Gestão de Tráfego: O que é? Formas de se fazer

Publicado em: 25 de julho de 2022

Gestão de tráfego: O que é?

Gestão de Tráfego: O que é? Neste artigo será dito tudo o que você precisa saber sobre anúncios pagos nos principais meios digitais.

Gestão de Tráfego: O que é? Quais são as formas de se fazer? Essa é uma dúvida que paira na cabeça das pessoas que ingressam no mundo do Marketing Digital e E-commerce e querem alavancar seu negócio. O que vale explicar em primeira mão, é que por exemplo, o tráfego pago tem um valor alto. Ou seja, ele requer investimento.

No mercado, a profissão de gestor de tráfego é indispensável, e tem crescido cada vez mais no mercado digital.

Mas afinal, o que é um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é o responsável pelas estratégias de campanha de tráfego, visando analisar as métricas e vender, com o foco em gerar ROI em cima das vendas.

Em uma linguagem mais popular, o gestor de tráfego seria como um meio campista no futebol, ou um maestro em uma orquestra. O gestor de tráfego dá o ritmo das campanhas de vendas, e as estratégias variam de empresa para empresa e de público para público.

A gestão de tráfego pago, faz com que o site receba visitas através de publicidade paga, que é diferente do tráfego orgânico, não dependendo apenas dos algoritmos das ferramentas de busca, como por exemplo o Google.

Que tipos de gestores de tráfego que existem?

Quando uma empresa quer dar as caras para o seu público ou o serviço. Um gestor de tráfego, utilizará de um conhecimento e utilizando técnicas, porém, para cada plataforma são exigidas diferentes abordagens e técnicas.

Gestor de tráfego

Gestão de Tráfego para Facebook Ads

O profissional de Facebook Ads, será o administrador e irá direcionar os anúncios ao seu público-alvo e persona. Vale ressaltar que um produto novo no mercado digital leva um tempo para ser validado. Ou seja, levará um tempo para atingir um público fechado, ou para essas pessoas conhecerem a sua marca.

Sendo assim, é de suma importância que você saiba que deve ter paciência para que se comece a obter algum resultado. O período onde mais exige-se essa calma é a famosa contingência, que é realizada com algumas técnicas para aquecimento de perfil e também de sua página.

Isso acontece porque, se você é uma pessoa que nunca anunciou no Facebook, pode acabar tomando um bloqueio logo de cara.

O gerenciador de anúncios do Facebook tem diversas regras que devem ser rigidamente cumpridas. Essas regras podem ser encontradas na central de ajuda do Facebook. Você deve se atentar em cada detalhe em seus anúncios, tais como: Que mensagem passará em seu criativo, que mensagem passará em sua copy e headline, de qual forma irá passar.

O chamado Marketing agressivo dificilmente é bem visto pela rede social, isso porque, em muitos momentos entendem como propaganda enganosa, ou de certa forma ferindo alguma das regras expressadas nas políticas de privacidade da rede social.

Gestão de Tráfego Instagram

Um gestor de tráfego de Instagram, analisa as métricas e organiza todo o potencial de marketing que a rede social oferece. É fundamental que você entenda como lidar com o seu público, como utilizar a verba sem jogar o dinheiro no lixo e como trazer o engajamento e tráfego adequado em seus anúncios.

Gestão de Tráfego Google Ads

O que todo mundo sabe é que para uma empresa, o mais viável é aparecer entre as primeiras páginas do Google. Sendo assim, é necessário um formato específico e estruturado de texto, que é o SEO.

Além disso, um gestor de tráfego de Google ads, sabe qual a forma correta de controlar os gastos e as métricas de uma campanha paga. Fazendo isso, a ideia é que a campanha paga da empresa apareça no topo da página de buscas do Google.

Este tipo de tráfego tem sido procurado cada vez mais pelas empresas, que buscam gestores que utilizam da forma correta essa ferramenta.

Tipos de tráfego

Tipos de tráfego

Orgânico

Há vários tipos de tráfego a serem feitos, sendo um deles o orgânico. Ele nada mais é do que aquele que de fato ocorre quando o seu cliente chega até você sem que precise investir em anúncios pagos.

Ele acontece quando as pessoas encontram sua empresa através das ferramentas de busca, como é o caso do Google, com a utilização de termos, as chamadas palavras-chave. Ou seja, a pessoa pesquisa no mecanismo de busca, digita algo que queira encontrar e busca o resultado mais pertinente.

Quem quer de fato gerar tráfego orgânico, deve ter ciência de que precisa produzir conteúdos exclusivos, que sejam interessantes e com frequência.

Há muitas pessoas que acreditam que para o tráfego orgânico acontecer precisa pagar, o que não é verdade. Entretanto, para que este conteúdo traga um volume dos chamados leads qualificados, o conteúdo deve atrair os mesmos.

Outra técnica utilizada para que esse conteúdo gere tráfego é a de copywriting, a que explora arduamente os gatilhos mentais. Além disso, há outros fatores técnicos presentes para este tipo de tráfego, como é o caso da hospedagem de alta performance, o desenvolvimento web e como utiliza o SEO.

Tem como ter tráfego orgânico sem investimento de dinheiro, em contrapartida, você deverá arcar com outros gastos: De tempo e de energia, visto que pode ser considerado um “trabalho de formiguinha”. Ou seja, vai se desenvolvendo aos poucos, mas é necessário o sistema do Google entender o que você está fazendo, e ver se aprova ou não a forma que você está fazendo.

Diferente de outros tipos de tráfego, este é muito bem segmentado, isso porque, quem vier atrás de seu conteúdo será por mero interesse em absorvê-lo.

Tráfego pago

Este não precisa nem de muita explicação, o nome já fala por si só. Porém, ele precisa de investimento financeiro.

Nos nichos menos competitivos, é possível que se invista menos do que nos mais concorridos. A explicação disso é que, quem tem mais concorrentes investe mais para sair na frente no mercado, e utiliza todas as armas de otimização que o tráfego pode oferecer.

Diferentemente do tráfego orgânico, o pago traz resultados mais rapidamente, por conta disso, grandes empresas investem muito.

O sonho de quem trabalha com o tráfego pago é trazer ROI, isso porque, normalmente uma parte deste ROI vem de comissionamento para os gestores de tráfego.

O ROI nada mais é do que o retorno que vem com as suas vendas. Você deve saber investir da forma correta, para que assim, a empresa não tenha um prejuízo, mas sim lucre com suas vendas.

O que faz um gestor de tráfego

Tráfego de referência

Este tipo de tráfego, como seu próprio nome diz, vem através de referências. Uma das maneiras mais comuns deste tipo ocorrer é através de Backlinks. Já reparou em blog posts, como este, onde surgem alguns links durante o conteúdo, que jogam para páginas internas e externas?

Esses são os chamados backlinks, técnica muito comum utilizada dentre as técnicas de SEO. A ideia deste tipo de linkagem é transmitir a autoridade de uma página ao referenciar outra com conteúdo também relevante.

Os links devem ser feitos de maneira inteligente e adequada, não adianta pegar essa publicação, com o assunto gestão de tráfego e acrescentar um para moda infantil, por exemplo. Deve ser diretamente relacionado ao que você está falando, ou a palavra-chave a qual você linkou.

Tráfego de e-mail marketing

O tráfego de e-mail marketing é uma poderosa ferramenta no relacionamento de vendas. Entretanto, é mais uma técnica que deve ser utilizada com muita cautela e inteligência, para não saturar o seu cliente nem tornar-se chato, ou o chamado Spam.

Além disso, essa é uma técnica utilizada para fortalecer o relacionamento entre o cliente e você. Quando o cliente já comprou o seu produto ou baixou o seu e-book pode mandar um e-mail de agradecimento depois de um tempo. Após isso, em um intervalo de tempo, pode mandar e-books relacionados que possam interessar o cliente ou ofertas caso seja um produto.

Tráfego direto

Esse tipo de tráfego é o sonho de toda empresa, isso porque trata-se do acesso direto ao seu link, quando a pessoa digita ele no navegador e acessa por já conhecer ou receber indicação.

Conclusão

A gestão de tráfego pago tem crescido cada vez mais no mundo digital, quem investe neste mercado sempre sairá na frente dos demais.

Entretanto, você deve saber como investir nessa estratégia. Para isso, entre em contato conosco, da Agência We Digital, temos uma equipe especializada em campanhas de Google e Facebook Ads. Preencha o formulário ao fim desta página e faça a sua cotação.

Juntos, vamos impulsionar seu negócio para o próximo nível