Call center e telemarketing: Tem diferença entre os dois?

Publicado em: 17 de julho de 2023

Call center e telemarketing

Os serviços de telefonia são bastante frequência no país, mas Call center e telemarketing são a mesma coisa?

As empresas de atendimento ao cliente são as que mais empregam em todo o país. No entanto, muitas pessoas não sabem quais as diferenças entre call center e telemarketing, nessa postagem irá saber tudo o que precisa sobre ambos.

Mesmo as pessoas colocando ambos como sinônimos, cada termo indica um serviço diferente, e é de suma importância que você saiba disso, principalmente você, empresário, que deseja contratar uma equipe ou conta com uma equipe de ambos os segmentos. Apenas assim, saberá oferecer a melhor experiência aos clientes.

Um terceiro serviço oferecido é o Contact Center, que também entraremos neste assunto.

Entenda o que é Telemarketing, Contact Center e Call Center

Telemarketing

Este é um dos serviços mais conhecidos pelo público, que nasceu com o intuito de realizar vendas por telefone. Com o tempo, os profissionais desse setor também passaram a realizar cobranças, atendimento ao cliente e até mesmo suporte técnico.

Assim, podemos entender que as ligações telefônicas são usadas como suporte e como uma forma importante de conquistar e manter outros clientes.

São duas formas de se fazer telemarketing, são elas: Ativa e receptiva. Basicamente, no primeiro você liga oferecendo o produto ou serviço, já no segundo o cliente vai atrás.

Telemarketing ativo

Aqui, o contato com o cliente parte da própria empresa. Assim, o funcionário deve ser proativo e precisa estar focado em ganhar a atenção do consumidor. Com isso, o maior foco é atingir as metas determinadas.

Além disso, deve entender qual é o momento mais adequado para entrar em contato com um cliente que esteja próximo de fechar negócio.

Telemarketing receptivo

No caso do receptivo, a empresa recebe a ligação do cliente que tem algum interesse e presta o atendimento. Assim, serve para atender a demanda de quem ligou, com o mesmo intuito, fechar vendas.

Por conta disso, a empresa deve mostrar o máximo de respeito e compromisso com o cliente. Para isso, o profissional deve ser educado e cordial.

Além disso, é de suma importância que o cliente tenha todas as informações possíveis, sem que nenhuma dúvida fique no ar.

Algumas vezes o próprio cliente busca tirar suas dúvidas. Para isso, o profissional deve estar sempre pronto para responder qualquer pergunta.

Já vimos o telemarketing, e Call Center? O que é?

O Call center deve ser compreendido como uma central de atendimento focada apenas em recebimento de chamadas. Ele pode ser interno ou terceirizado, assim, os profissionais lidam com o volume de ligações muito superior ao do telemarketing, o que demanda uma equipe muito maior.

Geralmente ele é usado para:

  • Assistência de atendimento
  • Campanhas de marketing
  • Realização de cobranças
  • Suporte técnico
  • Atendimento ao cliente
Contact Center

Contact Center

E o Contact Center?

O contact center é uma evolução do call center. Afinal, apesar de também ser uma central de atendimento, não atende só por telefone, mas sim por chat, e-mail, WhatsApp, dentre outros.

Procurando uma equipe para te ajudar nas campanhas de marketing? Conte com a We Digital, temos especialistas de diversas áreas, preencha agora mesmo o formulário

Você está pronto para ver os seus

RESULTADOS DECOLAREM?

Fale agora com nosso time e agende um mapeamento gratuito de todas as oportunidades digitais disponíveis para o seu negócio.
Image
Image