Afiliado Digital: O que é e como ganhar dinheiro?

Publicado em: 23 de março de 2023

Afiliado digital - o que e e como ganhar dinheiro

Afiliado Digital: O que é e como ganhar dinheiro com isso?

O afiliado digital é quem produz o conteúdo que faz parte de um programa de Marketing para Afiliados e utiliza seus canais digitais. Ou seja, blogs, redes sociais, newsletter, blog, podcast, YouTube, entre outros. Eles fazem isso para mostrar e divulgar os serviços ou produtos comercializados.

Por conta disso, o afiliado pode ganhar muito dinheiro com comissões, dependendo das suas estratégias e critérios. Normalmente, quem trabalha como afiliado trabalha normalmente com vendas. Entretanto, pode surgir de outras formas, tais como: Captação de leads através de formulários, cliques no link, engajamento com a publicação, impressões, dentre outros. Mais um benefício que o afiliado tem é poder ter acesso livre ao conteúdo do produtor do serviço.

Quais os benefícios de ser um afiliado?

No mundo digital há muitas formas de conseguir fazer dinheiro, entretanto, para isso você precisa ter muita disposição e entender que como afiliado você terá muito mais responsabilidade.

1. Você é o seu próprio chefe

A frase citada anteriormente foi diretamente voltada para este tópico. Isso porque, para quem está acostumado a trabalhar recebendo ordens, é muito difícil virar a chave e começar a fazer por si só.

Isso acontece por diversos motivos: Primeiro, que você está acostumado a receber tarefas e cumprir apenas com o que te pedem. Você trabalhando por você mesmo e tendo que traçar as suas próprias estratégias.

Além disso, você terá que encontrar a melhor maneira para você trabalhar, com disciplina, horários fixos e forma de trabalhar.

Ser o seu próprio chefe te dará também a responsabilidade de conseguir lucrar e fazer dinheiro. Isso porque você não terá um salário fixo, mas sim as suas comissões por vendas e terá seu próprio ganho.

A cobrança deverá ser feita por você, porque ninguém irá fazer por você. Outro benefício é que você pode se afiliar a mais de uma empresa e vender mais de um produto.

Entretanto, você terá que investir de seu próprio bolso.

Você será seu próprio chefe

Você será seu próprio chefe

2. Você pode trabalhar como, onde e o horário que quiser

Como foi dito antes, você pode trabalhar da forma que quiser, de onde e o horário que preferir.

Sendo assim, se quiser trabalhar apenas de madrugada poderá fazer isso, porém, o período de trabalho vai de acordo com as suas necessidades.

Além disso, se você precisar tirar “umas férias” de sua cidade, você pode. Afinal, para trabalhar como afiliado você precisa apenas de um computador ou smartphone e internet.

É fundamental que você faça um planejamento de como irá conduzir o seu trabalho e quais plataformas irá utilizar.

3. Você gastará pouco no início

Muitas pessoas pensam que você deve gastar muito para começar a investir no próprio negócio, entretanto, para trabalhar como afiliado não é bem assim.

Você precisa apenas se cadastrar em um programa de afiliado e iniciar as vendas à partir de um link exclusivo.

Você pode realizar suas vendas através de algumas plataformas gratuitas, como por exemplo é o caso do WordPress, que pode trazer para você ótimos layouts e sem custo nenhum.

Além disso, poderá divulgar o seu negócio através das redes sociais, e com isso você não terá custo algum. Peça para amigos engajarem, compartilharem em seus stories e feed, e não deixe de alimentar as suas redes, elas podem ser um grande ponto de partida.

Invista de início com um custo fixo baixo, e conforme os resultados começarem a aparecer poderá escalar.

4. Afiliado digital não é responsável pela entrega

Não é preciso se preocupar com prazo de entrega ou formato de entrega, tampouco o armazenamento do produto. A empresa produtora será totalmente responsável por toda essa logística.

Produza conteúdo em diversos canais

Produza conteúdo em diversos canais

Como fazer para trabalhar como afiliado digital?

1.É importante que defina uma rotina de postagens

Todos os meios de trabalhar como afiliado digital pedem atualização constante. Quem atua desta forma precisa ter uma visão ainda mais ampla do que a de um empreendedor.

Sendo assim, você precisa manter os seus canais sempre atualizados. Isso porque, quanto mais atualizados e mais conteúdos você produz, mais engajamento e visibilidade terão. Isso faz com que o perfil do afiliado gere autoridade para o seu trabalho.

2. Observe os resultados, e se necessário recalcule a rota

É importante que você sempre tenha uma rotina de análise, para que possa ter uma noção de como ter os próximos passos. Este será um termômetro para a sua estratégia, com as análises de métricas você saberá quais estão com a performance melhor e quais não.

Entretanto, além das estratégias utilizadas, você também deverá ver se o produto que você resolveu se afiliar é o melhor para o seu modelo de trabalho.

3. Saia da mesmice, seja criativo, pense fora da caixa

Para quem trabalha como afiliado, criando conteúdo e sempre atualizando os mesmos, é importante que você seja criativo.

Em suas redes sociais, busque interagir com o público. Aproveite as funções do Instagram, faça caixinhas de perguntas sobre o produto, faça enquetes, pense em vídeos para o Reels.

4.Crie em diferentes plataformas e diferentes formatos

Assim como citado acima, pense em diferentes formas e linguagens para que você entre em contato com o seu cliente.

Além do Instagram você pode investir em outras plataformas, como Facebook, inclusive movimentando algumas campanhas de Facebook Ads gastando pouco diariamente. Você também pode investir em TikTok, que é um aplicativo de fácil alcance.

Outras formas diferentes de você alcançar seu público é investir em Newsletter, podcasts e até lives para interagir com o seu público e tirar as dúvidas das pessoas sobre os produtos.

A diversificação do afiliado digital no marketing

Você precisa pensar muito bem em qual programa irá se afiliar. Diversas pessoas, principalmente quem está começando erram na primeira ou nas primeiras escolhas dos programas de afiliados.

Geralmente, olham o tamanho e peso da marca e não necessariamente se é aquilo o que deseja.

Em meio a crise econômica mundial, e a vontade das pessoas de ganharem o seu próprio dinheiro ou complementar a sua renda, o mercado de afiliados vem se expandindo bastante. Isso porque, cada vez mais encontramos novos afiliados.

Vale lembrar que a estratégia já começa na escolha do programa de afiliados, para já começar a pensar em qual abordagem você terá em suas redes sociais.

Gostou de nosso conteúdo? Acompanhe-nos para mais em nosso blog.

Você está pronto para ver os seus

RESULTADOS DECOLAREM?

Fale agora com nosso time e agende um mapeamento gratuito de todas as oportunidades digitais disponíveis para o seu negócio.
Image
Image