Publicado em: 24 de agosto de 2022
Sabia que é possível colocar seu Podcast no Spotify de forma simples e gratuita?
Muitas empresas utilizam programas gravados, para oferecer materiais ricos para o seu público, entretanto, não sabem que é possível publicar seu Podcast no Spotify gratuitamente.
Se você é dono de uma empresa que gosta de investir em outros tipos de mídia, este post é exatamente para você. O Spotify é a plataforma mais popular de músicas do mundo. Ao todo, são mais de 70 milhões de faixas para você ouvir. Entretanto, além das canções, a plataforma também investe fortemente em outro formato que tem se popularizado ao longo dos últimos anos, o podcast.
Por conta disso, tem surgido uma grande variedade de canais e episódios e ele tem se tornado um dos aplicativos mais procurados para ouvir os programas. Graças a sua popularidade, os produtores de conteúdo têm veem o spotify como uma excelente alternativa para divulgar o seu podcast. Afinal, ele é um grande potencial de massa para novos ouvintes.
O que é um podcast?
O podcast nada mais é que um programa de rádio sob demanda. Ou seja, tem pauta, roteiros, e tempo de duração. Entretanto, diferentemente do programa de rádio convencional, você pode ouvir quantas vezes quiser. Isso porque, o conteúdo é gravado e fica disponível para novos players.
De modo geral, a maioria dos podcasts adotam uma estratégia de falar sobre algum tema atemporal, ou seja, caso você grave em 2022, poderá ouvir ainda em 2050, por exemplo.
Entretanto, em outras situações por exemplo, noticias, ou discussões sobre atualidades, são programas que ficam disponíveis, porém, é improvável que tenham mais visualizações futuramente.
Além disso, os podcasts podem ser encontrados em diversos sites ou plataformas de streaming, e você pode escutá-los à qualquer momento online ou offline, caso faça o download dos episódios.
Este formato surgiu no início dos anos 2000 e é um formato bastante eclético. Desta forma, são tratados diversos assuntos, desde músicas, política e esportes, até games e filmes. A maioria das empresas que adotam essas estratégias para falar sobre o seu nicho no mercado, ou então de novas tecnologias que podem ser úteis para melhorar o desempenho no ambiente.
Como o podcast no Spotify pode te ajudar em sua estratégia de Marketing digital?
Se você pretende fazer algo inovador, que poucas empresas fazem, e não sabe por onde começar, saiba que deve investir em podcasts para a sua estratégia.
Só no Brasil, 50 milhões de pessoas já ouviram algum podcast dentro da internet.
Além disso, em uma pesquisa feita pela Perspectives from the global entertainment and media outlook (2019-2023), deram dados em relação a monetização deste formato. Até o final de 2019, os podcasts foram responsáveis por movimentar US$ 1 bilhão.
Dito isso, se você ainda não começou a usar o podcast como uma estratégia dentro de sua empresa, saiba que está perdendo tempo. Com certeza após ler estes dados você deve ter se animado e começado a repensar sobre o assunto.
Normalmente, o podcast é democrático e acessível, desta forma, o ouvinte pode acessar de qualquer lugar, computador, celular, tablet, ou até utilizando as tecnologias de seu veículo. Democrático fora dele e também de dentro para fora, mas também de fora para dentro.
Ou seja, por ser um meio de fácil acesso, permita que o seu público interaja com vocês. Deixe um e-mail para contatos sobre os episódios dos programas, faça leituras ou interaja com os selecionados da semana. Desta forma, o seu público se aproximará de você.
Além disso, dependendo do segmento de seu podcast, cabem posicionamentos diferentes, entretanto, sempre com respeito.
Por que usar podcast na sua estratégia de marketing?
Explorar o marketing de sua empresa em diversas frentes, é uma ótima maneira de oferecer um conteúdo prático e rápido para seu público, e em um formato mais próximo e pessoal.
Por ser prático, muitas pessoas ouvem o podcast durante o horário de trabalho, no transporte público, antes de dormir, para relaxar em uma tarde, em todos os lugares possíveis.
Sendo assim, é fundamental que você se comunique dentro dele de forma leve e com assuntos interessantes.
Além disso, investir em podcasts pode aumentar bastante o alcance de seu conteúdo.
Veja abaixo algumas razões pela qual você deve investir no podcast como marketing de conteúdo:
- Este tipo de conteúdo gera proximidade, afinal, as pessoas podem ouvir em qualquer lugar, e usando uma linguagem popular, vão se identificar
- Ele pode ser produzido em diversos formatos: Entrevista, informação, noticiários ou conversa
- É um formato bastante versátil e flexível. Desta forma, você pode utilizar para qualquer nicho dentro do mercado
- O podcast é interativo, você liberando comentários ou um e-mail para debater diretamente com o seu público podem ser ótimas dicas
- Excelente custo-benefício: Com o podcast você precisa apenas de uma mesa de som, ou então um bom microfone e uma boa internet, podendo gravar inclusive de casa
- Chamar especialistas para participarem de seu podcast fortalece a identidade de sua marca
- Ela influencia diretamente nos hábitos de consumo
Agora veja como colocar o seu podcast no Spotify
Existem vários parceiros do Spotify onde você pode hospedar o seu podcast, desta forma ele irá diretamente para o Spotify e para outras plataformas também.
Veja abaixo algumas dessas hospedagens:
Entretanto, o Spotify facilitou o processo para incluir podcasts no serviço. Desta forma, o usuário precisa apenas fornecer informações, como por exemplo o link do feed RSS, língua, o agregador utilizado para distribuí-lo, etc. O restante do processo quem faz é a própria plataforma, que disponibiliza programas.
Sendo assim, para incluir seu podcast no Spotify, faça o seguinte:
1. Acesse o site do Spotify e faça login
Acesse o site Spotify for podcaster, e depois clique em começar. Depois disso, acesse com os seus dados de login. Caso já esteja conectado, ele irá pular essa etapa.
2. Faça o seu cadastro
Depois, clique em “Seu Painel” ou em “Começar” novamente para que você acesse a área de cadastro.
3.Adicione as informações
Seguindo por essa linha, você deve informar o link para feed RSS do seu podcast. Além disso, você deve informar de qual país você é, a língua e o agregador que é utilizado para a publicação do podcast. Com isso, defina uma categoria principal e mais duas opcionais, cada uma delas deve ter até 3 sub-categorias.
4. Envie sua solicitação para a análise
Veja se você preencheu tudo da forma correta e clique no botão “submit” para ir para a análise.
Por fim, o Spotify irá analisar seu programa e em poucas horas ele já estará liberado.
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