Orçamento de Marketing Digital para sua empresa: Como definir

Publicado em: 13 de setembro de 2022

Orçamento de marketing digital para sua empresa: Como calcular?

Definir um orçamento de marketing digital para a sua empresa, é o primeiro passo que você deve tomar nessa estratégia

Antes de iniciar a sua estratégia no meio virtual, é necessário que você predetermine o quanto quer investir no orçamento de marketing digital. Para isso, você conhecerá mais de uma maneira de desenhar e traçar o seu orçamento neste meio.

O Marketing digital atualmente é uma das, se não a arma mais poderosa na atualidade. Entretanto, muitas empresas ainda não estão dispostas a investir nisso. Afinal, investir, significa correr riscos, e assim, com medo de perder dinheiro, deixam de ganhar.

Em outras situações, as empresas simplesmente acham que para iniciar o seu negócio no meio digital, o físico irá ser largado de lado ou esquecido. No entanto, não é assim que a banda toca.

Isso porque, se investe em mercadorias, por que não tentar algo que possa trazer mais pessoas para conhecê-las? Mas, para isso, será necessário que você organize o seu orçamento de marketing digital para sua empresa.

Abrir a mente para entrar no marketing digital, é pensar fora da caixa, tentar fazer a diferença e mudar de vez o destino de sua empresa.

Muitas empresas se reergueram e se reencontraram dentro deste meio. Tendo em vista tantos cases de sucesso, é fundamental que você também faça isso. Porém, de forma irresponsável.

Quais são os dois tipos de orçamento dentro do marketing digital?

Você pode definir dois tipos de orçamento para o marketing digital de sua empresa. Neste caso, são essas:

1. Quando a própria diretoria da empresa define o orçamento.
2. Quando a equipe de marketing sugere o orçamento e aguarda a aprovação da diretoria.

O mais comum é a primeira alternativa. Ou seja, a diretoria adota um orçamento exclusivamente para o marketing digital da empresa.

Por outro lado, no segundo caso o próprio marketing digital é o ponto de partida. Ou seja, ocorre através dos objetivos da empresa com a área. Dessa forma, a equipe de marketing indica o que é necessário para que a empresa atinja os números desejados.

Normalmente a equipe de marketing prevê um orçamento e solicita para a diretoria, aguardando a aprovação dos superiores. Este modelo, geralmente funciona quando a empresa nunca trabalhou com marketing digital e é algo totalmente novo. Com isso, a área de marketing faz um levantamento e traz para a diretoria uma sugestão, esperando a aprovação dos mesmos.

É importante que faça os cálculos na ponta do lápis

É importante que faça os cálculos na ponta do lápis

De que maneira a empresa deve definir este orçamento?

Partindo do princípio, a diretoria define uma verba exclusivamente para o Marketing Digital. Geralmente, em empresas menores, a pratica mais comum é pegar uma parte do faturamento (que varia entre 3 e 5% e seja direcionada para investir em marketing digital.

No entanto, é possível fazer isso de maneiras mais assertivas, para definir o que é importante ou não para o seu negócio.

1. Faça a análise do histórico de vendas e trace uma expectativa

Se você se basear no histórico da empresa em relação aos últimos meses, poderá te dar uma perspectiva de crescimento aceitável para os próximos, ou para o próximo ano. No entanto, deve entender que podem haver variáveis de acordo com a forma que a economia se desenvolve. Além disso, deve-se levar em conta a competência da equipe de marketing.

Para isso, defina metas. É importante que ouse, esperando que venha um pouco abaixo da meta ousada. No entanto, se chegar a estes números, irá superar as expectativas.

2. Veja qual é a margem que você investirá para cada produto e a disponibilidade de orçamento para o marketing digital

Antes de você saber o quanto gastará com o marketing digital, é fundamental que você saiba primeiramente qual é a margem disponível.

Veja primeiro qual é a receita média por venda que a sua empresa tem. Caso o seu modelo seja por assinatura, é importante que você estruture o tempo que cada cliente fica na sua empresa, para assim, você traçar um valor total.

Logo após, você precisa calcular o quanto você gasta em média para entregar tudo o que prometeu durante a venda. Com isso, você juntará todos os custos, com exceção ao de marketing (deve ter junto a matéria-prima) e divida pelo número de vendas, para que veja o quanto se gasta em cada venda.

O valor que sobrar será basicamente o que você tem por magem de venda. E assim, será avaliado o quanto sua empresa está disposta a investir em marketing digital.

No entanto, você precisa comparar em relação as outras prioridades para definir um denominador comum.

3. Faça o cruzamento das informações anteriores para que você saiba quanto irá investir no marketing digital

Se já tem em mente quantas vendas irá fazer, e até quanto poderá investir em marketing por venda, basta que você multiplique um pelo outro, e assim, você saberá o valor total que você terá de marketing digital.

No caso da equipe de marketing ela solicitará o orçamento para a diretoria

No caso da equipe de marketing ela solicitará o orçamento para a diretoria

Como a diretoria avalia o orçamento solicitado pela equipe de marketing digital?

Para este segundo caso, a diretoria irá ver se é viável os valores que foram solicitados pela equipe de Marketing. Dessa forma, mais uma vez deve-se usar cálculos matemáticos. Para isso, primeiro é necessário que identifique a margem que a empresa terá de acrescentar aos custos.

As empresas que querem crescer mais rápido, é comum que a margem de lucro por venda seja mais baixas, em algumas situações inclusive negativas no curto prazo.

Entretanto, o ideal é que as empresas iniciem com os pés no chão, para evitar gastos desnecessários e fazerem a longo prazo esses investimentos valerem a pena.

Isso porque, o que uma empresa mais busca é o tão sonhado ROI.

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