Publicado em: 22 de julho de 2022
Email Marketing é uma das estratégias pioneiras dentro do Marketing Digital, entretanto, muitas empresas hoje ainda utilizam ela de forma errada. Veja neste texto qual é a forma certa de se utilizar essa estratégia.
Email Marketing: Como utilizar? Essa é uma das perguntas que mais fazem, porém muitas empresas não sabem explorá-la da melhor forma. Além disso, o Email Marketing está entre as mais antigas estratégias no meio digital. Ainda assim, segue sendo uma das principais. Trata-se de um meio direto para que mantenha contato com seu público. Seus maiores focos são: Manter uma relação próxima com o Lead, estreitar a relação entre ambos e vender, trazendo como retorno um ótimo ROI.
Essa estratégia as vezes não tem o devido valor por alguns profissionaisde marketing por um motivo: Este tipo de e-mail era sinônimo de Spam. Além disso, muitos leads consideravam como fraudes por ser algo novo no mercado na época, e em muitos momentos a abordagem era agressiva.
Desta forma, o usuário sempre deletava ou ignorava os e-mails disparados.
Porém, com o crescimento tecnológico e do Marketing digital, a cultura de comprar na internet cresceu consideravelmente. Sendo assim, basta saber para quem mandar, a hora e de que forma vai abordar aquele público.
Afinal, o que é o e-mail marketing?
O Email Marketing é uma maneira de fazer remarketing ou publicidade online por e-mails que são enviados para os atuais clientes ou potenciais.
Antigamente, este tipo de serviço era utilizado para comunicação em massa. Eram mensagens com pouca relevância e que incomodava quem recebia, além disso, traziam pouco retorno para quem as mandava.
Em contrapartida, hoje é utilizado de outra maneira, mais inteligente pelas empresas, fazendo dele uma ótima estratégia de marketing.
Veja alguns benefícios para você que não utiliza essa técnica
- Pode significar um crescimento considerável de tráfego em seu site
- Você alcançará diferentes públicos, gastando menos que em outras estratégias de marketing
- Terá a oportunidade de crescimento em suas vendas
- Se aproximará de seus clientes ou dos potenciais clientes
Abaixo alguns exemplos de email marketing para utilizar
Se você já se interessou por algum e-book gratuito, preencheu os seus dados e baixou, com certeza já está no radar, e receberá outros e-book sobre alguns assuntos relacionados ou que possam ser de seu interesse. Ou seja, você já está no funil e torna-se um cliente da empresa.
Outro exemplo clássico, é quando a pessoa realiza uma compra online e recebe em seu e-mail cada etapa da compra, confirmação, pagamento, trajeto, todos estes são emails marketing.
Um terceiro exemplo: Quando você quer receber as notícias de determinado portal e você assina a newsletter dele, também é recebe email marketing.
Quando bem elaborado, com conteúdo interessante, pode ser favoritado por quem recebeu, para que a pessoa leia mais tarde, diferentemente das redes sociais, onde tudo ocorre de forma muito dinâmica, onde muitas vezes as informações são perdidas.
Existe também o e-mail sazonal, que é enviado apenas em datas especiais, como: Natal, Black Friday, Ano novo, etc. Essa estratégia serve para que os leads e também os clientes sejam lembrados, uma excelente estratégia para uma aproximação mais familiar.
O e-mail de e-commerce são personalizados, com algumas ofertas e alguns produtos que podem vir a interessar o potencial cliente.
A maioria das empresas fazem essa seleção de acordo com produtos semelhantes aos que o lead acessou no site anteriormente. Sendo assim, é sempre importante estar atento ao comportamento do cliente dentro de seu site, as páginas onde passou, os produtos que acessou ou colocou no carrinho, etc.
Por que utilizar email marketing em sua estratégia?
Essa estratégia é a terceira mais utilizada por empresas. Os sites das empresas ainda são fundamentais, e as redes sociais alavancaram os negócios, podendo haver vendas de diversas formas dentro das mesmas.
Ainda assim, o email marketing segue firme e forte dentre as estratégias preferidas e que alcançam mais pessoas.
São ao todo 4 bilhões de usuários de e-mail atualmente. Estima-se que até 2024 chegue em 4,5 bilhões, quantidade que representa mais da metade de toda a população do mundo.
Retorno financeiro do email marketing
O ROI do email marketing é um dos maiores entre os principais canais de Marketing.
Em 2019, a Litmus divulgou dados que para cada 1 dólar investido em email marketing, poderiam voltar $42 mais ou menos para as empresas. E de acordo com a estratégia e com a empresa, poderia ser até maior.
Isso pode acontecer porque enquanto o investimento financeiro é baixo, as taxas de conversão correm na contramão, sendo altas.
Só são necessárias três coisas para colocar em prática: uma hospedagem (domínio), ferramenta para o disparo destes e-mails e um responsável pela execução do disparo.
Alcance garantido
Diferentemente de uma rede social, onde nem todo mundo irá receber ou absorver o seu conteúdo, no e-mail marketing, todos os endereços que você listar e selecionar vão receber a sua mensagem.
Sendo assim, o alcance através do email marketing é mais certo do que o das redes sociais, que nem sempre atingem todos que almejam alcançar.
Público selecionado
Essa é uma das principais razões para a utilização deste método. Todos os contatos presentes na lista da empresa, seja de Lead, ou de clientes antigos, serão atingidos por este marketing, ou remarketing em muitos casos.
Diferente das redes sociais, a mensagem que você postar e transmitir para o seu público, não dependerá de algorítimos, e sim de você mesmo. Isso porque, precisará de uma estratégia inteligente para tornar o conteúdo do e-mail atraente ou não.
A lista de clientes pode ser bastante vasta, vai da empresa utilizar estratégias que atraiam os leads a preencherem formulários, ou deixarem algum dado.
Funções do email marketing: Como utilizar elas em sua estratégia
Engajar o público
Essa estratégia de marketing serve principalmente para aproximar a marca de seu público, sendo assim, é fundamental que haja engajamento e interação com o seu público para que eles se sintam valorizados.
Educar o seu público
Para estabelecer um bom relacionamento com o cliente, é necessário que ele passe por todo o funil em cada fase.
Primeiro ele deverá descobrir que tem um problema, e o porquê ele ocorre, como acontece, e que precisa de uma solução.
Promover seus conteúdos
Essa é a hora que você começa a mostrar para o seu lead que você tem algo que possa solucionar o problema dele, mostrando alguns atributos, alguns benefícios.
Vender o produto
Chegou o seu momento! O cliente já sabe que tem o problema, qual é esse problema, o que ele precisa, e sabe que você tem aquilo. Esse é o momento da “tacada final”, em uma linguagem mais prática e objetiva.