Publicado em: 22 de março de 2023
Por que investir em SEO?
Uma das estratégias à longo prazo de mais sucesso no Marketing, muitas vezes não é utilizada pelas empresas em geral. Entretanto, há muitos motivos para investir em SEO. Você ainda não conhecia essa técnica? Neste post iremos explicar brevemente o que é SEO e motivos para investir nessa estratégia.
Pense que você tem uma empresa que comercializa produtos. Mas como o seu cliente chegará até você? Como ele saberá que na sua loja tem exatamente o que ele precisa?
Pois é aí que entra o SEO. Dentro desta estratégia você poderá trazer conteúdo para o leitor. Dependendo da situação, em alguns momentos o seu lead nem sabe que ele precisa do seu produto ou serviço, você será o responsável por fazê-lo identificar com o seu texto.
Sendo assim, qual é a forma mais fácil de se encontrar algo na internet? Nos buscadores online, claro. O mais conhecido destes o Google. Mas como o meu site ganha destaque dentro do Google? Justamente utilizando as estratégias de SEO.
Mas o que é o SEO afinal?
SEO é a sigla utilizada para o termo “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização para os mecanismos de busca.
Simplificando tudo isso: O SEO é o principal fator para dar visibilidade para o seu site dentro das ferramentas de busca online. Essa estratégia é utilizada há bastante tempo no Marketing e está se renovando cada vez mais.
Além disso, quanto melhor você trabalhar a otimização de seu site, mais resultados terá em suas vendas, isso porque, sua marca será mais bem vista pelos clientes.
É natural, quando os clientes fazem uma busca online acessar sempre os primeiros resultados, quanto mais longe das primeiras páginas, mais difícil de alguém acessar os seus conteúdos.
Agora abaixo te daremos vários motivos pelos quais vale a pena investir em SEO.
Por que vale a pena investir?
Antes de qualquer coisa é importante enfatizar que assim como as outras estratégias de Marketing, deve haver todo um planejamento, e lembrar que investir não é gastar.
Sendo assim, você deve ter bastante paciência, principalmente na estratégia de SEO, que começa a trazer resultados à longo prazo.
Invista em seu estabelecimento
É fundamental que você invista 100% em seu site. Não apenas em visual ou deslumbrar os produtos que você tem, mas também na qualidade do conteúdo. Para isso, busque originalidade.
Você pode se inspirar em sites semelhantes e concorrentes, mas jamais fazer igual.
Fazendo isso as pessoas irão reconhecer cada vez mais o seu site. Outro meio de divulgar o seu conteúdo de SEO é através de suas redes sociais. Com elas você poderá trazer um alcance ainda maior para os seus textos.
Investir em SEO é de fato apostar no potencial de sua empresa e de sua marca, para que colha frutos futuramente.
Seja uma referência no assunto do que o seu leitor busca
Quanto mais páginas suas na primeira página do Google maior será sua autoridade e mais o Google irá trazer o seu site para o suuário.
Junto ao SEO você pode fazer campanhas de Google Ads que também ajudam a destacar as suas páginas.
Além de investir em SEO, invista em Google Ads
Para dar um up em seus resultados, é fundamental que você utilize o Google Ads em parceria com o SEO.
O gerenciador de anúncios faz a mensuração da posição de anúncio através de Quality Score. Ou seja, ele estima junto ao lance dado em qual posição o seu anúncio ficará dentro do leilão.
Este valor é dividido por CTR (taxa de cliques) e a importância das keywords (palavra-chave) juntamente a qualidade da página presente no link. O SEO se integra nessa parte citada por último, é o que dará um upgrade para as suas campanhas.
Certifique-se de que o seu conteúdo esteja sempre atualizado. Isso porque, no SEO você de tempos em tempos deve fazer otimização das páginas, complementando informações e vendo se tudo o que está escrito dentro de seu texto ainda seja relevante.
Trazer dados importantes e conteúdo original trazem uma experiência ainda melhor, tanto para o Google quanto para o seu leitor. Além disso, o anúncio deve ser coerente com o seu conteúdo, até porque de nada vale a pessoa acessar o seu conteúdo achando que é uma coisa e dentro traz outra.
Isso faz com que o leitor passe menos tempo dentro de seu anúncio e prejudique os seus resultados.
E o detalhe principal para que você otimize sempre o seu conteúdo é reduzir custos em relação ao que planeja.
Por que investir em SEO para o seu e-commerce?
Quem não visto não é lembrado
Como citamos acima, em muitos momentos o cliente não sabe se ele tem algum problema ou se ele precisa de algo. Sendo assim, cabe a você apontar para ele algo que possa surgir.
Para uma loja virtual é importante que esteja em boas posições no Google, e isso pode ser feito de três maneiras: Compra de mídia Paga, Google Ads, ou SEO. Para a mídia paga você terá que investir mais, já o SEO é algo que vem longo prazo e normalmente é o caminho mais recomendado.
Produzir conteúdo para gerar vendas
A produção de conteúdo é um método muito conhecido no Marketing de Conteúdo e também no Inbound. Em diversas situações, as pessoas não fazem buscas com o intuito de compra. Por conta disso, utilizando as técnicas de SEO, você pode montar um blog com diversos conteúdos de interesses populares e com ele somados aos links presentes em seu texto com conteúdos semelhantes, você faz com que o seu leitor tenha uma jornada completa.
Assim que o seu leitor começar a acompanhar os eu conteúdo, te verá com outros olhos, e você terá para ele mais relevância e credibilidade. Ou seja, as chances dele comprar algo, ou seguir trafegando em seu conteúdo, indicar para amigos serão maiores.
Experiência do usuário
É bem legal você acessar um e-commerce e ver todos os produtos muito bonitos, site clean, preços excelentes. Mas é muito melhor se a pessoa puder ter profundidade sobre os benefícios que os seus produtos podem trazer para ela, e como pode mudar sua vida. Para isso, são necessários conteúdos completos e que toquem na dor da pessoa.