Publicado em: 13 de setembro de 2022
Definir um orçamento de marketing digital para a sua empresa, é o primeiro passo que você deve tomar nessa estratégia
Antes de iniciar a sua estratégia no meio virtual, é necessário que você predetermine o quanto quer investir no orçamento de marketing digital. Para isso, você conhecerá mais de uma maneira de desenhar e traçar o seu orçamento neste meio.
O Marketing digital atualmente é uma das, se não a arma mais poderosa na atualidade. Entretanto, muitas empresas ainda não estão dispostas a investir nisso. Afinal, investir, significa correr riscos, e assim, com medo de perder dinheiro, deixam de ganhar.
Em outras situações, as empresas simplesmente acham que para iniciar o seu negócio no meio digital, o físico irá ser largado de lado ou esquecido. No entanto, não é assim que a banda toca.
Isso porque, se investe em mercadorias, por que não tentar algo que possa trazer mais pessoas para conhecê-las? Mas, para isso, será necessário que você organize o seu orçamento de marketing digital para sua empresa.
Abrir a mente para entrar no marketing digital, é pensar fora da caixa, tentar fazer a diferença e mudar de vez o destino de sua empresa.
Muitas empresas se reergueram e se reencontraram dentro deste meio. Tendo em vista tantos cases de sucesso, é fundamental que você também faça isso. Porém, de forma irresponsável.
Quais são os dois tipos de orçamento dentro do marketing digital?
Você pode definir dois tipos de orçamento para o marketing digital de sua empresa. Neste caso, são essas:
1. Quando a própria diretoria da empresa define o orçamento.
2. Quando a equipe de marketing sugere o orçamento e aguarda a aprovação da diretoria.
O mais comum é a primeira alternativa. Ou seja, a diretoria adota um orçamento exclusivamente para o marketing digital da empresa.
Por outro lado, no segundo caso o próprio marketing digital é o ponto de partida. Ou seja, ocorre através dos objetivos da empresa com a área. Dessa forma, a equipe de marketing indica o que é necessário para que a empresa atinja os números desejados.
Normalmente a equipe de marketing prevê um orçamento e solicita para a diretoria, aguardando a aprovação dos superiores. Este modelo, geralmente funciona quando a empresa nunca trabalhou com marketing digital e é algo totalmente novo. Com isso, a área de marketing faz um levantamento e traz para a diretoria uma sugestão, esperando a aprovação dos mesmos.
De que maneira a empresa deve definir este orçamento?
Partindo do princípio, a diretoria define uma verba exclusivamente para o Marketing Digital. Geralmente, em empresas menores, a pratica mais comum é pegar uma parte do faturamento (que varia entre 3 e 5% e seja direcionada para investir em marketing digital.
No entanto, é possível fazer isso de maneiras mais assertivas, para definir o que é importante ou não para o seu negócio.
1. Faça a análise do histórico de vendas e trace uma expectativa
Se você se basear no histórico da empresa em relação aos últimos meses, poderá te dar uma perspectiva de crescimento aceitável para os próximos, ou para o próximo ano. No entanto, deve entender que podem haver variáveis de acordo com a forma que a economia se desenvolve. Além disso, deve-se levar em conta a competência da equipe de marketing.
Para isso, defina metas. É importante que ouse, esperando que venha um pouco abaixo da meta ousada. No entanto, se chegar a estes números, irá superar as expectativas.
2. Veja qual é a margem que você investirá para cada produto e a disponibilidade de orçamento para o marketing digital
Antes de você saber o quanto gastará com o marketing digital, é fundamental que você saiba primeiramente qual é a margem disponível.
Veja primeiro qual é a receita média por venda que a sua empresa tem. Caso o seu modelo seja por assinatura, é importante que você estruture o tempo que cada cliente fica na sua empresa, para assim, você traçar um valor total.
Logo após, você precisa calcular o quanto você gasta em média para entregar tudo o que prometeu durante a venda. Com isso, você juntará todos os custos, com exceção ao de marketing (deve ter junto a matéria-prima) e divida pelo número de vendas, para que veja o quanto se gasta em cada venda.
O valor que sobrar será basicamente o que você tem por magem de venda. E assim, será avaliado o quanto sua empresa está disposta a investir em marketing digital.
No entanto, você precisa comparar em relação as outras prioridades para definir um denominador comum.
3. Faça o cruzamento das informações anteriores para que você saiba quanto irá investir no marketing digital
Se já tem em mente quantas vendas irá fazer, e até quanto poderá investir em marketing por venda, basta que você multiplique um pelo outro, e assim, você saberá o valor total que você terá de marketing digital.
Como a diretoria avalia o orçamento solicitado pela equipe de marketing digital?
Para este segundo caso, a diretoria irá ver se é viável os valores que foram solicitados pela equipe de Marketing. Dessa forma, mais uma vez deve-se usar cálculos matemáticos. Para isso, primeiro é necessário que identifique a margem que a empresa terá de acrescentar aos custos.
As empresas que querem crescer mais rápido, é comum que a margem de lucro por venda seja mais baixas, em algumas situações inclusive negativas no curto prazo.
Entretanto, o ideal é que as empresas iniciem com os pés no chão, para evitar gastos desnecessários e fazerem a longo prazo esses investimentos valerem a pena.
Isso porque, o que uma empresa mais busca é o tão sonhado ROI.
Busca uma Agência de Marketing Digital que faça o seu negócio crescer em diversas áreas?
Confie em nós, da Agência We Digital. Contamos com equipes especializadas em SEO, Social Media, Gestão de Tráfego, criação de sites, entre outras especificações.
Se você busca crescer no meio digital, somos exatamente o que você precisa. Quer saber como? Basta que você preencha o formulário ao final dessa página.
Quer conferir outros conteúdos como este? Basta que você acesse o nosso blog.