Publicado em: 3 de agosto de 2023
Muitas pessoas pensam que a inteligência artificial vai prejudicar o serviço, no entanto pode ser usado o ChatGPT para redatores
Desde a chegada das inteligências artificiais, pode ser usado o ChatGPT para redatores que precisam desenvolver textos para novos conteúdos ou linguagens.
Vale ressaltar, que jamais deverá usar 100% da inteligência artificial, mas sim como um suporte. Você pode fazer isso sem perder a qualidade de seus textos.
O ChatGPT é uma ferramenta que vem revolucionando o mercado, e que, para quem não possui muitas informações.
Veja abaixo o que é e quais são os benefícios do Chat GPT.
O que é e quais são os benefícios do Chat GPT para redatores?
O ChatGPT é um modelo de linguagem que se baseia dentro da arquitetura GPT da OpenAI. Na prática, trata-se de um robô, criado para compreender padrões e estruturas do texto, e que para isso foi treinado com quantidades de dados textuais, como livros, artigos da web e documentos diversos.
O resultado disso é: Uma ferramenta brilhante, que pode gerar um texto coerente e relevante, não apenas misturando trechos, mas capaz de aprender e simular o funcionamento do cérebro humano.
Este mecanismo pode ser usado para as seguintes situações:
- Esboçar artigos
- Gerar ideias
- Revisar textos
- Oferecer feedbacks sobre o seu conteúdo (talvez a funcionalidade que considero mais genial)
- Resumir conceitos
Utilizando o auxílio de uma inteligência artificial você pode produzir o seu conteúdo na metade do tempo que leva para realizar.
O mercado já pede que você tenha conhecimento básico em relação a ferramenta
Se você considerar as funções que essa ferramenta pode realizar e a otimização de tempo que você irá poupar, uma das consequências naturais, é que o mercado exija este tipo de competência dos profissionais.
Para isso, ele não pode depender 100% das ferramentas e ter algum conhecimento sobre marketing digital.
Como usar o ChatGPT para redatores?
Até aqui falamos de uma ferramenta complexa, que pode te oferecer centenas de utilidades, sem medo de exagerar. Dito isso, é essencial que você compreenda a mecânica da inteligência artificial.
Primeiramente, você deve oferecer um “prompt”, que é uma instrução inicial ou comando que você deseja que a inteligência artificial escreva.
Para isso, abaixo, traremos 3 práticas eficazes para que você consiga usar a AI da melhor maneira possível.
1. Seja específico
Se jogue na ideia, não tenha medo de escrever demais, na hora de solicitar para a ferramenta através de um comando, capriche nos detalhes que deseja para que a escrita seja bastante precisa.
- Público
- Tom de voz
- Quantidade de texto
- Referências que deseja ou não incluir
2. Não confie 100% e faça as correções necessárias
A ferramenta errou em algum ponto ou esqueceu de considerar alguma informação que você passou para ela? Corrija como se estivesse corrigindo um redator.
3. Faça a edição
Como falamos anteriormente, não dependa 100% do ChatGPT, a capacidade humana sempre deverá se sobressair em relação a da AI. Dessa forma, não utilize-o como um substituto para realizar o seu trabalho, valorize-o, afinal, você se capacitou para exercer essa função.
Quais cuidados você deve ter em relação ao ChatGPT?
Para usar este tipo de serviço tem que tomar cuidado, afinal, essa é apenas uma ferramenta para te auxiliar no trabalho, não para fazê-lo por você.
Ou seja, apesar de ter sido programado a partir de uma ampla base de informações e ser capaz de realizar funções sofisticadas, é só uma inteligência artificial. Dito isso, há algumas sutilezas, sentimentos, gatilhos mentais que só uma pessoa pode explorar, principalmente dentro do marketing digital.
Dessa forma, para desbloquear ao máximo o potencial da ferramenta, você deve unir as suas habilidades as da ferramenta.
Nós, da We Digital oferecemos para você uma equipe profissional na área de social media e SEO. Além disso, criamos um chatbot diferenciado para o seu site. Preencha o formulário e conheça nossos serviços.