COMO UTILIZAR O TIKTOK PARA SUA EMPRESA SEM PRECISAR FAZER DANCINHA

Publicado em: 27 de fevereiro de 2023

Como utilizar o tiktok para sua empresa

Como utilizar o TikTok para sua empresa sem precisar fazer dancinha

Você sabia que dá para explorar o TikTok para a sua empresa de diferentes formas? Assim como há diferentes estratégias de Google, Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes, com o TikTok não é diferente.

De início, em 2019, período pré-pandemia, o Tiktok já havia sido baixado mais de 738 milhões de vezes. Entretanto, era julgado por muitas pessoas como “coisa de adolescente”.

Em 2020 então, com o isolamento absoluto da maioria da população mundial, vieram diversos problemas, ansiedade, tédio, falta do que fazer. Sendo assim, as pessoas começaram dar mais chances ao aplicativo para passar o tempo. No mês de Abril do primeiro ano de pandemia ao todo foram 2 bilhão de downloads.

Com este estopim, a rede social chinesa começou ser olhada com mais carinho por profissionais de marketing. Isso porque, como impactava muita gente conectada, por que não utilizar uma forma criativa de divulgar a sua marca?

Aos poucos, as empresas estão entendendo com funciona essa rede social e vai aprendendo novas formas de anunciar e divulgar o seu produto e a marca.

O público alvo iniciou-se como jovens, e ainda faz bastante sucesso dentre os mesmos, porém, já atingiu o público adulto e até idoso.

Funcionalidade do TikTok

De início, o Tiktok permitia ao usuário gravar vídeos de 30 segundos até um minuto. Mais recentemente este tempo foi aumentado para até três minutos de vídeo.

Com a rede social você pode reaproveitar áudios de outras pessoas, podendo dublá-las, fazer edições diferentes, com emojis, filtros, aceleração e câmera lenta.

Vale ressaltar, que o Reels presente no Instagram, iniciou-se graças ao sucesso que o TikTok obteve com este formato.

Tente atingir seu público alvo

Tente atingir seu público alvo

Quem é o público do TikTok?

No mundo todo aconteceu o mesmo movimento que na China, o TikTok trouxe primeiramente o público jovem para o seu nicho. O Tiktok está disponível em 154 países, e é disponibilizado em 39 línguas diferentes. Além disso, conta com 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Em 2019, o TikTok foi o quarto aplicativo mais baixado para Iphone. Quando soma-se aos Downloads da Apple Store com o Google Play era o 2º.

Além disso, na Índia contava com 119 milhões de usuários e na China 400. É muito popular em países asiáticos.

Estes e outros dados podem ser conferidos diretamente no Influencer Marketing Hub

Além disso, a maioria do público do TikTok como citado anteriormente é jovem.

  • 28,5 dos usuários que moram nos Estados Unidos têm entre 18 e 24 anos
  • 24,5% dos usuários americanos tem entre 25 e 34 anos
  • Quase 50% dos usuários são adolescentes

Independentemente de se sua empresa tem o foco num público jovem ou não, o TikTok é uma rede social que te permite sair da caixinha de diversas formas.

Atualmente estes números tornam-se muito mais expressivos, devido a chegada dos anúncios.

Utilize o seu conteúdo em mais de uma rede

Utilize o seu conteúdo em mais de uma rede

Como usar o TikTok para sua empresa?

Dentre todas as redes sociais, o TikTok é uma das que mais dá espaço para que as pessoas interajam com as suas publicações. Isso porque, usando algumas técnicas você alcançara milhares de pessoas, dependendo do que fizer até milhões.

Além disso, o TikTok oferece para você um grande leque que podem ser utilizados para alcançar mais gente.

Vídeos comuns

Para este tipo de vídeo, não é necessário fazer uma super produção e edição. São conteúdos que podem ser feitos diretamente do seu celular. Você só precisa utilizar sua criatividade, e até sons em destaque na galeria.

Usar tags

Assim como é no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, você pode utilizar Hashtag. Se ficar sem ideias de quais utilizar, o próprio Tiktok sugere algumas em alta que podem ser utilizadas. Isso aumenta a chance de seu conteúdo ser visto.

Challanges

Aproveitar challanges, geralmente em ações divulgadas por hashtags, tratam-se de desafios a serem gravadas pelos usuários, podem ser uma excelente forma de trazer engajamento.

Como dito no título, você não precisa fazer dancinhas para alcançar e engajar pessoas, basta utilizar a criatividade de como o seu produto ou marca poderia entrar no contexto.

Multiverso das redes sociais

Se você é heavy user de redes sociais, com certeza já presenciou algum vídeo do TikTok dentro do Instagram. Por que não usar essa estratégia? Colocando alguns vídeos do TikTok de sua marca dentro do Instagram, apesar de perder um pouco de relevância na rede social, estará divulgando o seu @ e quem se interessar provavelmente irá te buscar na rede vizinha.

Sabia que já é possível criar anúncio no TikTok para sua empresa?

Pois é, agora você pode, o TikTok Ads é uma maneira mais simples de você atingir o público. Isso porque, a cada dia que passa o número de usuários do TikTok não para de crescer.

Assim como em outros aplicativos, como é o caso do Facebook Ads e Google Ads. Agora é possível realizar anúncios na plataforma.

Anuncie pelo TikTok Ads

Mas afinal, o que é o TikkTok Ads?

Essa plataforma é exclusiva do aplicativo, com um único intuito: Criar anúncios. Dito isso, os formatos disponibilizados para anunciar são: vídeos publicitários e banners.

Como acontece nas outras redes sociais, você pode configurar o seu público e segmentá-lo por dados demográficos e comportamento.

Além disso, um dos destaques do TikTok Ads é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados.

Outra coisa que o Ads faz é utilizar o algoritmo da rede social para disparar o anúncio para o público que considera mais relevante.

Afinal, os anúncios não são segmentados apenas pela relação de usuários (como amigos de amigos e público semelhante dentro do Facebook Ads). Isso faz com que as chances de engajamento do público e conversão aumentem.

Vale a pena utilizar o TikTok Ads para sua empresa?

Graças ao boom da rede sociais de vídeos nos últimos anos, apareceram diversos vídeos publicitários através de influenciadores da rede.

Sendo assim, o TikTok criou uma plataforma especificamente para anúncios. Após isso, a rede social não parou de crescer, e as empresas começaram se engajar e aproveitar o hype para começar a mostrar a sua cara também nesta rede social.

Só dentro do Brasil são quase dez milhões de vídeos criados na plataforma em um mês, o que atinge cerca de 2 bilhões de visualizações mensais.

Por conta disso compensa sim utilizar a plataforma de anúncios do TikTok.

Gostou deste conteúdo? Fique atento, em breve voltaremos com um vídeo explicando passo a passo como usar o gerenciador de anúncios do Tiktok.

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