Publicado em: 3 de agosto de 2022
O Email Marketing para Ecommerce é um dos grandes segredos para que você fortaleça os seus laços com os seus clientes e conquiste sua fidelidade
O email marketing para Ecommerce é uma das principais ferramentas usadas para este tipo de negócio. Afinal, essa é uma das estratégias mais utilizadas para quem trabalha no ramo do marketing digital, principalmente se o foco maior for em vender.
Entretanto, utilizar essa estratégia isoladamente e de qualquer forma não irá resolver o seu problema. O certo é que junto à outras estratégias de marketing você saiba fazer de forma estratégica e inteligente.
Esse post é essencial para você que está entrando no mundo do mercado digital agora e não sabe como funciona essa estratégia. Trabalhar no gerenciamento de um ecommerce nunca é fácil, e é comum que se perca em meio a tantas possibilidades.
Querer vender bastante para compensar o investimento é o sonho de todo mundo. Entretanto, para você iniciar uma campanha de email marketing deve haver estratégias e planejamento. Seus emails devem ser segmentados para atingir um público realmente interessado.
Isso porque, se fizer campanhas de email marketing para quem não busca por produtos semelhantes ao seu, apenas estará sendo chato e se tornará um spam para os demais.
Como funciona a segmentação no ecommerce?
Quando falamos em segmentação, nos referimos ao seu público alvo, e dentro dela existem diversas variações de clientes com diferentes características, gostos e vontades. Tudo isso se resume no que cada um destes clientes compra.
Por exemplo, no caso de uma loja de roupas que vende vestuários desde o tamanho PP até para pessoas Plus Size, são pessoas com interesses diferentes e que buscam coisas diferentes dentro de uma mesma loja, buscando soluções diferentes.
Desta forma, os e-mails que são mandados para pessoas que compram tamanhos menores devem ser diferentes de pessoas que compram roupas com tamanhos maiores. Isso porque, você irá ofertar produtos diferentes para cada um destes clientes.
Como é a linguagem de email marketing para ecommerce?
A parte de segmentação não se trata apenas de organizar seu público em categorias, a forma que você se comunica com ele também conta. Afinal, o consumidor deseja se sentir mais próximo e bem atendido pela loja onde ele irá comprar. Desta forma, a linguagem que você utilizará no texto e visualmente devem ser de acordo com o que essas pessoas procuram.
A mesma linguagem que você utilizar em seu site também devem estar presentes no seu email. Afinal, não faria sentido você se comunicar com o seu público de uma forma em seu site e utilizar outra linguagem fora dele.
Você precisa ter um conhecimento minucioso sobre o seu público para se comunicar de acordo com cada um deles. Com isso, eles se sentirão identificados com a marca.
Quais os benefícios do email marketing para ecommerce?
Quando você faz a segmentação dos seus leads, você começa a identificar todos os benefícios possíveis dessa estratégia. Veja bem:
Quando você atinge o público interessado
No momento em que você segmenta seu público separadamente, organiza os tópicos que são importantes para cada grupo.
Quanto menos emails você mandar, mais vendas terá
Se você disparar uma quantidade muito grande de mensagens para o mesmo cliente pode acabar se tornando inconveniente, ou até virando um Spam. Entretanto, se você mandar os emails certos para as pessoas certos, as chances do seu lead abrir o email e comprar é enorme.
Conhecer o seu público e personalizá-lo
Quando você tem uma base de dados de seus clientes bem determinada, você aprende e conhece mais sobre o seu público. Ou seja, os seus hábitos, gostos e o que interessa dentro de seu ecommerce.
Com isso, o seu desempenho em relação às vendas. Isso porque, você saberá exatamente como abordar cada grupo de cliente.
Você identifica melhor os interesses de seu público
Ao conhecer melhor os interesses de seu público, você entende quais são as suas necessidades ou preferências. Desta forma, você estreita o relacionamento com o seu próximo cliente.
Fidelizar o seu cliente
Ocorre quando você percorre todo este trajeto e ele atende suas demandas. Desta forma, seu cliente se sentirá bem atendido e a tendência é que ele volte para comprar novamente em sua loja.
Entretanto, para você fidelizar seu cliente, não necessariamente deverá apenas segmentar. Você precisa concluir etapa por etapa que devem ser realizada de forma adequada. A segmentação pode ser o início de tudo isso, porém, não é tudo.
Veja mais algumas dicas de email marketing para ecommerce
1. Se planeje
Assim como em qualquer estratégia de marketing, você deve ter um planejamento. Desta forma, para impulsionar as suas vendas, primeiramente você deve pensar em como irá fazer isso.
Antes de finalizar sua estratégia, é necessário que você confira qual será o público que receberá os seus emails. Essa dica servirá não apenas para a parte final, mas sim para todo o processo de envio e recebimento.
Caso o seu relacionamento profissional seja em vendas para outras empresas, por exemplo, utilizar conteúdos relevantes no seu ramo e divulgar eventos e palestras no segmento podem gerar os melhores resultados.
2. Busque por ferramentas de automação no envio de email marketing
Se o seu ecommerce tiver uma base de emails curta, talvez não seja necessário que você automatize o processo. Entretanto, se você trabalha com um grande fluxo de envio de emails, pode se tornar uma alternativa interessante.
Afinal, você economizará tempo para o disparo de email marketing. Além disso, através de ferramentas de automação, você pode programar o envio destes emails.
3. Utilize CTA (Call to action) sempre que possível
Além de oferecer conteúdos relevantes, ofertas e newsletter para o seu público, sempre utilize chamadas para ação.
Desta forma, a pessoa será induzida a tomar alguma atitude, como clicar para assinar a sua newsletter, abrir seu site para ver as ofertas, ou até ativar algum cupom oferecido por você dentro deste email.
Fazer este tipo de chamada te ajudará na nutrição destes leads. Se você for bem claro(a) na chamada para a ação, o cliente verá que você realmente quer trazê-lo para perto.
4. Seja breve, a linguagem da internet não permite enrolações
Se o seu texto do email marketing for muito demorado ou se começar a dar voltas sobre o tema central, é normal que as pessoas percam o interesse no que você tem à oferecer.
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