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O que é Google Ads?

Publicado em: 30 de janeiro de 2023

O que é Google Ads

Você sabe o que é Google Ads? Veja tudo o que precisa saber sobre a plataforma de anúncios

O Google Ads é o extinto Google Adwords, e sua primeira versão foi lançada no ano de 2000. Desde aquela época lidera o mercado de mídias online. Graças a ele você pode criar anúncios de pesquisa, de diplay, no Youtube, Play Store e Gmail.

Você com certeza é um heavy user de Google e faz pesquisas constantemente de diferentes temas lá, e provavelmente encontrou alguns anúncios presentes em algum link de destaque.

Além disso, com certeza dentro destas páginas de pesquisa já encontrou banners de anúncios espalhados por elas. Ou então anúncios que interrompem os seus vídeos favoritos na versão gratuita do YouTube.

Estes são alguns casos de anúncios feitos através de Google Ads. Um é feito nas pesquisas do Google, o segundo dentro dos portais e blogs e o último na plataforma de vídeos. Eles podem ser diretamente criados e editados dentro do Google Ads.

Logo abaixo, você poderá ver tudo sobre este universo presente na gestão de tráfego. Você aprenderá a criar conta, e como utilizá-lo da melhor forma. Além disso, você saberá o porquê da importância de investimento em anúncios online e alguns erros comuns que devem ser evitados.

Como funciona a plataforma?

No ano de 2019, o Google Ads tirou de receita publicitária cerda de $ 134 bilhões de dólares. O que se encontra atrás dele é o Facebook Ads, com $ 69 bilhões.

Este boom na receita do Ads é bastante perceptível, basta ver os dados no Statista.

Veja os números

Veja os números

Mas por que os anúncios do Google Ads são tão efetivos?

Através o serviço oferecido pelo Google, as empresas tem grandes chances de saírem na frente da concorrência para um público quente.

Entretanto, não é só pagar mais para aparecer mais. É importante que você monte uma estratégia de anúncio atrativa para que o cliente acesse o seu anúncio. Lembre-se: Os seus anúncios são feitos para um público qualificado, o que faz que o seu seja para um público corretamente segmentado.

Até porque, não adianta você anunciar a sua churrascaria para pessoas vegetarianas e veganas, não é mesmo? Este é um erro bastante comum: anúncios para um público aberto sem segmentação nenhuma.

Para anunciar no Google você pode se basear em palavras-chave e nos cookies, onde você consegue ver as atividades e comportamentos dos usuários na web.

O Google funciona como um leilão, os anunciantes dão dinheiro em troca de cliques. A diferença, é que no Ads não é sempre que a maior oferta vence este leilão.

O Google também combina outros fatores de qualidade para que os seus anúncios se posicionem melhor, uma das estratégias é o SEO.

Além disso, o Ads conta com um acordo com 4 formas de anúncio pertencentes ao próprio Google.

Anúncios na rede de Display

Esse modelo de campanha funciona da seguinte forma: Blogs e páginas de notícia formam uma rede de display, que alcança até 90% dos internautas espalhados pelo mundo.

Sendo mais específico, estes anúncios do Google que aparecem nos cantos das telas e no meio dos conteúdos, aparecem em mais de 2 milhões de sites e em mais de 650 mil apps.

Este tipo de anúncio contam com ocasiões especiais para segmentar: público, dados demográficos, palavras-chave e remarketing. Sendo assim, você pode induzir as pessoas a conhecerem a sua marca, encontrar alguma oferta atrativa, e em alguns casos realizar uma ação, como por exemplo um clique no banner.

São diferentes maneiras de se fazer este tipo de anúncio:

Texto: São anúncios que tem formato de “caixa de texto”, dentro dele deve haver: Título, descrição, nome da empresa e URL/CTA.

Banner: Estes anúncios devem conter imagens, elementos interativos, layouts, animações dentre outras coisas.

Gmail:

Este tipo de anúncio se encontra na caixa de entradas, normalmente na aba “promoções” do Gmail dos usuários.

App: Estes anúncios são trazidos diretamente em aplicativos de celulares.

Anúncios dentro da rede de pesquisa

Esses anúncios geralmente aparecem nos resultados de pesquisa de acordo com algumas palavras-chave do Google. Estes aparecem como destaque no início e no fim das páginas de pesquisa do Google com uma legenda pequena escrita “Anúncio”, isso indica que o link é patrocinado.

Além disso, é essencial para pessoas que desejam buscar produtos, serviços ou soluções específicas.

A maior vantagem deste tipo de anuncio é que quem os realiza paga apena quando as pessoas clicam no link do resultado para acessar o site.

Quando este tipo de anúncio é bem planejado, o resultado dele compensa, principalmente em relação ao custo-benefício.

Anúncios no YouTube pelo Google Ads

Anúncios no YouTube pelo Google Ads

No YouTube

Provavelmente você já usou o YouTube, e quando estava escutando aquela música, ou vendo aquela vídeo aula já teve o seu vídeo cortado, antes, no meio ou após a exibição dele.

O anunciante pode criar campanhas para serem acompanhadas dentro do site através de vídeos.

Desta forma, por ser uma plataforma utilizada por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, você pode fazer a campanha selecionando o público-alvo baseado na idade, sexo e dados demográficos, além dos interesses.

Além disso, segundo o próprio YouTube, você paga este tipo de campanha apenas quando as pessoas interagem com o anúncio. Caso ele seja cortado antes dos 30 segundos ou do fim, o anunciante não pagará nada.

O que é o Ad Rank do Google Ads e como ele é composto?

O Ad rank funciona de forma simples:

Ele é composto pelo índice de qualidade (IQ) e o CPC máximo (custo por clique). Ou seja, mesmo se os anúncios concorrentes forem superiores ao seu, o seu anúncio tem chances de performar melhor.

Como o IQ do Google Ads é calculado?

O IQ trata-se de uma avaliação que o Google faz, além disso, ele gera uma nota de 1 à 10.

Soma o lance junto à esta nota e é determinada a posição do seu anúncio para a sua segmentação e palavra-chave definidas.

O índice de qualidade é composto pelo CTR, a relevância e a página de destino do anúncio.

Criando a conta do Google Ads

Para criar a sua conta na plataforma é bem fácil. De início, acesse o link

Após isso, clique em “Começar agora”.

Na tela seguinte você deve digitar o seu e-mail do Google que deseja vincular à conta do seu Ads.

Depois, você terá de preencher os seus dados e criar uma campanha teste (se quiser), para que comece a utilizar o Google Ads.

São três passos:

  • Sobre sua empresa
  • Sua primeira campanha
  • Pagamento

Por que anunciar no Google?

Com o Ads você pode:

  • Ter resultados imediatos
  • Descobrir se as palavras-chave escolhidas para estratégia de SEO realmente funcionam
  • Melhorar suas landing page e o fluxo de conversão do seu site
  • Descobrir novas palavras-chave

Erros comuns cometidos por principiantes

Falta de planejamentos e indefinição de metas

Não ter planejamento é o principal erro para quem trabalha com marketing digital, principalmente com anúncios. Quando você investe em Google Ads, você deve encarar como uma compra de alto custo, você deve saber exatamente quanto vai gastar para não exceder este orçamento. Isso porque, se você não sabe onde quer chegar, não conseguirá chegar.

Para isso, você deve estipular metas e se planejar. Não basta definir uma meta sem definir um período para bater essa meta.

Fazer tudo às pressas também não é recomendado. As pessoas entram sempre com grande ambição, e às vezes a ambição cega o que pode ser visto à olho nu.

Trabalhar apenas com o fundo do funil

Este erro é bastante comum em qualquer estratégia de Marketing digital. Geralmente as pessoas tentam trabalhar diretamente no fundo do funil. Ou seja, vender o serviço ou produto. Entretanto, se o cliente não conhece sua marca ainda, você precisa primeiro mostrar para ele que tem um problema, e depois educá-lo.

Dito isso, é necessário que você percorra todo o funil, para no final ter exatamente a noção do público que você quer atingir, principalmente em relação ao comportamento.

Há alguns outros erros comuns para quem está iniciando na gestão de tráfego de Google Ads

  • Colocar a campanha visando apenas o custo por clique e não o usuário
  • Ignorar o que o Google recomenda
  • Não comprar o próprio nome para campanhas institucionais
  • Anunciar apenas pelo Google e não pelas outras mídias sociais
  • Não mensurar os resultados
  • Não colocar botão em seus formulários
  • Utilizar ferramentas de lances sem ter os dados necessários e suficientes
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