Social Media: o que faz?

Publicado em: 10 de janeiro de 2023

Social Media: O que faz?

Você sabe o que é um social media e de que forma ele trabalha?

Você sabe o que um Social Media faz, exatamente? Sabe como as redes sociais funcionam? Levantamos essas questões para afirmar que cada rede social tem uma forma de funcionar, e nem sempre o que é efetivo para um é efetivo para outro.

No mundo digital, e com as redes sociais tendo cada vez mais acessos, seja para lazer, informações ou até compras, tornou-se comum empresas investirem nos chamados Social Media. Estes são os principais responsáveis por aproximar e se comunicar com os seguidores de sua marca.

Para isso, o profissional utiliza estratégias e linguagem popular de cada uma das redes. A profissão é relativamente recente no mercado nacional, entretanto, a procura por este tipo de profissional é cada vez maior.

Mas afinal, o que é um social media?

O social media é o profissional responsável por mapear, criar, publicar e interagir com os seguidores em suas redes sociais.

Uma página de rede social precisa ter postagens todos os dias, e constantemente. Esses posts, geralmente devem ser feitos nos mesmos horários.

É a pessoa que falará em nome da marca, com a linguagem da marca, resumindo, ele é a cara da empresa nas redes sociais.

Dito isso, é fundamental expor as ideias da empresa, no que ela acredita, afinal? Qual a visão dela sobre algum assunto? Qual o posicionamento dela? Ela aceita a diversidade? Como ela se comporta em tal situação?

Todas essas perguntas devem ser respondidas diariamente com a produção de conteúdo do social media, para que o seguidor se identifique com a marca.

Crie um bom relacionamento com o público

Crie um bom relacionamento com o público

O que o social media faz?

Como é uma profissão recente no mercado nacional, e mesmo muitas empresas contratem frequentemente este tipo de profissional, muitas pessoas não sabem exatamente o que fazem.

Isso porque, cada rede social tem uma lógica, utilizando estratégias, tags, horários e emoticons, trará pessoas para conhecerem a sua marca e consequentemente seguirem e interagirem com sua página.
Quando alguém, ou uma empresa começa a fazer sucesso, sempre aparecem os haters. Sendo assim, outra função importante do social media é sempre estar de olho nos comentários, para evitar que alguém poste discursos que prejudiquem o seu negócio.

O social media deve atualizar, gerar conteúdo relevante e monitorar as métricas das páginas oficiais da marca ou da empresa.

Como o social media se planeja?

A primeira coisa a se fazer assim que você fecha o contrato com um cliente, é fundamental que o social media desenvolva um planejamento das redes sociais.

Sendo assim, ele deverá pedir para o cliente um compilado com as principais informações de estratégias da marca, tais como: público-alvo, concorrentes, números da empresa nos últimos meses e linguagem da empresa, para saber em qual tom irá se comunicar com o leitor.

Após isso, você deve desenvolver o branding, criar a identidade visual da empresa e regrar a comunicação com os seguidores, além disso, deve-se fazer outras definições pontuais antes de iniciar a produção do conteúdo.

Como funciona o processo de produção de conteúdo?

Após ter feito todo o processo de planejamento, você utilizará ele como um guia para a sua jornada. Dito isso, quando um post é criado ele está de acordo com as diretrizes que foram determinadas por você e consentimento do cliente.

A produção em si, tem uma construção ainda antes de ser feito. Quando você entende qual a cara da marca, a forma que ela vai dialogar com o público e quais imagens serão utilizadas, aí sim é o momento de criar o post.

É fundamental que você crie um calendário, podendo ser semanal, quinzenal ou até mensal. Desta forma, você conseguirá se organizar e programar as publicações para toda a semana.

Vale ressaltar que o conteúdo deve agregar valor ao seu leitor. Sendo assim, comunique-se diretamente para o seu público. Você já sabe quem ele é, os seus interesses, então, o seu conteúdo poderá ser um primeiro passo para converter vendas. Tente ser diferente da concorrência, por que o seu leitor deve adquirir o seu produto e não o do restante? O que te diferencia?

Utilize estratégias para atrair o público

Utilize estratégias para atrair o público

O que são as métricas dentro do Marketing?

Se você trabalha com internet, sendo empresa, ou gerador de conteúdo (por conta própria), com certeza já ouviu falar nas métricas de marketing.

Mas você sabe como funcionam e o quão é importante analisá-las? É fundamental fazer este acompanhamento de perto para verificar se suas estratégias estão dando certo, o que pode melhorar e como melhorar.

Antes de falar de métricas é importante que se fale de metas. Quando você trabalha com metas, você tem um ponto até onde quer chegar dentro daquela estratégia, ou até ultrapassar.

As métricas serão os seus indicadores para orientá-lo se está no caminho certo ou não. São as informações que você consegue medir e acompanhar para saber o desempenho de sua estratégia.

Quais são as métricas essenciais para o seu negócio?

  • Receita e vendas
  • Conversão e retenção
  • Redes sociais

Dentro das métricas de redes sociais você deve observar alguns detalhes

Cada rede social tem sua linguagem

Cada rede social tem sua linguagem

Alcance

O alcance trata-se de quantas pessoas as suas publicações ou a sua página impactaram. Para quantas pessoas a sua página ou uma publicação da sua página apareceu.

Seguidores

Dessas pessoas que você alcançou, quantas se tornaram seguidores orgânicos?

Curtidas, comentários e compartilhamentos

Quantas curtidas a sua página recebeu neste mês? Quantos por cento suas curtidas aumentaram do último mês para esse? Quantos compartilhamentos e comentários tiveram nas suas publicações? Qual o tipo de publicação houve mais engajamento? Foto? Vídeo? IGTV? Reels? O que chama mais a atenção do público?

Quais os tipos de stories o publico engaja mais? Caixinhas de pergunta? Enquete? Texto? Foto?

Esses são questionamentos que você deverá tirar analisando todos os insights de suas redes sociais. Após fazer essa análise nos pequenos detalhes, você saberá qual o rumo que irá tomar futuramente para novos conteúdos.

Elabore relatórios sobre esses insights

A única forma de você saber se os seus resultados estão sendo bons em relação aos meses anteriores, comparando com suas próprias estratégias é fazendo relatórios.

Ou seja, ao final de cada mês, coloque lado a lado a sua meta com as métricas do mês. Desta forma, você conseguirá ter uma noção de como estão indo as suas redes sociais.

Por fim, é importante que você destaque quais foram as publicações que tiveram a melhor performance de cada mês, para que leve como base e faça publicações semelhantes nos próximos.

Juntos, vamos impulsionar seu negócio para o próximo nível