SEO no YouTube

Publicado em: 3 de junho de 2022

SEO no YouTube

SEO no YouTube: Veja 7 dicas para otimizar os seus vídeos

Você sabia que existe SEO no YouTube? Não sabia? Então aproveite este post e tire suas dúvidas sobre como funciona, a forma correta de se fazer e algumas dicas valiosas.

Quando se fala em SEO, normalmente a primeira coisa que vem à cabeça é o Google. Entretanto, se lembra que o YouTube é do Google, e que em nosso post sobre Google Ads falamos sobre como anunciar no YouTube?

Vale ressaltar que a plataforma de vídeos é outro poderosíssimo mecanismo de busca. Afinal, hoje em dia é possível você aprender qualquer coisa pelo YT. Por exemplo, receitas, como trocar a resistência de seu chuveiro e até sobre Marketing, não em sua forma plena, claro, mas que te faz entender alguns conceitos.

Além disso, fazendo SEO em outras plataformas, você poderá encontrar um público diferente do Google. Faça o teste, tente utilizar o SEO no Bing.

Para você entender o YouTube como um mecanismo de busca, barra pensar que na parte superior central do site tem uma barra de pesquisa que se destaca. Entretanto, como trata-se de um mecanismo próprio, ele tem as suas práticas particulares de SEO.

Sendo assim, se você quer levar seu site para a parte superior dos SERps, você deve fazer o máximo para que o seu vídeo vá para o topo dos Serps do YouTube.

Dito isso, o SEO para o YouTube sofre algumas alterações em relação ao convencional. Desta forma, você deverá se adaptar ao estilo deste mecanismo.

Crie uma Thumbnail Atrativa

Crie uma Thumbnail Atrativa

Veja alguns passos e dicas para melhorar o seu SEO no YouTube

1. Defina um objetivo e deixe-o claro no vídeos

Da mesma forma que acontece no Google, na maioria das situações as pessoas buscam soluções. Sendo assim, ser objetivo é fundamental para que otimizar qualquer tipo de conteúdo, principalmente quando ele é distribuído em vídeo.

Para isso, você deve deixar o título de seu vídeo bastante claro, e que as palavras-chave estejam presentes tanto no título, quanto na descrição nas tags cadastradas.

Outra coisa fundamental é que você não faça promessas que não sejam entregues pelo seu conteúdo. Sendo assim, título e descrição devem ter coerência.

Deixe as principais copys para a thumb:

Essa é uma dica valiosa, a thumbnail é onde você deve chamar a atenção do seu potencial público. Desta forma, você pode ser criativo, ousar, arriscar, porém, na descrição e no título é necessário que tudo esteja de acordo com as regras do jogo.

2. Descreva o seu vídeo detalhadamente

Colocar uma descrição em seu vídeo pode ter uma grande vantagem. Isso porque, as chances de seu vídeo estar ranqueado em uma posição melhor são maiores.

Em sua descrição, você deve colocar informações relevantes relacionadas ao vídeo e utilizar a palavra-chave de maneira adequada.

3. Selecione com cuidado as palavras-chave

Essa é uma dica valiosíssima, isso porque, quando se fala em SEO, a palavra-chave pode ser considerada um dos maiores pilares. Entretanto, no YouTube funciona de forma um pouco diferente.

Isso porque, quando você sobe um vídeo para o YouTube, inicialmente eles estão na mesma prateleira de um upload feito por outra pessoa. Desta forma, o carregamento e indexação da página é totalmente realizada pelo YouTube.

Sendo assim, trabalhar com palavra-chave e descrição te destacará em relação aos concorrentes. Com a Keyword, você pode filtrar todos os vídeos dentro do YouTube. Entretanto, se você selecionar bem uma palavra-chave que se destaque, ela pode ir além de resultados de busca no YouTube ranquear no próprio Google.

Para você pesquisar as palavras-chave pode utilizar algumas ferramentas. o Google tem uma ferramenta própria e outra que indicamos é o Ubersuggest.

Incentive seu público a inscrever-se em seu canal

Incentive seu público a inscrever-se em seu canal

4. Tente incentivar as pessoas a interagirem para melhorar o SEO no YouTube

Engajamento no meio virtual é o sonho de qualquer um, não é mesmo? Pois utilize uma CTA no início ou ao final do vídeo sugerindo ao expectador que ele curta, se inscreva em seu canal, ative o sino de notificações e comentem no vídeo.

Utilizar essa estratégia faz com que o vídeo tenha mais destaque e ao mesmo tempo ganhe mais relevância. Isso porque, mesmo muitas pessoas não acreditando, há quem leia os comentários antes de prosseguir no vídeo até o final.

5. Coloque legendas em seus vídeos para melhorar o SEO no YouTube

Se você está produzindo um conteúdo audiovisual, é de suma importância que todos os seus vídeos tenham a opção de legenda.

Isso porque, além de pessoas do mundo todo assistirem os vídeos na plataforma, é uma forma de acessibilidade. Sendo assim, pessoas com deficiência auditiva terão acesso ao seu conteúdo de forma completa.

Otimize sua produção de vídeo

Otimize sua produção de vídeo

6.Dê valor à produção de seu vídeo

Algumas pessoas ignoram essa dica, porém ela é de suma importância. Quando falamos em SEO, falamos em melhorar a qualidade e facilitar/otimizar a experiência do expectador dentro de seu conteúdo.

Nem todo mundo pode ter um Studio profissional, porém, isso não significa que seus vídeos possam ser de baixa qualidade.

É fundamental que você tente filmar em algum local iluminado, ou fazer uma iluminação caseira. Além disso, no momento de suas filmagens, é fundamental que você tenha um tripé, tanto para smartphone, quanto para em situações de câmeras semi e profissionais.

Ele será responsável pela estabilidade de seu vídeo. Outra coisa que você deve se atentar no momento que for começar a gravar é no alinhamento. Você está no meio da câmera? seu produto está no centro da câmera? Certifique-se de que esteja tudo perfeito para a hora da produção do vídeo.

Outra dica importante para quem está produzindo conteúdo, é que utilize um microfone ou lapela no momento da filmagem, afinal, o que adianta a qualidade do filme estar impecável e o áudio péssimo?

7. Faça o Link para outras plataformas digitais

Você tem um site? Está gravando um podcast pelo YouTube e quer colocar nas plataformas de podcast? Pois bem… É fundamental que na descrição de seus vídeos você coloque todos os seus outros canais embaixo para que o expectador conheça a sua marca, o serviço que você oferece e outros conteúdos que podem ser relevantes para eles.

Você está pronto para ver os seus

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