Storytelling: O que é e como usar essa estratégia?

Publicado em: 20 de setembro de 2022

Storytelling: O que é e como usar essa estratégia?

Você sabe quando utilizar o storytelling em sua estratégia?

Storytelling é a capacidade que a empresa tem de transmitir uma mensagem em seu conteúdo, através de forma elaborada. Dessa forma, é necessário um enredo atrativo e uma narrativa envolvente, onde você utilizará de palavras e recursos audiovisuais.

A definição mais breve para storytelling é a capacidade de contar histórias. Para aplicar essa técnica, é necessário saber ser persuasivo e pode ser uma poderosa arma para alavancar os seus negócios. Pode ser aplicada de algumas formas, como por exemplo produção de conteúdo, vendas e consultorias.

Provavelmente você já viu aqueles comerciais de saúde pública, promovidos pela prefeitura tentando trazer uma ação. Não é mesmo?

Era uma vez uma empresa, que fechou o contrato com uma Agência de Marketing Digital e fez os seus negócios alavancarem. Isso tudo parece mentira, não é mesmo? No entanto, não é! Você pode conquistar esses resultados e essa estratégia funciona desde os primórdios, na época dos homens das cavernas.

Com certeza a sua empresa tem muitas histórias para contar, como a história do nome, os cases de sucesso, como surgiu a sua empresa, dentre outras.

Tudo isso gera proximidade e engajamento dos clientes com a empresa. O storytelling simplifica tudo, a nova forma de se comunicar, sendo leve e interativo.

O que é storytelling

O que é storytelling?

O que é o Storytelling

O storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, que vão muito além das palavras. A técnica consiste em promover seu próprio negócio, vendendo seu produto ou serviço de maneira indireta, ou seja, parecendo que não está vendendo, no entanto, sendo persuasivo.

De modo geral ele é usado em TV ou plataformas de vídeo, e é bastante utilizado tanto no marketing, como na publicidade.

Além disso, a estratégia é composta por três pilares principais, que unidas fazem o storytelling:

1. Técnicas narrativas: Aqui, você irá preparar o roteiro do que será apresentado, ou seja, os caminhos que a técnica tomará.

2.Conteúdo narrativo: Essa é a parte mais conhecida da estratégia, é o que dá vida para ela.

3. Fluidez: É o que torna a história interessante. Dessa forma, não devem ter interrupções, deve criar expectativas e momentos para aproximar a sua audiência de sua empresa.

Qual é a importância dessa estratégia

Quando se conta boas histórias, você garante que está produzindo algo exclusivo. Dessa forma, seu conteúdo te dará uma única perspectiva, a sua.

Para isso, é necessário que você faça:

Seu leitor embarcar em sua jornada

Textos educativos e acadêmicos são bons para quem os procura. No entanto, utilizando a narrativa, muitas vezes você pode engajar o seu leitor em sua história. Assim, ele poderá compreender de forma mais fácil o que você tem a lhe oferecer.

O recurso audiovisual facilita a leitura de algumas pessoas que tem dificuldades para a interpretação de texto. Ou seja, esclarece mais.

Seu leitor se identifica com o personagem

Todos que tem o hábito de ler, ver séries, filmes, novelas, se identificam de alguma forma com o personagem.

Seja pelas suas características, jeitos de agir ou alguma situação contada na história que provavelmente seu leitor já passou na vida.

Fazer uma jornada incrível faz com que o seu leitor se coloque o tempo todo no lugar de seu personagem, ou faz questioná-lo se ele agiria de alguma outra forma.

Toda narrativa desperta emoções

Por se tratar de um conteúdo persuasivo, o tempo todo de alguma forma você deve provocar o seu leitor.

Dessa forma, poderá arrancar risadas, lagrimas, sorrisos, angústia, tudo isso faz parte de uma história bem contada, narrativas devem gerar emoções.

Boas histórias nos conquistam a cada paragrafo

Uma das obras mais bonitas que podemos considerar é a comunicação humana. Isso porque, você pode passar a mesma mensagem utilizando a linguagem formal, coloquial, não formal, informal ou até utilizar desenhos, como eram contadas as histórias pelos homens das cavernas.

Como a mente humana é criativa, ela conseguirá absorver essa mensagem de diversas formas, ou então, mesmo não absorvendo a mensagem consegue pensar em algo para complementar aquela história.

O que compõe um storytelling?

O que compõe um storytelling?

O que compõe um storytelling?

Como qualquer estratégia de marketing digital, o storytelling não é uma receita pronta. Dessa forma, você pode explorar a sua criatividade de todas as formas.

Sendo assim, você já deve saber que há alguns elementos que fazem um storytelling.

1.O storytelling deve passar uma mensagem

O storytelling é comumente dividido em duas partes.

1. Story: Essa é a mensagem que você transmite para o seu leitor.
2.Telling: Essa é a maneira como você irá apresentar sua história.

Se você pretende passar uma mensagem mais forte/pesada para o seu leitor, não há problema se o telling for fraco. No entanto, caso ela seja fraca, dificilmente o seu conteúdo será atrativo.

Dependendo da mensagem que você deseja passar, se utilizar de frases de efeito fortes, pode transformar pensamentos, caráter ou até vida. Você precisa empolgar o seu público.

2.Ambiente

Descreva com todos os detalhes os locais onde ocorrem os eventos, isso fará com que o leitor se envolva mais na história e consiga se imaginar naquele lugar.

3.Personagem

Bons personagens constrói boas histórias. Além disso, toda jornada precisa de um personagem para percorrê-la. Sendo assim, pense bem em como você quer constituir o seu.

Todo personagem deve se transformar ao longo de uma jornada, e para isso ele deve passar por todo o>

4.Conflito

Este é o ponto alto de sua história. O conflito é o que interessa a audiência, para isso, você deverá encontrar um desafio para o seu personagem superar.

Por se tratar de uma estratégia de marketing, indiretamente você pode mostrar como o seu serviço ou o seu produto fez com que ele desse a volta por cima e conseguisse superar toda aquela situação.

A dificuldade faz com que o público se identifique. Isso porque, você pode relatar alguma situação pela qual o seu leitor já passou.

Qualquer storytelling pode ser considerado uma narrativa?

Toda narrativa é um storytelling, do contrário não. Isso porque, para realizar essa técnica, nem sempre você precisa usar 100% o elemento de narrativa.

Ou seja, você pode colocar outros contextos que fogem um pouco disso, e transformar essa estratégia, utilizando-a de forma mais completa.

Você está pronto para ver os seus

RESULTADOS DECOLAREM?

Fale agora com nosso time e agende um mapeamento gratuito de todas as oportunidades digitais disponíveis para o seu negócio.
Image
Image