Publicado em: 12 de abril de 2023
Quem trabalha com comércio ou oferecendo serviços provavelmente já ouviu falar em jornada de compra, mas você sabe o que é isso?
A jornada de compra é um modelo utilizado para definir em qual estágio se encontra um potencial cliente ao longo do projeto de compra. Ela também é conhecida como Buyer’s Journey, a jornada de compra tem 4 etapas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão de compra.
Após a chegada do Inbound marketing, as empresas passaram a contar com um novo modelo para divulgar e comercializar os seus produtos.
O inbound é um processo menos invasivo e mais focado em potenciais clientes realmente interessados nas soluções da companhia. Ou seja, a jornada de compra.
Ao investir em estratégias de marketing digital, é fundamental que haja planejamento abrangente, que leve em consideração as ações de divulgação e atração de clientes, assim como os mecanismos de venda.
Essa parte é fundamental para orientar os trabalhos do marketing empresarial. No entanto, se o planejamento não levar em consideração a jornada do cliente, as suas chances de tudo dar errado são grandes.
Dessa forma, antes de tomar qualquer tipo de ação, conheça seu público alvo, quais são as suas necessidades, desejos e hábitos de consumo. Assim, terá o perfil ideal para onde direcionar o seu marketing.
Para você entender melhor sobre este assunto, siga nos acompanhando neste artigo.
O que é a jornada de compra?
A jornada trata-se do modelo que é usado para definir em qual estágio encontra o seu consumidor.
Quando você já sabe quais são os hábitos de consumo e faz esse monitoramento do que ele busca na internet, é possível descobrir em qual momento de compra ele se encontra.
Isso ocorre porque a equipe de marketing tem o poder de produzir e entregar conteúdos semelhantes ao que ele busca e às suas necessidades.
Dessa forma, essas informações vão preparar e conduzir esse consumidor por diversas etapas de vendas. Isso facilitará o trabalho da equipe comercial e fará com que suas chances de venda aumentem.
Dito isso, a jornada é separada em 4 etapas:
- Aprendizado- Aqui, o cliente não sabe ou não tem certeza que tem um problema e que precisa de uma solução para ele.
- Reconhecimento- A pessoa faz uma busca e terá acesso a informações que ajudam a entender que há algum problema ou necessidade.
- Consideração- Quando o cliente percebe que tem um problema e segue buscando possíveis soluções e passa a considerar aquela que melhor se encaixa a sua necessidade
- Decisão- Por fim, seu potencial cliente após analisar as opções do mercado se decide e a compra pode acontecer.
O processo de venda leva um tempo por parte da empresa e de ações para cada uma dessas etapas.
É através dos conteúdos através de diversas vias que o cliente será guiado.
O que é o funil de vendas?
À partir de o momento da consideração de aquisição de um produto ou serviço, a pessoa torna-se um lead.
Este trabalho que ocorre em cada etapa é fundamentalmente importante para chegar até a concretização da venda.
Cada uma das etapas está dentro de uma parte do funil, que correspondem a:
- Topo de funil- Essa parte corresponde quando a pessoa entra no seu funil. Ou seja, quando etá no período de aprendizado. Assim, como ela está buscando um produto ou serviço específico, é necessário fazer com que ela entenda que possui uma necessidade e se interesse.
- Meio de funil- Aqui, o cliente já sabe que tem um problema, e o conteúdo produzido deve mostrar que a sua empresa pode trazer alguma solução para o cliente, mas ainda “sem vender o peixe”.
- Fundo de funil- Aqui é onde você oferece o seu produto. Afinal, é a fase de consideração e decisão. Assim, o cliente irá considerar onde é mais benéfico para realizar a compra.
Como a jornada impacta o cliente nas vendas?
A jornada impacta de forma positiva as vendas de uma empresa. Isso porque, quanto melhor a experiência, maior a chance do cliente voltar a comprar com você. Assim, você criará um relacionamento mais intimo com o mesmo.
Veja abaixo em que a jornada te ajuda:
Ajuda a identificar o momento certo de vender
Fazendo este acompanhamento de perto da jornada de seu cliente, você poderá fazer a última abordagem ideal para finalizar a compra.
Afinal, se for oferecido o produto na fase de aprendizado, poderá prejudicar o potencial de venda com este cliente. Assim, você perderá tempo e dinheiro.
No entanto, se a venda ocorrer no momento de decisão, as chances de conversão são muito maiores.
Estreita a relação com o cliente
A jornada é fundamentalmente importante para você conhecer
- Quem é o seu público-alvo
- Quais são seus desejos
- O que ele necessita
- Quais são os interesses
- O que costuma consumir
Ter essas informações aproxima a empresa das pessoas e permite a construção de diversas estratégias que reforçam o relacionamento.
Assim, ficará mais fácil conquistar e fidelizar novos clientes.
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