SEO Local: Sua empresa encontrada em buscas da região

Publicado em: 23 de agosto de 2022

SEO Local: Sua empresa encontrada em buscas da região

O SEO local são formas de fazer estratégias de otimização para dar destaque a uma empresa em pesquisas locais

Explorar o SEO local pode trazer proporcionar à sua empresa mais destaque em sua região. Com isso, você poderá atrair novos clientes sem a necessidade de investir dinheiro em mídia.

Quantas vezes você já entrou no Google e pesquisou “pizzaria em tal bairro”, “bares no centro de sp”, etc? Pois é, trata-se de uma busca local. Por conta disso, olhando para si mesmo, reflita o quão importante é investir nessa estratégia.

Afinal, utilizar estratégias com buscadores online são essenciais no Marketing Digital. O Google é acessado cada vez mais pela busca de informações sobre absolutamente tudo. Inclusive para ver cardápios de restaurante, telefone ou então se aceita aquela bandeira de cartão de crédito ou de benefício alimentar.

É exatamente esse tipo de busca sobre os negócios locais que alimentam este tipo de SEO.

Utilizando essas estratégias de otimização em suas páginas, você consegue melhorar o seu posicionamento orgânico, para que usuários que buscam por soluções em sua região naquele momento.

Se o seu negócio estiver bem ranqueado no Google, as chances de clientes buscarem por seu estabelecimento e conquistar potenciais clientes novos é grande.

Neste post, falaremos sobre como funciona o SEO local e o porquê é tão importante você aderir a este tipo de estratégia.

  • O que é o SEO local?
  • Quais são os benefícios de aderir a essa estratégia?
  • Google Meu Negócio
  • Produza conteúdo local

Lembrando que nós, da Agência We Digital, contamos com uma equipe especializada em SEO, pronta para alavancar os seus negócios, preencha o formulário ao fim deste artigo.

O SEO local permite que você se destaque em sua região

O SEO local permite que você se destaque em sua região

O que é o SEO local?

O SEO local é um conjunto de estratégias de otimização de buscas que tem como objetivo melhorar as suas posições dentro das principais plataformas. Ele ocorre para quando os usuários buscam por palavras-chave pré-determinadas por você.

Para fazer este tipo de estratégia é importante que você também tenha uma página no Google Meu Negócio, que você saberá mais à diante o que é.

Geralmente o planejamento é feito em pesquisas que contém comportamento geográfico, e é exatamente isso que diferencia ele do SEO geral.

Normalmente a localização do usuário que faz a busca por negócios em suas regiões, incluem alguns termos específicos de busca, como “no centro de São Paulo”, “na Baixada Santista”, fazem com que o algoritmo de busca local seja ativado. Desta forma, o Google apresenta-os em resultados.

Outro fator que colabora para este tipo de busca é quando a pessoa ativa a sua localização em seu computador ou dispositivo móvel.

Este tipo de busca ganha mais destaque dentro do Google, afinal, o buscador preza pela melhor experiência de seus usuários, resolver os problemas. Por conta disso, ele preza por trazer os resultados mais precisos e da forma mais ágil.

Sendo assim, quando o usuário procura por apenas “restaurante” ou “parques”, e a localização da pessoa estiver ativada, o Google irá entender e colocar o que está mais próximo.

Afinal, com o aumento das pesquisas por dispositivos móveis, este tipo de busca se tornou mais frequente. Até porque, com os dispositivos móveis, o GPS acompanha o usuário por onde ele vai.

Desta forma, se você mora em São Paulo e vai passar férias em Amazonas, o Google saberá disso.

Com todas essas informações acima, você já deve imaginar a importância de otimizar o seu SEO local.

Quais são os benefícios de aderir a essa estratégia?

Cada vez mais, o Google preza pela experiência de seu usuário. Por exemplo, em muitos casos os usuários moram em uma região e não fazem ideia de quantos restaurantes bons tem pela região. Desta forma, ele mesmo indica.

Entretanto, o SEO local apresenta uma grande chance de melhorar o posicionamento de sua empresa e a visibilidade de quem mora, trabalha ou esteja passando próximo ao lugar.

Mas vale ressaltar, que o SEO local só é valido para empresas que atendem em lugar físico, afinal, a ideia é de que pessoas que estejam em locais próximos visitem o seu estabelecimento.

O SEO Local aumenta a visibilidade de seu negócio na região

Assim como qualquer estratégia de SEO, este é o maior benefício, independentemente do tipo de busca do usuário. Na situação de pesquisas locais, posicionar sua empresa à frente de concorrentes é a maior vantagem.

Afinal, tendo mais destaque, as chances de converter em visitas é maior.

Ajuda o cliente a dar o próximo passo

Quem busca por um termo específico local no Google, provavelmente tem um objetivo.

Ou seja, se você tem um restaurante de comida japonesa e o cliente te encontra na busca, provavelmente irá procurar suas redes sociais e avaliações, e se gostar do que viu, irá certamente querer visitar.

De acordo com um estudo do Think With Google, 76% das pessoas que fazem buscas locais pelo Smartphone visitam o negócio em até 24 horas, e 28% dessas buscas resultam em alguma venda.

Usar o SEO local reforça a marca

Quando os consumidores olham empresas em destaque no Google, aparentemente elas dão mais credibilidade.

Ou seja, as pessoas tendem a confiar mais em empresas que estão no topo do que as que estão mais para trás.

Isso só aumenta quando são negócios locais, afinal, na mente do consumidor, o que vem na frente normalmente são os mais famosos.

Traz pessoas novas

Normalmente quem busca estabelecimentos, principalmente para entretenimento, como bares, baladas, restaurantes, procura por um lugar novo.

Por conta disso, utilizar o SEO local pode trazer essa pessoa para conhecer o seu local.

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio

Por que criar o Google Meu Negócio?

O primeiro passo para você que quer trabalhar com SEO local é criar e configurar o perfil de sua empresa no Google Meu Negócio.

O buscador disponibiliza essa ferramenta gratuita para que os consumidores possam localizar a marca tanto pelo buscador do Google, quanto pelo Google Maps.

Além disso, é fundamental que você preencha algumas respostas, como o seu endereço, horário de funcionamento e telefone de contato. Isso porque, essas são as primeiras coisas que o cliente busca.

Para você criar a sua conta no Google Meu Negócio basta você entrar e clicar em “gerenciar agora”. Depois disso, faça login na conta Google da empresa, caso não tenha uma, crie.

Logo após, selecione a opção “inclua sua empresa no Google”, fazendo isso, você terá de preencher uma série de informações, tais como:

  • Nome do negócio
  • Categoria
  • Se possui loja física
  • Endereço do negócio
  • Se atende os clientes em outro endereço
  • Telefone e site da empresa

Você precisará confirmar a autorização para fazer o gerenciamento do endereço.

Quando você fizer isso, o Google meu Negócio te mandará para outra página, onde um código de verificação postal é gerado para o endereço fornecido.

Ou seja, em poucas semanas o Google te mandará por carta um código.

Quando você insere essa sequência na nova conta, deverá localizar o botão e confirmar as informações, para que o que você preencheu ser validado.

Quando fizer isso, sua empresa aparecerá devidamente nas buscas com os dados informados. Vale lembrar que você pode editar as informações na ferramenta.

Crie conteúdo local

O SEO é uma estratégia de Marketing, certo?

Então, não faz o menor sentido você falar apenas sobre o seu produto ou serviço. Você também deve criar conteúdos relevantes para sua persona em estágio inicial.

Este tipo de conteúdo deve ir de acordo com as dores e necessidades deles.

Sendo assim, crie um blog dentro de seu site e crie conteúdos relevantes.

Por falar em conteúdos relevantes, gostou deste?

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