Trade Marketing: O que é? Como usar essa estratégia?

Publicado em: 13 de dezembro de 2022

Trade Marketing: O que é?

Conheça tudo sobre a estratégia de Trade Marketing

O Trade Marketing é uma das principais estratégias e também uma das mais antigas. Segundo uma pesquisa realizada pela AMPRO,99% dos representantes do setor de indústria no país, afirmam que essa estratégia é cada vez mais relevantes.

Sendo assim, neste artigo explicaremos o que é Trade Marketing de de que forma ele pode ser utilizado. É importante que você leia até o final para saber como utilizá-los no setor de vendas.

O que é o Trade Marketing

É fundamental que expliquemos do que se trata essa estratégia do início, antes mesmo de partir para o digital. Trade Marketing é um termo que foi criado por fabricantes e marcas que pudessem realizar estratégias de marketing dentro de um PDV (ponto de venda).

Com isso, o conceito foi evoluindo e conforme o tempo foi passando, tornou-se uma das principais estratégias presentes no marketing.

Nos pontos de venda física, o Trade Marketing conhece o Shopper e entrega para ele os valores da experiência de compras dentro do PDV.

Nielsen afirma que pelo menos 70% das decisões de compra são realizadas em frente à gôndola. Além disso, 50% das vendas podem ser realizadas simplesmente por hábito. Ou seja, a maioria das pessoas que vão determinadas a comprar algo, só escolhem a marca quando chega ao estabelecimento.

O trabalho que deve ser feito é organizar as prateleiras nos mercados e lojas de forma estratégica. A ideia é deixar os produtos mais procurados de forma fácil, com uma boa apresentação e com preço competitivo.

Isso faz com que o shopper decida comprar os produtos de sua loja ao invés de pegar a mesma coisa na concorrência.

Como funciona o Trade Marketing Digital?

Como funciona o Trade Marketing Digital?

Mas como essa estratégia pode funcionar no Marketing Digital?

Este é o momento de compreender como funciona o Trade Marketing Digital. É importante saber que você conta com as mesmas funções do termo original, entretanto, é utilizado no espaço online.

O Trade Marketing digital é uma estratégia que tem como intuito ganhar consumidores em PDV’s online, o conhecidíssimo e-commerce. Sendo assim, o objetivo é o mesmo do tradicional, que é realizado em um PDV físico, como é o caso de supermercados e farmácias. Você deve agregar valor ao shopper, e para isso, é importante que você o conheça.

Dito isso, o objetivo principal do Trade Marketing Digital é proporcionar a melhor experiência dentro de um PDV online. Com isso, os consumidores não terão nenhuma objeção na hora de comprar.

Como aplicar essa estratégia dentro do seu negócio?

Como já explicamos qual é a essência do Trade Marketing, iremos explicar como aplicar desde o ponto de partida.

Veja abaixo algumas dicas valiosas para você utilizar a estratégia em seu empreendimento.

1. Assim como em todas as estratégias de Marketing digital, pense na experiência do usuário

Você deve investir fortemente pensando em como será a experiência de seu potencial cliente. Em seu e-commerce, você deve fazer o seu público se sentir como se estivesse em sua loja presencial. Sendo assim, é fundamental que você se ponha na posição de consumidor, com isso, as suas chances de obter sucesso aumentarão.

Além disso, você deve criar um site totalmente intuitivo e leve, para que assim, mesmo quem não tem muita experiência com o âmbito digital se sinta confortável para tal.

2. Ouse no visual de sua loja

Quando você acessa um site interativo, ainda mais se tratando de uma loja online. Diversas fotos de produtos estáticas é o que mais encontramos em um e-commerce, básico, correto? Sendo assim, é fundamental que você crie algo interativo. Por exemplo, quando o cliente passa o mouse por cima de seu produto, a foto aumenta, para que ele veja os detalhes de sua mercadoria e veja se é exatamente como ele quer.

Você também deve apostar em mais de uma foto por produto, isso porque, o cliente terá uma perspectiva de outros ângulos de seu produto.

Além disso, opte por fazer um design clean, com cores leves e sem muita poluição visual.

Faça vitrines bonitas, escolha uma borda bonita e tire boas fotos para divulgar o seu produto.

Busque organizar a sua loja de forma lógica. Com isso, a vida de seu cliente será mais fácil, e esta questão também cabe ao tópico anterior, com uma experiência melhor para o seu cliente.

De tempos em tempos, vá trocando a vitrine principal de sua loja. Isso fará os clientes pensarem que sua loja está sempre atualizada e com novidades. Deixar de atualizar as suas páginas fará com que sua loja pareça abandonada.

Dar uma espiada na concorrência não faz ma

Dar uma espiada na concorrência não faz mal

3. Olho sempre na concorrência, regra milenar do mercado

Para qualquer tipo de negócio, é essencial que você sempre veja os seus concorrentes. Sendo assim, monitore as empresas que trabalham no mesmo segmento que você.

Lembre-se: Não copie a concorrência, você pode pegar uma ideia de lá e se reinventar, mas copiar não te tornará diferente dos concorrentes.

Isso também fará com que você entenda algumas coisas. Por exemplo, se começar a perder vendas e não souber o motivo, olhar os sites da concorrência podem te dar uma luz e te fazer compreender.

4. Dê o máximo de informações possíveis sobre o seu produto

Este tópico se não um dos mais importantes, é o mais. Isso porque, o seu cliente para comprar o seu produto precisa saber o que está comprando.

Segundo informações do EQI (Índice de qualidade de e-commerce), as lojas virtuais brasileiras obtiveram uma nota de 5,32 de 10. Esse número é muito ruim. Dito isso, podemos ver que a experiência do comprador não é das melhores.

Sendo assim, é fundamental que você descreva o seu produto de forma completa, utilize imagens de boa qualidade e um título simples, objetivo e coerente para cada um. Vale ressaltar que o uso de palavras-chave pode ser bastante útil, ajudará no SEO da página, fazendo com que o Google o ranqueie melhor.

Além disso, o Trade Marketing é uma ótima estratégia para quem deseja aumentar a visibilidade online e conquistar os clientes pela experiência que você proporciona para eles.

Qual a importância do Trade Marketing

Qual a importância do Trade Marketing

Qual a importância do Trade Marketing?

Atrair a clientela

O Trade é uma estratégia para atrair clientes. Isso ocorre graças a experiência completa de compra proporcionada pelas empresas. Por conta da comodidade e simplicidade da estratégia, os clientes normalmente ficam satisfeitos e voltam a comprar.

Dominância dentro do mercado

Todos os ramos da economia contam com algumas empresas que são referências e tomam conta de boa parte do mercado em alguma área. Quando você executa um bom trade marketing, a sua empresa pode ser uma dessas referências.

Isso pode acontecer com a otimização de sua estratégia dentro dos canais de distribuição. Sendo assim, sua empresa deverá fazer um Sell In com mais frequência, com alguma frequência e cada vez com mais volumes.

Visibilidade

Quem trabalha com trade marketing como estratégia acaba colocando a marca da empresa em evidência. Ou seja, quando você expõe sua marca com uma experiência de compras satisfatórias, atraem a atenção de shoppers para comprar. Além disso, a probabilidade deles falarem bem da sua empresa e gerarem mais envolvimento e atenção de outras pessoas.

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