Como criar um blog dentro do seu site?

Publicado em: 1 de agosto de 2022

Como criar um blog dentro de seu site?

Muitas pessoas ainda não sabem como criar o blog dentro do seu site. Entretanto, fazer isso pode ser mais simples do que você imagina.

Você sabe Como criar um blog dentro do seu site? Não? Neste post daremos o passo a passo de tudo o que você precisa para criar o seu blog dentro do seu portal para gerar mais tráfego. É fundamental que tenha um, isso porque, é o que enriquecerá o seu site no quesito conteúdo. Além disso, passa autoridade à sua página para que o seu cliente confie que a sua empresa é realmente séria.

Quais são as principais plataformas de sites?

  • Wix
  • WordPress
  • Site123
  • Squarespace
  • HostGator
  • JIMDO

Os mais conhecidos dentre as plataformas, como citados em ordem de avaliação, são: Wix e WordPress, respectivamente com notas 9.8 e 9.2 pelo público. Antes de falar sobre ambas as plataformas vale ressaltar que cada uma se destaca por diferentes motivos.

Interface Wix

Interface Wix

O Wix se destaca por:

  • Ser líder na criação de sites
  • Oferecer + de 500 templates de designers
  • Proporcionar ferramentas profissionais

Já o WordPress é um dos preferidos porque:

  • Oferece uma grande biblioteca de plugins
  • É ajustável e simples
  • Traz para você um código aberto e simples

Mas afinal, o que é o Wix? Como criar um blog dentro do seu site?

É uma plataforma que te permite criar seus sites do zero, podendo utilizar templates prontos ou personalizados. Além disso, é possível criar botões, textos, imagens, músicas, vídeos e até slides.

Falando assim parece ser fácil de usar, porém, quem optar pela plataforma deve ter algum conhecimento anterior sobre como construir um site. Esse conhecimento é essencial para que seu portal e até o seu blog fiquem apresentáveis.

Isso porque, além do conteúdo, que deve ser de qualidade, a aparência do site também influencia muito, afinal, ninguém gosta de ver um site poluído.

É importante ressaltar que as cores de seu portal devem casar com as cores de sua marca.

Quais os prós do Wix?

A principal vantagem desta plataforma é a opção gratuita, que já oferecem alguns templates pré-definidos. Há também a versão paga, mas aí fica por questão da escolha de domínio e hospedagem.

A versão gratuita tem algumas restrições, porém, para quem está iniciando nos negócios digitais pode ser uma excelente opção.

Pontos negativos do uso do Wix

Por outro lado, se você busca sucesso no posicionamento do Google, o Wix não é a melhor escolha. Isso porque, quando o assunto é SEO, tem recursos muito básicos. Para trabalhar com o SEO é importante que tenha o conhecimento básico, mas deve investir em plataformas mais qualificadas para esse tipo de serviço.

Mais um ponto negativo que pode ser citado, é que você provavelmente sofrerá na parte de programação, como para um formulário de contatos funcionar. Não há suporte para você buscar para resolver esses problemas.

A ferramenta ainda limita as visitas e inserções comerciais na versão gratuita, o que não é agradável ao visitante.

O domínio também não terá o famoso “.com.br”, que dificultará o acesso das pessoas.

Vale a pena o Wix?

Sua versão gratuita principalmente não compensa para fazer um portal se você quer que seu negócio avance, é uma opção mais viável para blog pessoal ou sem fins lucrativos.

Outro fator que restringe muito quem quer alavancar os negócios é não ter uma boa indexação de SEO dentro do Google e provavelmente não será encontrado pelos clientes, trazendo pouco lucro para a empresa.

Para obter mais resultados rapidamente seu site deve ser mais profissional e contar com mais recursos.

Interface WordPress

Interface WordPress

Mas e o WordPress? Como criar um blog dentro do seu site?

Este é o CMS mais utilizado em todo o mundo. Ele conta também com uma versão gratuita, e diferentemente do Wix e dos demais oferece mais vantagens.

O WordPress é a primeira ferramenta que vem na cabeça de quem quer construir um site empresarial e um blof dentro dele.

Colocando em números, a plataforma toma conta de 61% do mercado de CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo) no planeta.

Por que optar por essa ferramenta?

Esse sistema além de bastante intuitivo para quem usa, ainda oferece conforto para quem utiliza para trabalhar.

Interface e modo de uso

O WordPress é considerada uma das principais plataforma porque oferecem a cada atualização uma experiência melhor para o seu usuário. Atualmente, inclusive, é separado por blocos de conteúdo. Isso torna mais fácil a organização do conteúdo para o produtor.

Segurança diferenciada

A plataforma proporciona um sistema de segurança diferenciado. Com tantas atualizações e plugins específicos para proteger suas informações.

O WordPress faz tanto sucesso, que muitas empresas de grande porte adotam ele como sistema para realizar os seus trabalhos.

Controle do usuário

A plataforma é completa e oferece muitas soluções para diversos tipos de operações digitais. Isso serve tanto para quem trabalha como front-end quanto com quem fica no back-end.

Como criar um blog dentro do seu site no WordPress?

A parte criada para blogs é a mais simples, mas antes de criar um blog é necessário que você pense em algumas coisas para que possa tirar do papel.

 

Qual seu objetivo ao criar um blog?

O que exatamente você pretende alcançar dentro do seu blog?

A resposta correta geralmente é tráfego, engajamento e acessos. Tudo bem, mas o que irá fazer com tudo isso? Como pretende trabalhar nisso?

Para ter um blog você precisa de um ponto de partida, busca geralmente uma reafirmação no mercado e uma proximidade maior com o seu público, tem uma ideia aberta sobre o que vai escrever.

Porém, para criar um blog sem se perder, é necessário que você responda essas perguntas a si mesmo, para que não sofra depois por conta do bloqueio criativo.

Trace objetivos para o seu blog

Trace objetivos para o seu blog

Faça o planejamento para a produção do seu conteúdo

Como dito acima, você tem já uma ideia sobre o que vai escrever, mas a questão que fica é: “Como posso destrinchar todas as informações desse tema aberto e transformar em sub temas?”

Sendo assim, é fundamental que você monte um calendário, pense em uma linguagem própria para os seus conteúdos, que os torne interessantes e relevantes para a sua persona.

Veja primeiramente seu objetivo:

Pretende que o leitor tome algumas ações durante a leitura? Quer educar seu público, ou apenas que ele interaja dentro de seu site?

E o seu posicionamento? Quer ser educativo ou apenas fazer negócios? Vai utilizar uma linguagem imparcial ou que provoque o leitor a reagir de alguma forma?

A sua persona, como ela se comporta? Ela entrou no seu site através de busca no Google ou foi tráfego direto? Como você vai produzir esse conteúdo? Textos? Vídeos inclusos? Podcasts? Que tipos de dúvidas elas tem?

Como fazer a parte do Blog em meu site no WordPress?

Após dar esse primeiro passo, de entender o porquê de você fazer um blog em seu site, vamos para dentro do WordPress.

Na plataforma tem em sua barra lateral a parte de páginas e a parte de posts.

Primeiramente você deverá criar um botão de blog, que entrará em sua página inicial, para que os leitores tenham acesso não apenas digitando no navegador o nome.

No WordPress você terá a opção de criar categorias para as suas páginas e posts, e você jogará os seus blog posts para a categoria “blog”. E dentro do botão Blog pode ser criada uma página com o mesmo nome do botão, onde todos os seus conteúdos estarão lá.

Dentro dessa página com seus conteúdos os leitores poderão acessar os títulos que os agradarem, lembrando que é fundamental a utilização das técnicas de SEO para que melhore seu posicionamento nos sites de busca.

Para isso, na versão paga do WordPress você pode contar com a ferramenta chamada “Yoast SEO“, que é bastante intuitiva para quem está iniciando este tipo de conteúdo e ajudará o seu site a ter mais tráfego de acordo com a estratégia traçada.

Em nossos próximos posts iremos orientar você a todas as funcionalidades do WordPress e também como quebrar o bloqueio criativo, para que crie os seus conteúdos e chegue longe com o seu blog e o seu site<

Você está pronto para ver os seus

RESULTADOS DECOLAREM?

Fale agora com nosso time e agende um mapeamento gratuito de todas as oportunidades digitais disponíveis para o seu negócio.
Image
Image