Publicado em: 14 de dezembro de 2022
Atualmente é bastante comum que você receba alertas de Cookies em todo site que você entra, mas você sabe o que são eles?
Quando você navega pela internet, provavelmente já recebeu pelo menos um aviso sobre os cookies enquanto navegava pelo site. No entanto, a maioria das pessoas não sabem qual é a finalidade deste componente.
Para isso, estamos aqui, neste post revelaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Falando de forma objetiva, ao entrar num site, provavelmente você já percebeu que os seus dados estavam registrados. Isso pode ser tanto para idiomas ou informações de login e senha, e isso está diretamente ligado aos cookies. Isso porque eles são os principais responsáveis pelo armazenamento de suas preferências. Isso evitará que você precise preencher tudo de novo cada vez que acessa um site.
Sendo assim, os cookies são arquivos de texto simples, enviados pelo site ao navegador, na primeira vez que você faz uma visita. Dessa forma, ao acessar novamente o site, ele reenviará para o site, e assim, suas informações serão configuradas de forma automática. Por isso, você não precisará digitar seu e-mail nem senha toda vez que entra em algum local, como o Facebook, por exemplo.
Além disso, o site irá determinar por quanto tempo o arquivo ficará armazenado, o que pode variar entre dias, meses ou anos. Além disso, eles podem gravar quais são os sites que você visitou, ou seja, o seu histórico de navegação.
Dito isso, os cookies irão facilitar a sua navegação, no entanto, você deve ter alguns cuidados, principalmente se outras pessoas usam o mesmo computador ou celular que você, tanto em casa quanto no trabalho. Isso porque, a pessoa que usar o computador depois poderá ter acesso a tudo o que você tem, além de outras contas.
Quais são as finalidades dos cookies em seu navegador?
De modo geral, eles servem para melhorar a experiência de navegação na web, no entanto, eles podem fazer isso de diversas formas.
1.Registra informações e preferências do usuário dentro do site
Eles podem registrar informações de usuários, como dados preenchidos, formulários, senhas de acesso ou outros produtos deixados no carrinho de compras. Isso irá facilitar seu acesso em sua próxima visita.
Já pelo lado da empresa, isso fará com que ela capte um lead e impacte o mesmo de alguma forma com e-mail marketing, por exemplo.
Além disso, eles armazenam preferências do usuário, como opção por algum idioma, configurações de acessibilidade, ou o consentimento de coleta de cookies.
Para este caso, eles são considerados como Cookies de funcionalidade, já que permitem o uso de recursos essenciais para uma experiência melhor dentro dos sites.
2.Aumentam a segurança do site
Com eles, você oferece mais segurança para a navegação do usuário, conforme ele interage com o site e preenche informações sensíveis em formulários.
Isso garantirá a segurança e autenticam o acesso do usuário, evitando spam, fraudes e ataques. Além disso, são capazes de reconhecer solicitações feitas durante a navegação no site, caso sejam de fato da própria pessoa e não de pessoas mal intencionadas.
3. Fazer a análise de visitantes do site
Eles servem também para compreender a forma com a qual os seus leitores interagem com o seu site e suas páginas. Assim, vê as principais características de perfil. Uma informação que você pode coletar, por exemplo, é de onde e de quais dispositivos os visitantes acessam mais, e quais são as suas páginas mais acessadas, bem como as origens das visitas.
Com isso, você poderá coletar um lead mais qualificado e ajustar o seu conteúdo e a sua estratégia de marketing de acordo com estes dados.
Um dos mais utilizados é o Google Analytics, que faz a coleta de informações de visitantes de um site, sem identificá-los individualmente, porém com as características em comum.
4. Os cookies exibem anúncios mais relevantes para cada usuário
Como ele permite um conhecimento mais amplo sobre os visitantes de um site, os cookies também podem ser utilizados para o marketing e publicidade de uma empresa. Assim, entregará os anúncios certos para pessoas corretas. Com isso, os cookies de publicidade permitem:
- A personalização de anúncios
- Direcionamento para realização de remarketing
- Limitar quantas vezes um anúncio é exibido para um usuário
- Serve como um termômetro para saber a qualidade e eficácia dos anúncios
Este tipo de Cookies são os mais polêmicos, isso porque, geralmente são coletados por terceiros e podem ser usados indevidamente. Uma dessas formas é a venda não autorizada de dados, o que vai contra a LGPD.
Dois exemplos são os cookies do Google Ads e do Pixel do Facebook, que costumam ser instalados no site dos anunciantes que querem criar anúncios nessas plataformas para fazer a monitoração e mapeamento dos próximos passos dos consumidores.
De que forma funcionam os Cookies?
Eles são enviados pelo servidor do site diretamente para o navegador do usuário. Assim, irá conter os dados sobre suas interações com as páginas. Eles são identificados com um código exclusivo, que associa aqueles dados ao usuário.
Assim, quando ele volta a visitar o site, é a hora do navegador agir, enviando cookies de volta para o servidor do site. Dessa forma, o site pode utilizar e exibir aquelas informações armazenadas, assim, o usuário não precisará informar tudo novamente.
Dependendo do tipo de Cookie, eles podem ficar armazenados apenas enquanto o usuário navega pelo site (cookies da sessão) ou permanecer gravados independentemente de fechar ou não a janela. No último citado, eles ficam armazenados até expirar ou o usuário limpar seus dados de navegação.
Dito isso, os usuários tem controle total sobre os cookies que podem ser armazenados sobre as suas atividades. Afinal, ao aceitar os cookies, o certo é que o usuário leia antes de aceitá-los.
O usuário poderá limpar os cookies sempre que quiserem.
Caso você use o Chrome, poderá fazer da seguinte forma:
Acesse chrome://settings/cookies na barra de navegação.
Lá você poderá optar por:
1. Mostrar todos os cookies
2. Bloquear cookies de terceiros em navegação anônima
3. Bloquear cookies de terceiros
4. Bloquear todos os cookies (o que não é recomendado).
O usuário também pode definir apenas sites específicos para autorizar estes cookies, que devem ser limpados quando a fechar a janela.
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