SEO para WordPress: Veja 7 dicas

Publicado em: 14 de abril de 2023

SEO para WordPress: Veja 7 dicas

Sabia que o SEO para WordPress pode mudar a vida de sua empresa?

Se você usa essa plataforma para manter o seu site, você não deve deixar de investir em SEO para WordPress. Uma das razões para quem escolhe o WordPress como CMS (Sistema de gestão de conteúdo), ele se torna apropriado para a prática do SEO.

Apenas olhando para a página inicial do WordPress, com a lista de recursos e extensões que ele oferece, você já consegue perceber.

No entanto, apenas a plataforma não indica que o seu site ficará no topo dos resultados dos buscadores. Isso porque, você deve entender sobre SEO, tanto na parte de conteúdo, quanto na parte técnica.

Além disso, o WordPress possui muitos recursos que vão de encontro as boas práticas do SEO para facilitar sua vida e permitir que você foque nas tarefas que fazem uma grande diferença em seu rank e visibilidade orgânica.

Mas afinal, o que é o WordPress?

O WordPress é o sistema de gestão de conteúdo mais popular do mundo. Ele representa 35% de toda a internet e alimenta grande parte dos sites que você provavelmente um dia já conheceu (incluindo o nosso), além da BBC américa e time.com.

Como a plataforma se tornou tão popular?

Grande parte dos usuários dizem que:

1. É simples e fácil de usar

Você não precisa ser um desenvolvedor para criar o seu site dentro da plataforma. Por isso mesmo é extremamente fácil e ideal para iniciantes.

2. Adaptável e flexível

Com uma infinidade de temas (incluindo muitos grátis), você pode adaptar o WordPress ao que o seu negócio necessita. Além disso, você pode aproveitar todos os plugins com as mais diversas funcionalidades, podendo profissionalizar e otimizar o seu site, inclusive com SEO.

Além disso, a plataforma permite que você hospede diversos temas personalizados.

3. É aberto ao público

Quem utiliza WordPress sabe que os fóruns de suporte e manuais ajudam e muito a resolver os problemas, independentemente da gravidade do programa.

As únicas desvantagens do WordPress estão voltadas para as necessidades constantes de atualização, passível de possíveis vulnerabilidades em sites desatualizados.

O que é o SEO para WordPress?

A plataforma por si só não substitui a estratégia de marketing, o SEO. E mesmo ela economizando seu tempo e te ajudando a otimizar, quem deve produzir o conteúdo é você.

Mesmo o SEO sendo técnico, no entanto, o WordPress o torna bastante acessível para quem está começando, ou para quem não entende a parte técnica de otimização.

Independentemente de usar o WordPress ou outra plataforma, a base será sempre a mesma.

Veja algumas dicas de SEO para WordPress

1. Escolha um tema SEO-Friendly

Crie um site SEO Friendly

Crie um site SEO Friendly

Ao instalar o WordPress pela primeira vez, verá o tema padrão da plataforma. Entretanto, pode ser que essa não seja a aparência que você deseja para o seu site.

Por isso, a plataforma oferece milhares de temas gratuitos disponíveis diretamente no painel principal, além de outros temas pagos.

Muitas pessoas afirmam que ser SEO friendly não é incomum. No entanto, alguns contam com scripts ou plug-ins que você não vai usar e pioram o desempenho em seu site. Antes de instalar um tema em seu site, faça uma demonstração na ferramenta web.dev do Google. Lá, você poderá obter informações sobre possíveis problemas de desempenho de SEO.

Com isso, mesmo você não tendo um conhecimento amplo, terá mais confiança de que está escolhendo algo seguro, onde você pode evoluir.

Instale um plugin de SEO

Instale um plugin de SEO

2. Instale um plugin de SEO para WordPress Gratuito

Antes de começar a parte de conteúdo de seu site, é necessário que você inclua um plugin de SEO.

O WordPress traz isso para você gratuitamente, ambas recomendáveis e boas, são elas:

  • Yoast SEO
  • All-in-One de SEO pack

Vale ressaltar que a otimização de seu site deve ser feita manualmente. Os plugins devem servir apenas como um guia para você.

A melhor forma de instalar um plugin no WordPress é acessando através do painel de administração na opção “plugins” e “adicionar novo”.

Feito isso, basta pesquisar pelo nome do plugin e clicar em “instalar”.

Crie links permanentes SEO Friendly

Crie links permanentes SEO Friendly

3. Habilite links permanentes SEO-Friendly

O WorPress te oferece diversas formas de estruturar a URL.

Entretanto, tente deixá-la o mais simples possível.

Isso porque, é muito mais fácil alguém acessar uma URL de forma orgânica com o nome “https://agenciawedigital.com.br/seo-para-wordpress” do que uma com o endereço “https://agenciawedigital.com.br/seo_para?wordpress-p”.

Você pode escolher uma estrutura personalizada em configurações

Busque por palavras-chave

Busque por palavras-chave

> Links permanentes.

 

4. Pesquise palavras-chave

Essa parte é fundamentalmente importante para que você consiga mais acessos de acordo com a sua estratégia. Isso porque, a estratégia de SEO não é simplesmente pensar em um conteúdo e ir soltando.

Por conta disso, é importante que você faça uma busca mais minuciosa. Há várias ferramentas como SEM Rush, Ubbersuggest, Answer The Public, entre outras que irão ajudar a te guiar na hora de produzir os conteúdos.

Deixe seu site responsivo para dispositivos moveis

Deixe seu site responsivo para dispositivos moveis

5. Deixe seu site responsivo para dispositivos móveis

É bastante provável que tanto você quanto seu público-alvo costumam fazer pesquisas através de celulares e tablets. Afinal, é muito mais prático se realizar uma pesquisa de qualquer lugar por lá. Dessa forma, as buscas por dispositivos móveis são maiores do que em desktop.

Por conta disso, você deve otimizar tanto o texto, quanto as imagens para todos os tipos de plataforma.

Otimize títulos e meta-description

Otimize títulos e meta-description

6. Otimize o título dos seus posts, além das meta-descrições

Os títulos do seu post são extremamente importantes. É partindo deles que os mecanismos de busca são informados sobre o conteúdo do seu site. Além disso, o título é o que chama o leitor.

Dentro das técnicas de SEO para WordPress, é recomendado que o título seja atraente, tendo entre 60 e 65 caracteres com a palavra-chave alvo, se possível logo no início.

Além disso, a meta-descrição é aquele pequeno texto que aparece logo abaixo do link, nele você deverá descrever o que será dito no texto e chamar o seu cliente para o seu link.

7. Aprofunde-se em SEO ou contrate uma Agência para realizar o trabalho de conteúdo para você

As métricas de SEO para WordPress são muitas, e você que está começando a construir o seu site já sabe a importância dele ser relevante para os mecanismos de busca. Além disso, o tráfego orgânico é o mais valioso para uma empresa. Isso porque, quanto mais visitas maiores as chances de venda e a tendência é que com a constância só cresça.

Vale ressaltar que o SEO é uma estratégia de médio/longo prazo. Portanto, não espere que você terá muitos acessos imediatamente.

A We Digital conta com uma equipe especializada no serviço que trabalha com SEO dentro do WordPress há muito tempo. Para nos conhecer melhor e contratar nossos serviços, preencha o formulário ao final deste post.

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