Publicado em: 31 de agosto de 2022
O YouTube Shorts é uma ferramenta recém chegada no YouTube, no entanto, muitas pessoas ainda não sabem qual a forma correta de usá-lo.
Se sua empresa tem redes sociais, e já adota algumas estratégias de Marketing, mas ainda não começou no YouTube Shorts, esse é o momento para fazer isso.
Isso porque, novos recursos surgem à todo momento para otimizar as campanhas de seu negócio. Assim, o ideal é que você aproveite ao máximo cada ferramenta que é oferecida.
Afinal, você provavelmente já ouviu falar naquele ditado “se a vida te der um limão, faça uma limonada”. Com o Marketing digital não é diferente, cada novidade deve ser espremida e aproveitada ao máximo.
Caso sua empresa já use o TikTok ou o Reels do Instagram, provavelmente já se familiarizará com essa ferramenta. Isso porque, o YouTube Shorts permite que você crie vídeos em formato vertical de curta duração. Para isso, você deve utilizar uma linguagem dinâmica para passar informações em tão pouco tempo.
Sendo assim, neste post você verá diversos temas, tais como:
- O que é o YouTube Shorts
- Como funciona o YouTube Shorts?
- Por que usar a ferramenta?
- Como usar o recurso em minha estratégia de marketing digital?
O que é o YouTube Shorts?
Ele é uma ferramenta disponibilizada pelo YouTube para a criação de conteúdos de vídeo de curta duração, filmados em formato vertical.
O principal foco do shorts é impactar pessoas que acompanham o canal de vídeos por seus smartphones. Essa ferramenta foi disponibilizada para fazer frente ao TikTok e também ao Reels, considerando que é o mesmo formato.
Com isso, a plataforma de vídeos foi anunciada em Setembro de 2020, e teve sua versão beta lançada na Índia na Índia. Portanto, no ano seguinte, foi disponibilizado em 2021 para o mundo inteiro.
Ele é uma marca histórica para o formato de vídeo. Isso porque, o YouTube se garantiu como a maior plataforma de vídeos da internet na forma horizontal.
Por conta disso, a ideia é de que futuramente tentem ultrapassar o TikTok, a Kwai e os demais concorrentes. A tendência é atingir pessoas que acompanham os conteúdos pelo celular.
O primeiro tipo de conteúdo que permitiu esse formato foi o Stories do Instagram, depois veio o TikTok para vídeos curtos. A tendência é que o Shorts melhore a experiência do Usuário dentro do site e do aplicativo do YouTube.
Por que usar o YouTube Shorts?
Se todas as plataformas de vídeos oferecem uma ferramenta com formatos tão semelhantes, porque investir tanto em YouTube Shorts?
Há muitos benefícios para você usar essa ferramenta, e você verá logo abaixo.
1.Engaja a sua audiência e dá credibilidade para a sua marca
Assim como em qualquer rede social ou conteúdo descontraído e curto, onde as pessoas consomem rapidamente, com uma linguagem popular e simples, o shorts é perfeito para engajamento.
Por conta disso, saiba usar com sabedoria ao seu favor.
2 A visibilidade da sua marca cresce
O YouTube segue investindo muito no formato, para que as pessoas se habituem ao novo formato.
A ideia é que possa chegar a ponto de competir com o TikTok e ao Reels. Afinal, esse tipo de conteúdo está em alta, e tem atraído cada vez mais as pessoas.
Por conta disso, aproveite que o YouTube está valorizando os vídeos curtos, não espere esse mercado ficar saturado para investir nesse formato.
Para isso, é necessário que você conte com uma equipe de Marketing criativa. Caso não tenha, conte com nossa Agência para otimizar suas redes e estratégias.
3. Apostando no YouTube Shorts você ganha mais inscrito para o seu canal
Investindo no YouTube Shorts, você poderá ter mais engajamento, e consequentemente ganhará mais inscritos. Além disso, é possível que essas inscrições novas se convertam em novos seguidores em seu Instagram e Facebook.
Sendo assim, sempre que subir um vídeo para o shorts, deixe o seu @ visível no vídeo o tempo todo, mas sem atrapalhar a experiência de quem está assistindo.
4. Aproveite o shorts para criar e publicar vídeos de forma rápida e prática
As empresas tem receio de aproveitarem este recurso oferecido pelo YouTube por achar que é complexo e exige tempo. No entanto, é totalmente o oposto.
Isso porque, você levará mais tempo para pensar em um viral do que para gravar.
O YouTube quer atrair criadores iniciantes, que se sentem intimidados em gravar vídeos longos, não tem tempo para gravar, ou então está com dificuldades em roteirizar o vídeo. Este pode ser o ponto de partida para a sua estratégia de Marketing com vídeos.
Como usar o YouTube Shorts nas estratégias de marketing digital
Dito tudo isso, vamos dar algumas dicas de como o YouTube Shorts pode entrar na sua estratégia de marketing digital, e ter mais resultados com os vídeos curtos.
1. Monte uma estrutura pro canal de sua marca
Ele é um grande aliado para quem quer aumentar a audiência e consolidar seu canal na plataforma.
No entanto, você deve fazer uma estrutura no canal da marca receber novos inscritos que demonstraram interesses em seu conteúdo. Com isso, os seus inscritos se engajarão mais se você produzir conteúdo de qualidade.
para isso:
2. Saiba o que o seu público gosta em seu canal
Você precisa conhecer a sua persona, assim como funciona em qualquer estratégia de marketing digital.
Você deve fazer isso baseado em dados reais sobre os seus clientes. Fazendo isso, você saberá exatamente qual linguagem usar dentro de seu vídeo.
No caso do YouTube Shorts, é essencial que você atenda a necessidade para que ele consuma esse tipo de conteúdo. Fazendo isso, você entenderá como educar, ou engajar o seu público.
3. Seja interessante desde o início
Como não conta com thumbnail, é essencial que você já chame a atenção de seu expectador logo de cara.
Tenha ideias que traga curiosidade para quem assiste o seu conteúdo, e que o faça permanecer em seu vídeo até o final.
3. Embarque nas tendências
Tanto o TikTok, quanto o Reels sempre lançam novas tendências, e assim, alguns virais. Essa é a hora de você embarcar nessa onda.
Ou seja, além de trends que engajem, e que sejam possíveis relacionar à sua empresa, utilize áudios que estejam viralizando.
4. Use o shorts para fazer pequenos tutoriais
Tutoriais sempre instigam as pessoas a permanecerem no vídeo o tempo todo.
Isso porque, muitas pessoas que estão no YouTube buscam por respostas ou aprender a fazer coisas.
Por exemplo, se você trabalha com alimentação, por exemplo, pode dar alguma dica de culinária.
5. Conte as suas histórias
O storytelling é uma poderosa estratégia de marketing, e por conta disso, você pode engajar os seus expectadores com histórias interessantes sobre a marca.
Assim como cases de sucesso.
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