Plano de marketing para Black Friday

Publicado em: 7 de novembro de 2022

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Neste post você verá tudo o que precisa saber sobre como fazer um Plano de marketing para Black Friday

Chegou Novembro, um dos meses mais esperados do ano para o comércio. Por conta disso, é de suma importância que sua empresa faça um Plano de marketing para Black Friday. Assim, montando uma boa estratégia, seu negócio explodirá de vendas.

Fazer essa oferta, é uma excelente possibilidade de sua empresa fechar o ano com chave de ouro, no azul, para isso, você deve saber como planejar tudo isso.

No final do mês de Novembro de 2022, haverá a Black Friday, e as expectativas são de que, o faturamento seja tão bom quanto o do ano de 2021. Ou seja, cerca de R$ 5,4 bilhões, um crescimento de quase 6% em relação a 2020.

No Brasil, muitas lojas inovam essa prática e realizam as famosas “Black Weeks”, ou então, Black Friday, Saturday and Sunday”. O valor citado anteriormente é considerando apenas a sexta feira e a sua véspera. Dessa forma, o faturamento total na semana foi ainda maior. Em 2022 a tendência é que siga desta forma.

Isso porque, é ano de copa do mundo no final do ano, e as pessoas já realizem suas compras pensando no evento e nas festas de final de ano. Para isso, as equipes de marketing deverão trabalhar ainda mais para trazer a atenção do seu consumidor digital. A ideia além de trazer o hexa é vender muito e bater recordes.

No entanto, você já começou a se preparar para isso? Qual estratégia está aderindo? Neste post daremos algumas ideias para se fazer no curto período que resta.

Primeiramente, pense se o Plano de marketing para Black Friday é para a sua empresa

O seu serviço ou produto são bastante específicos? Não importa. É bastante comum ver ações de empresas deste tipo aplicando as estratégias B2C, e grandes Ecommerces durante a Black Friday, e isso pode acabar resultando em uma insegurança para o dono. Isso porque, as vendas são diretamente voltadas para o consumidor final, que movimentam mais dinheiro nessa data.

No entanto, os negócios que adotam a estratégia B2B podem também se beneficiar dentro das campanhas de Black Friday. Isso porque, se você vende para outras empresas, também pode oferecer promoções. Por exemplo: Você é uma Agência de Marketing, como a We Digital, que trabalha com serviços para outras empresa. Imagine uma situação hipotética de “Contrate nosso serviço de Social Media pagando o valor X durante um ano”. Essa pode ser considerada uma estratégia de Black Friday com algum desconto para vender os seus serviços para outra empresa.

Monte a estrutura de sua campanha

Por conta do movimento, é normal que os sites sofram com instabilidades durante a Black Friday. Isso acontece também por conta de empresas que contratam planos de servidor compartilhados ou com limite de acessos, o que acaba lotando o servidor e causando travamentos.

Para que este tipo de situação não ocorra, é de suma importância que você e sua equipe conheçam a capacidade técnica de seu site. Veja quanto tráfego você pode receber caso tenha hospedagens compartilhadas.

Entenda o que o seu cliente procura

O ponto inicial para começar uma campanha de Black Friday é entender o perfil de clientes e o que eles esperam ter em promoção naquela data. Assim, comece vendo o histórico de compra dos clientes e fazendo a separação de seus leads mais promissores. Após isso, crie ofertas personalizadas de acordo com cada grupo de interesse.

Além disso, é fundamental que investigue quais produtos ou serviço atraem mais interesse para cada um dos públicos, e de que forma este cliente prefere comprar (se na loja virtual ou no site).

Faça o planejamento de sua campanha

Faça o planejamento de sua campanha

Faça o planejamento de sua campanha de Black Friday

Este é um passo fundamental para definir quais os produtos que estarão em desconto durante o dia. Quando for planejar as melhores promoções, considere o que o cliente prefere e quais são as suas condições para oferecer vantagens.

Ele pode ser um dos itens mais vendidos, ou que estão no estoque sem giro. Pense também em qual a porcentagem do desconto para o consumidor.

Primeiro, faça um mapeamento de quais produtos ou serviços são mais procurados nessa época do ano.

Depois, veja se você tem estoque parado ou produtos que não estão saindo muito, e que assim, possam ser ofertados com descontos, ou então, possam ser combinados a outros itens, formando kits.

É de suma importância que você tenha em mente ofertas exclusivas para seus clientes fiéis. Afinal, se eles sempre compram algo com você não há nada mais justo do que uma oferta especial.

A melhor parte de tido isso é que, tendo clientes fiéis você terá uma noção mais ampla sobre o comportamento dele dentro de seu site.

Dê de fato uma Black Friday e não uma “Black Fraude” para os seus clientes

O termo “Black Fraude” se popularizou muito no Brasil, bem como a frase “tudo pela metade do dobro”. Isso porque, muitas empresas inflacionam os seus produtos algumas semanas antes, para depois vendê-los pelo preço que de fato é.

Essa é uma prática ilegal, e quem faz pesquisa de preços semanas antes, detecta facilmente a falsa promoção. Com isso, os clientes buscam as vias legais, como são o caso do PROCON e do Reclame aqui.

Se você adotar este tipo de prática, provavelmente sua empresa perderá credibilidade e força no mercado em relação a concorrência que faz tudo dentro da lei.

Na hora de fazer o seu plano de marketing para Black Friday, seja criativo

Já ouviu o ditado de que o marketing é a alma do negócio? Pois bem, ser criativo na hora de elaborar promoções atrativas para o seu público, principalmente quando deseja bombar de vendas, é algo essencial.

É indicado neste momento, que você olhe para os seus concorrentes, o que fizeram nos últimos anos, busque ideia, veja o que há de melhor em cada uma, crie novas ideias para implementar e o faça.

Mesmo que não possa oferecer descontos agressivos por questões financeiras, isso não é razão para ficar fora da Black Friday. Afinal, mesmo que pequeno ainda é um desconto.

No entanto, coloque sempre qual é a porcentagem exata do desconto que está dando, para assim, o seu cliente ver a sua franqueza e sentir-se mais confiante na hora de comprar.

Assim, aqui embaixo vão mais algumas dicas para o que você pode fazer dento de sua campanha de Black Friday:

  • Amostra grátis
  • Sorteios
  • Kits de produtos
  • Compre 1, leve 2
  • Garantia estendida ou frete grátis
  • Cupons de desconto
  • Programa de fidelidade
  • Brindes

Ofereça um plus que agrade o seu cliente e que o faça adquirir o seu produto. Uma ótima ideia é algo que complemente o produto que você está vendendo.

Por exemplo: No caso de Notebooks, você pode oferecer uma capa de brinde, um conjunto de pilhas recarregáveis para o Mouse sem fio, etc.

Gostou dessas dicas? Gostaria de uma Agência de Marketing organizando as suas campanhas? Preencha o formulário e entre em contato conosco da Agência We Digital.

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