. Quais são as principais dúvidas que seu consumidor tem na hora de trocar o carro, o que ele deve buscar, ou evitar, etc.
Por fim, deixe uma área de comentários, assim, os clientes podem interagir ao seu post. Lembre-se: Deixe os comentários restritos para que possa moderar. Assim, evitará Spam, comentários negativos, ou concorrentes tentando se passar por seus vendedores.
Como citamos anteriormente, as redes sociais são o meio perfeito para que você possa entrar em contato direto com o seu cliente.
Isso pode ocorrer tanto em comentários de Instagram e Facebook, quanto por WhatsApp para concretizar a venda.
Além disso, o e-mail é uma poderosa ferramenta que ainda é utilizada até os dias de hoje para fazer marketing.
Para uma boa campanha de marketing para concessionárias, bons anúncios são necessários
A gestão de tráfego exige investimento, e mas também, quando o retorno vem é satisfatório. Fazer anúncios utilizando o Facebook Ads, principalmente com a intenção do preenchimento de formulário e chamadas no WhatsApp, são o diferencial para este tipo de negócio.
Nós, da We Digital oferecemos serviços para concessionárias e consequentemente trazemos novos clientes para que possam continuar evoluindo e crescendo a cada dia.
No entanto, não basta um bom anúncio se não houver um bom atendimento, portanto, cuide bem de seu lead e faça com que ele se torne um cliente.
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