Publicado em: 20 de outubro de 2022
Qual a importância do Branding no marketing
Neste texto explicaremos o que é essa estratégia e qual a importância do Branding para a sua marca. Este é um dos mercados mais competitivos, e para ter destaque em sua marca, você precisará pensar fora da caixa e fazer algo diferente do que todos fazem.
Essa é uma estratégia que é usada para dar mais autoridade a sua marca e torná-la mais conhecida e respeitada. Por exemplo, se você pretende tomar refrigerante, com certeza tem um que vem a sua cabeça antes dos outros. Normalmente vem rapidamente alguma propaganda, cores, slogans, dentre outras coisas que essa marca vende em sua imagem.
A marca visa agir na cabeça do consumidor, pensar como o consumidor e vender diretamente para ele, atingindo o inconsciente da memória.
Mas afinal, o que é branding?
É uma estratégia que é fundamental para qualquer empreendimento. Para realizar as ações, deve haver um alinhamento junto aos objetivos e ao posicionamento da marca.
Inicia-se no logotipo da marca e vai até o discurso, o objetivo do branding é transformar toda a essência do seu logo em sensações que trarão ao seu público alguns gatilhos, seja pela cor, pelo desenho ou pela forma. De alguma forma trará uma conexão inconsciente do entre consumidor e marca, geralmente por resgatar alguma lembrança.
Além disso, a ideia do branding tem a estratégia de aumentar a reputação da empresa. Se planejar da melhor forma possível, será um grande passo para o sucesso do empreendimento. Entretanto, se tentar utilizar a estratégia sem se planejar, pode levar ao mau caminho, e nas situações mais radicais até encerrar as atividades de uma empresa.
Por que utilizar o Branding no seu empreendimento?
O principal motivo para se investir em branding é consconeguir estreitar a sua relação com o seu público e consolidá-la. Além disso, é uma excelente estratégia para business com outras empresas.
A importância do Branding, veja como explorar essa estratégia
Ser diferente da sua concorrência
Uma das principais vantagens do Branding é que te dá o poder da criatividade. Você terá que quebrar a cabeça e pensar em como estruturar a estratégia para se destacar em relação aos seus concorrentes.
Obter clientes qualificados
Ter uma boa relação com o seu cliente e fazer com que ele se identifique com a ideia de sua marca, pode acabar fazendo dele um divulgador. Quanto mais falarem sobre a sua marca melhor, mais clientes buscarão o seu serviço e pode tornar-se um ciclo.
Sua empresa mais atrativa
Uma ação bem feita pode trazer para a sua empresa mais autoridade, e não apenas com o seu cliente. Empresas que são bem quistas, chamam a atenção de jovens dispostos a participar da equipe, e pode acabar aumentando a qualidade do time.
Outra situação relevante para torná-la mais atrativa é uma boa relação com fornecedores e empresas parceiras.
Colocar toda a equipe na mesma sintonia
Assim como você mantém uma boa relação com o seu público e com empresas parceiras, deverá funcionar também para quem trabalha com você. Portanto, o branding ajuda no alinhamento da comunicação interna da empresa.
Se os objetivos forem traçados de forma esclarecedora, todos irão trabalhar de encontro aos valores empresariais.
Direcionar o marketing da empresa
Com uma boa estratégia e a sua empresa bem posicionada, em qualquer encontro comercial que você for, ou se for apresentar seu produto para novas pessoas, poderá sempre falar em mesmo tom, assim que estiver seu público-alvo definido e clientes qualificados.
Tornar-se inspiração para outras marcas
O que pode incentivar outras empresas a se inspirarem na sua é ter um case de sucesso. Sendo assim, você tendo um ou mais de um, torna o seu empreendimento um exemplo a ser seguido.
Dá para conquistar resultados com o branding?
Com certeza. Diversas grandes marcas já provaram isso. Como dito anteriormente, há várias formas de utilizar o branding, cada empresa utilizará da maneira que achar melhor de acordo com a sua estratégia e seus interesses.
A importância de desenvolver uma boa estratégia de Branding
Com uma estratégia bem planejada de branding, além de você valorizar o seu empreendimento, você pode também dar mais valor ao seu produto ou serviços consequentemente.
Como usar a estratégia de branding no Marketing para os seus negócios
Estabeleça a visão do seu empreendimento
Uma das primeiras coisas que você deve fazer é estipular a visão da empresa e deixar clara para o seu público e funcionários qual é. Por exemplo, se a pessoa vê uma marca que passa uma visão inovadora e inclusiva, que ofereça o mesmo tratamento para todas as diversidades, as chances de sua empresa se tornar grande e respeitada são maiores.
Isso acontecerá, tanto para novos clientes, quanto para outras pessoas querendo trabalhar com você devido a sua receptividade.
Identifique o público-alvo estratégico
Identificar o seu público-alvo estratégico vai muito além de apenas definir por localização ou informações rasas.
Por exemplo, se você possuir uma sorveteria, o seu público-alvo provavelmente será casais ou pais e mães com crianças. Se você colocar apenas pais e filhos sem determinar uma idade, ou algo do tipo, seu alcance será menor ao público que realmente te interessa.
Seja consistente
A sua interação com o cliente é fundamental para o futuro dessa relação empresa/cliente. A forma como você se expressa e deixa sua mensagem, a estética, o visual, cada parte de sua marca.
Uma das formas de garantir isso é criar uma consciência e confiança online. Junto ao branding, você pode mesclar outras estratégias de marketing para que o resultado tenha um impacto maior sobre seu público.
Uma ferramenta bastante utilizada para a otimização das estratégias de marketing; é a Lucidpress. Isso porque, agilizará a sua produção de conteúdo de maneira mais efetiva, mantendo a aparência de sua marca.
Busque parcerias de outras empresas para linkbuilding para ambos se ajudarem passando autoridade para a marca de outra pessoa.
Faça com que sua marca se destaque também fora do mercado digital
Independente de ter um ótimo design, conteúdo, consistência, dentre outras qualidades online. É fundamental que você tente se conectar com o cliente fora da internet. Isso porque, isso gerará uma aproximação e estreitara a relação entre vocês.
Ninguém gosta de ser atendido de forma robótica, então humanize todos os setores de sua empresa e se aproxime de seu cliente.