Newsletter: O que é? Como usar em minha estratégia?

Publicado em: 13 de julho de 2022

Newsletter: O que é? Como usar em minha estratégia?

Quer saber o que é uma newsletter? Neste artigo você verá como funciona, de que forma você pode utilizar em sua estratégia e como fazer.

A melhor tradução para newsletter é um boletim informativo, ou periódico de novidades. Este tipo de informação pode ser passada por diversos meios: Os mais comuns são e-mails e redes sociais, como o LinkedIn. Desta forma, os boletins são sempre comerciais. Entretanto, eles podem tratar de diferentes assuntos, por exemplo: últimas notícias e os destaques da semana/mês.

Para realizar essa estratégia, empresas publicam boletins informativos periodicamente para quem assina para receber os mesmos. Por exemplo, no caso de uma empresa do ramo de economia, a empresa publicará sobre notícias dentro deste nicho ou algum case de sucesso.

Além disso, nestes boletins podem ser publicados também eventos que acontecerão, como por exemplo palestras, quais temas serão abordados nela e quem palestrará.

Por conta disso, não é atoa que o e-mail marketing seja a melhor estratégia para tal. Isso porque ela é muito ágil e prática.

Com uma newsletter você atinge todas as partes do seu funil de vendas, desde a captação de lead até realizar alguma venda.

Anteriormente, fizemos um artigo sobre marketing de conteúdo, a importância de produzir conteúdos de relevância, o porquê usar estratégia de SEO, etc. Dito isso, vale dizer que a Newsletter está inserida dentro dessa parte do marketing de conteúdo.

Mas você sabe como produzir informações relevantes de forma periódica que sempre agregue algo a mais para o seu leitor? Bom… Neste texto falaremos tudo o que você precisa saber sobre uma newsletter.

O que é uma newsletter e como ela funciona?

Como citamos anteriormente, o newsletter trata-se de um boletim informativo ou periódico de novidades. Desta forma, o e-mail é o meio mais utilizado para aplicar essa estratégia, seguido do linkedIn, trazendo sempre algo novo para o leitor.

Dentro do Marketing digital, entretanto, essa estratégia abrange diferentes formas de utilizar essa estratégia, como:

  • Lançamento de novos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa
  • Últimas notícias do nicho ao qual a empresa atua, como por exemplo em uma Agência de Marketing, as novidades no mundo do marketing digital
  • Ofertas especiais de alguns produtos ou serviços
  • Posts mais lidos ou um breve resumo sobre o seu post da semana no blog de sua empresa

Após definir quais estratégias utilizar em sua newsletter, precisa definir qual será a frequência que você fará e começar a enviar para os seus leads. Fazendo isso, sua empresa manterá sempre seu lead informado sobre o que acontece de novo em sua empresa e dentro do setor.

Além disso, com a newsletter você mostra para o seu lead quem é a sua marca, deixando-a sempre como destaque.

Afinal, quando alguém assinar o seu boletim informativo, irá lembrar de cara sobre quem é a sua empresa.

Benefícios de enviar newsletter

Benefícios de enviar newsletter

Quais os benefícios de enviar esse tipo de conteúdo?

A Newsletter pode ser considerada um dos principais pilares de nutrir os seus leads. Além disso, é uma forma prática de informar o seu público mesmo sem que ele acesse o seu site.

Além disso, com a newsletter sua marca se destaca. Isso porque você estará sempre evidenciando suas ofertas ou incentivando o seu cliente a conferir os seus novos produtos.

Quando você tem uma frequência, e o período é sempre o mesmo, você evita de ser chato ou invasivo, uma vez por semana, por mês ou há cada 15 dias, são bons intervalos para fazer este tipo de envio.

Entretanto, você deve entender que para uma boa newsletter não precisa apenas manter uma relevância alta.

Veja abaixo alguns fatores ajudam sua empresa a ter alta em conversões.

Se comunicar com clientes estreita as relações

Manter uma relação próxima com o cliente, principalmente se for para informá-lo. Com este contato mais próximo você mantém a sua base de clientes.

Além disso, estreitar relações faz com que você fortaleça a relação com cada um de seus clientes.

Cuidar e fortalecer a relação empresa/cliente, gera ainda mais interesse em produtos ou serviços. Isso porque, você mostra constantemente para ele que sua empresa está em evolução.

Com a newsletter você pode otimizar o seu processo de vendas

O informativo é uma ótima maneira de fazer suas vendas alavancarem, somando-se a quantidade de inscritos.

No entanto, é importante que você faça uma análise cuidadosa dos resultados para perceber a diferença.

Ou seja, você só consegue ter noção de que as vendas estão melhorando quando avalia quantos e-mails foram abertos, quantos cliques teve na newsletter, a quantidade de inscrições canceladas e principalmente a taxa de conversão.

Com essa base, você pode ter noção da performance desta estratégia.

Para fazer uma newsletter você terá um excelente custo-benefício

Investindo em uma newsletter, você gastará bem menos do que em muitas outras estratégias. Sendo assim, ela é uma das que você terá o melhor custo-benefício.

Diferença entre newsletter e Spam

Diferença entre newsletter e Spam

Qual a diferença entre newsletter e spam?

A diferença parte do princípio de que: Para você receber uma newsletter é necessário que você cadastre seu e-mail dentro da plataforma da empresa. Com isso, o cliente autoriza que você envie aquele conteúdo para ele.

O spam por outro lado, é enviado de forma invasiva e sem a intenção do cliente receber. O caráter destes e-mails normalmente vem em formato de propaganda.

Veja algumas dicas para você fazer uma boa newsletter

Como a newsletter é um meio de comunicação digital, ela deve ter umlayout atraente, e a leitura deve clean. Ou seja, o texto não pode ser muito poluído.

Além disso, é importante que você crie um calendário de editorias, para organizar tanto a frequência quanto o segmento de seus conteúdos.

Quando o cliente se identifica com a sua marca, é comum que ele se torne ansioso para receber a próxima. Desta forma, seja criativo, pense em alternativas, veja como o público se comporta através de testes.

Para essas estratégias, são disponibilizadas ferramentas para que você dispare de forma prática. Uma das mais conhecidas no mercado é a MailChimp. Com ela, você pode cadastrar até dois mil contatos e disparar até 10 mil e-mails por mês. O limite diário do aplicativo são 2 mil disparos.

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