Redes Sociais mais usadas em 2022

Publicado em: 24 de outubro de 2022

Redes Sociais mais usadas em 2022

Sabe quais são as redes sociais mais usadas em 2022 no Brasil e no mundo? Veja o Ranking e defina o melhor para o seu negócio

Com a evolução tecnológica e a praticidade de comunicação entre pessoas, o WhatsApp se tornou a primeira das redes sociais mais usadas em 2022. O YouTube é a segunda opção dessa lista, que vem seguida de Instagram, Facebook e TikTok. Depois deste, vem Messenger, LinkedIn e Pinterest. Twitter e Snapchat seguem atrás no ranking em relação as demais.

As redes sociais são cada vez mais utilizadas no Brasil e no resto do mundo. Tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, grande parte da população passa diversas horas na frente das telinhas nas redes sociais.

O aumento considerável para outras redes sociais se deu a pandemia do novo coronavírus. Isso porque, as pessoas não podiam sair de casa, e achavam alternativas para se distrair. O grande segredo do YouTube foi na época das lives, com shows de artistas, que arrecadavam doações para famílias e instituições mais necessitadas.

Outra rede social que explodiu durante a pandemia foi o TikTok, rede sociais de vídeos de curta duração, onde vemos vários virais. O sucesso dele foi tanto, que o Instagram investiu no Reels. Outro que entrou na onda do TikTok foi o YouTube, com os chamados Shorts.

De acordo com números de Abril de 2022, os brasileiros passam em média 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais. Dito isso, perdemos apenas para nigerianos, filipinos e sul-africanos, por questão de alguns minutos. Isso se dá muito pela adoção do TikTok, onde muitas vezes as pessoas perdem horas assistindo os vídeos sem ao menos perceber.

Abaixo você verá todos os destaques em relação as redes sociais que estão se destacando no Brasil.

Veja abaixo as 5 redes sociais em 2022

Dentro do marketing digital, as redes sociais são canais de suma importância para se alcançar seu público-alvo. Por conta disso, identificar quais e que tipo de audiência faz o uso de cada uma delas é importante para que você se aproxime de seu cliente de forma adequada.

1. WhatsApp

O WhatsApp é a rede social onde se pode mandar mensagens instantâneas rapidamente, e o mais popular pelos brasileiros. Praticamente todas as pessoas que tem um smartphone contam com este aplicativo. Inclusive, no país ganhou um apelido carinhoso, o conhecido “zapzap”, ou simplesmente “zap”.

Segundo a pesquisa Digital 2022:Brazil, 96,4% dos brasileiros usuários de redes sociais, de 16 até 64 anos, utilizam o WhatsApp. Em números brutos isso equivale a 165 milhões de usuários.

Para muitos destes usuários o WhatsApp é a “internet”, afinal, algumas operadoras dão aos seus clientes o uso ilimitado do App.

Além disso, muitos estabelecimentos tem aderido ao WhatsApp business, para realizar vendas online e estratégias de marketing.

2. YouTube

No YouTube encontramos usuários com a faixa etária entre 18 e 65 anos, que podem ser impactados pelos anúncios. Dessa forma, atinge até 138 milhões de brasileiros vendo e postando vídeos todos os meses. Se contar alguns idosos ou as crianças, que assistem a desenhos animados, este número torna-se ainda maior.

Mesmo com a chegada de outros aplicativos, o YouTube ainda é a principal rede social exclusiva de vídeos online. Isso porque conta com mais de 2.56 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.

Para melhorar a experiência do usuário, a rede social otimizou o sistema de hashtags, assim como a distribuição de conteúdo.

3. Instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes com uso exclusivo por meio de celular. E, mesmo hoje podendo ver publicações através de seu desktop, o formato continua melhor para o móvel.

Essa rede, inclusive, é uma das mais utilizadas para realizar estratégias de marketing e engajar as pessoas. Os stories foram uma das principais mudanças realizadas pelo aplicativo. Além disso, criou a opção de stoties apenas para os amigos mais próximos, que também pode ser chamada de close friends. Lá, você pode compartilhar conteúdos apenas com as pessoas que você deseja.

Em 2018, lançaram o IGTV, e em 2019, o Reels, para competir com o TikTok. Este que está dando cada vez mais alcance para os seus usuários. Ter uma conta no Instagram é uma excelente forma de você se aproximar de seu público.

4. Facebook

Essa é uma das redes sociais que mais tem perdido destaque nos últimos anos. Isso porque, em 2020 e 2021 esteve em primeiro lugar, no entanto, chegou 2022 perdendo o topo. Isso porque, a empresa da qual ele é carro-chefe, a meta, é dona de outras três grandes redes sociais no top 10 (WhatsApp, Instagram e Messenger). Ela ainda segue sendo a mais utilizada pela população mundial, com 2,91 bilhões de contas ativas, sendo 116 milhões delas brasileiras.

O Facebook é uma rede bastante versátil e ampla, onde pode fazer diversas coisas em um mesmo lugar. Ela serve tanto para gerar negócios e fazer anúncios, quanto conhecer pessoas.

Luva de pedreiro é um grande exemplo de sucesso no TikTok

Luva de pedreiro é um grande exemplo de sucesso no TikTok

5.O TikTok também é uma das Redes Sociais mais usadas em 2022

Principalmente durante a pandemia, o TikTok tornou-se o queridinho da web. As dancinhas, a facilidade de engajamento, alcance e interação, tudo em curtos vídeos, tornou-se uma febre no Brasil e no mundo.

Hoje, é uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades, humoristas, profissionais ou até empresas.

A explicação do sucesso diante da pandemia foi o refúgio para manter a saúde mental e se distrair enquanto não podia sair de casa.

Essa empresa não era avaliada antes porque o próprio TikTok não divulgava os números e o quanto de usuários e conteúdos sendo produzidos.

Por que contratar uma Agência especializada em redes sociais?

As redes sociais são a essência de um trabalho de Social Media. Com um trabalho bem feito, sua empresa pode ter mais acessos, curtidas, engajamento e possíveis novos clientes.

Para isso, é necessário uma equipe profissional e conteúdos relevantes. Demonstre a qualidade de seu serviço através de banners, vídeos interessantes e outros conteúdos ricos. Nós, da Agência We Digital, contamos com uma equipe de social media especializada, que farão os seus negócios decolarem. Quer saber como? Basta preencher o formulário ao final deste conteúdo.

Gostou de nosso artigo? Acompanhe mais em nosso blog.

Juntos, vamos impulsionar seu negócio para o próximo nível